SóProvas


ID
3430840
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

Quanto à ocorrência do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase a seguir:


Há sempre muito tumulto quando ________ pessoas saem ________ compras em épocas festivas. O ideal seria antecipá-las _________ fim de evitar sufocos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Há sempre muito tumulto quando as (=somente artigo definido "as", visto que o termo "as pessoas" é o sujeito e não há sujeito preposicionado) pessoas saem às (=sair a algum lugar; às compras, trata-se de uma locução adverbial com base feminina) compras em épocas festivas. O ideal seria antecipá-las a (=somente a preposição, visto que é uma locução conjuntiva final com base masculina "fim") fim de evitar sufocos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    as … às … a

  • ..."QUANDO OS CIDADÃOS..."

  • "as pessoas" - Sem crase pois não há verbo que indique regência de preposição, ademais, "pessoas" é sujeito e este não pode ser preposicionado.

    "as compras" - quem sai, sai para algum lugar "sai para", "para" pode ser substituído pela preposição "as" + "as - artigo exigido pela palavra feminina compras".

    "a fim de" - é locução adverbial final - não há crase.

  • GABARITO: LETRA C

    COMPLEMENTANDO:

    Principais casos em que não ocorre a crase:

    * Antes de palavra masculina

    * Em locução feminina que indique instrumento (ex: Ela escreveu o texto a caneta)

    * Antes de verbo

    * Entre palavras repetidas que formem uma expressão (ex: cara a cara)

    * Antes de artigo indefinido

    * Quando o A estiver no singular e a palavra posterior estiver no plural

    * Antes dos seguintes pronomes: 

       a) De tratamento (exceções: senhora, senhorita, dona e madame)

       b) Relativos (exceção: à qual, às quais)

       c) Indefinidos (exceção: outra(as))

       d) Demonstrativos (exceções: àquele, àquela, àquilo)

       e) Pessoais

    FONTE: QC

  • C)

  • Quando os (so artigo) Bois saem ao (ao= prep + artigo = crase) Curral

  • Gabarito: C

    REGRINHAS QUE USO PARA RESPONDER VÁRIAS QUESTÕES

    USA-SE CRASE

    Antes de palavras femininas, que podem ser substituídas por um termo masculino semelhante.

    Fui AO mercado. A (preposição) + O (artigo) = AO

    NÃO SE USA CRASE

    → Antes de palavras masculinas.

    → Antes de verbos.

    → Antes de artigos indefinidos (UM, UNS, UMA, UMAS).

    → Antes de pronomes pessoais.

    → Antes de pronomes indefinidos.

    → Antes de pronomes demonstrativos.

    Qualquer erro nos comentários me comuniquem, meu objetivo é passar meus resumos e ajudar na aprovação do senhores! Forte abraço.

  • GABARITO: LETRA C Não ocorre crase: ✔Diante de palavras masculinas: ▶Ex: Escrita a lápis. •Exceção: quando se subentende: à moda de, à maneira de, faculdade, universidade, empresa, companhia. ✔Diante de verbos: ▶Ex: Eu comecei a cantar.   ✔Diante do artigo indefinido "Uma": ▶Ex: Fui a uma festa incrível. ✔Diante do pronome pessoal, incluindo os de tratamento: ▶Ex: Disse tudo a ela.      Pedimos a vossa excelência que nos ouça. ✔Diante de nome de lugar que não admite artigo: ▶Ex: Vamos a Portugal. ✔Diante de pronomes: •Demonstrativos (com exceção de "a, aquele, aquela, etc): ▶Ex: Refiro-me a isso. •Indefinidos: ▶Ex: Você se refere a algum de nós? •Relativos (com exceção de" a qual, as quais"). ▶Ex: A pessoa a quem comunicamos o fato está aqui. •Interrogativos: ▶Ex: Isso interessa a quantas pessoas? ✔Diante de numerais cardinais (com exceção das indicações de horas): ▶Ex: Lombada a 100 metros.      Ficamos a duas quadras daqui. ✔Em expressões com palavras repetidas: ▶Ex: Gota a gota. Face a face. ✔Diante da palavra "casa" quando desacompanhada de determinantes (e se referir a própria casa de quem fala) : ▶Ex: Volto a casa cedo hoje. ✔Antes de substantivos femininos no plural: ▶Ex: Entreguei livros a alunas do primeiro ano. ✔Antes de substantivo indicativo de instrumento: ▶Ex: Gosto de escrever a caneta. ✔Antes de Nossa Senhora e nomes de santas: ▶Ex: Suplicava a Nossa Senhora e a santa Clara. ✔Depois de preposições: ▶Ex: Após as aulas. ✔Antes da palavra terra quando se opõe a bordo: ▶Ex: Assim que desembarcaram, desceram a terra. Livros: Gramática - Ernani & Floriana / Gramática - Texto: Análise e Construção de Sentido.
  • DICA:

    AFIM====SEMELHANTE

    A FIM====PARA

  • HÁ SEMPRE MUITO TUMULTO QUANDO OS HOMENS SAEM (LOGO, NÃO HÁ CRASE)

    PESSOAS SAEM ÀS COMPRAS [SAIR PARA ALGUM LUGAR + COMPRAS (PALAVRA FEMININA)]

    DECORE: NÃO HÁ CRASE ANTES DE AFIM DE

    GABARITO: LETRA C