SóProvas


ID
3430828
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

Conclui-se, a partir da leitura, do texto que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré). A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo (=uma opção, porém, com desvantagens). “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume (=OSASCO).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva D

    o centro de São Paulo é uma opção, ainda que com desvantagens, para quem não quer ir até Osasco para fazer compras.

  • Apesar da maldade, acredito que o erro da alternativa B está em dizer que "a distribuição gratuita de sacolas plásticas no comércio não acontece em muitos lugares próximos a Osasco". Como Sonia De Piere é PAULISTANA, supõe-se que a comparação seja apenas com a cidade de SÃO PAULO.

  • Achei forçado concluir que, a partir da opinião de apenas uma freguesa, o centro de SP não seja uma boa opção. Sem falar que o foco era Osasco e não São Paulo. Só acho.

  • Também vacilei e errei a questão...

    Numa primeira análise, a "alternativa d" parece extrapolar as informações, já que o foco do texto está no município de Osasco.

    1º Ponto: o texto cita apenas chamarizes e relata que uma paulistana prefere comprar em Osasco. Até aqui não podemos concluir que o centro de São Paulo é uma opção com desvantagens.

    2º Ponto: só é possível confirmar o gabarito pelo título do texto "Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas."

    Infelizmente, temos que engolir esse tipo de questão em concursos.

  • o que tem na cabeça de um elaborador de questão dessas?

  • Fui por eliminação e a que achei mais sensata foi a D.

  • pessoal não vejo nenhuma dificuldade nessa questão

    observe o trecho retirado do texto

    A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

    conseguimos interpretar dele que a locutora Sonia prefere comprar em Osasco a comprar no centro de São Paulo devido ao trânsito, e ainda deixa claro que em Osasco existe vantagens com relação ao centro de São Paulo como estacionamento barato, preços bons e sacolinhas gratuitas.

    agora observe a alternativa D

    D) o centro de São Paulo é uma opção, ainda que com desvantagens, para quem não quer ir até Osasco para fazer compras.

    está correto, embora invertido a declaração (Osasco é vantajoso em relação ao centro de São Paulo ---- Centro de São Paulo é desvantajoso em relação a Osasco), além disso o centro de são Paulo não deixou de ser um opção embora desvantajoso

    gabarito D

    algum erro me avise

  • Pessoal,

    eu até entendo porque a altaernativa D é a correta, mas gostaria de saber por que a B está errada!

    B - a distribuição gratuita de sacolas plásticas no comércio não acontece em muitos lugares próximos a Osasco.

    Para ela estar correta teria que ser específico quanto a São Paulo?

    Agora, pelos comentários, parece que realmente há uma polêmica e o Qconcursos podia pedir para a professora Isabel Vega comentar a questão, né? rsrs