3) Na prática, para se saber se existe crase (que poderá haver antes de um feminino, mas não antes de um masculino): a) - substitui-se o nome feminino por um correspondente masculino; b) - se, antes do masculino, aparece ao, então existe crase no feminino; c) se, porém, antes do masculino, não aparece ao, não há crase antes do feminino.
4) No caso da consulta: a) - o nome feminino é sexta-feira; b) - um correspondente masculino é sábado; c) - substituindo-se o feminino por um correspondente masculino, tem-se a seguinte expressão: "De segunda a sábado" (e não ao sábado); d) - se não aparece ao no masculino, então não há crase no feminino.
5) Vejam-se, portanto os seguintes exemplos, com o apontamento de sua correção ou erronia: a) "De segunda a sexta-feira" (correto); b) "De segunda à sexta-feira" (errado); c) "De segunda a sábado" (correto); d) "De segunda à sábado" (errado).
Qual a diferença entre escrever ‘das 8h às 18h’ e ‘de 8h a 18h’?
Meu caro leitor, quando escreve “Das 8h”, fica evidente que o artigo está presente (das = preposição de + artigo as); logo, antes de 18h dever-se-á também utilizar o artigo para manter o paralelismo. Ou seja, “Das 8h às 18h” – com acento indicativo de crase. Caso algum felizardo comece a trabalhar às 8h e encerre a labuta às 18h, essa, portanto, será a única maneira correta de escrever.
Agora, outra coisa bem diferente é “de 8h a 18h”. Note-se que, em “ele trabalha de 8h a 18h horas por dia”, não se refere a “quando” ele começa e termina, mas sim ao “número” de horas de trabalho que são cumpridas.
Observe ainda que a mesma relação correrá para marcar a diferença entre “da segunda à sexta” e “de segunda a sexta
Fontes:
https://www.migalhas.com.br/coluna/gramatigalhas/127878/de-segunda-a--ou-a--sexta-feira
https://blog.grancursosonline.com.br/das-8h-as-18h-ou-de-8h-a-18h/