-
Solos colapsíveis : São solos que sofrem redução volumétrica quando umedecidos ....
-
Gabarito: D
Colapsíveis (porosos)
Definidos como “materiais que apresentam uma estrutura metaestável, sujeita a rearranjo radical de partículas e grande variação (redução) volumétrica devido à saturação, com ou sem carregamento externo adicional”.
A norma ABNT NBR 6122 determina no item 7.5.3 que, em relação aos solos colapsíveis, deve ser considerada a possibilidade de ocorrer o encharcamento (devido a, por exemplo, vazamentos de tubulações de água, elevação do lençol freático etc.).
-
Solos expansivos: necessário prever o eventual levantamento da fundação e sua diminuição de resistência.
Solos colapsíveis: considerar o encharcamento do solo com a correspondente brusca queda em sua resistência.
Fonte: Anotações
-
6.2.2.3 Solos expansivos
Solos expansivos são aqueles que, por sua composição mineralógica, aumentam de volume quando há um aumento do teor de umidade. Nestes solos não se pode deixar de levar em conta o fato de que, quando a pressão de expansão ultrapassa a pressão atuante, podem ocorrer deslocamentos para cima. Por isto, em cada caso, é indispensável determinar experimentalmente a pressão de expansão, considerando que a expansão depende das condições de confinamento.
6.2.2.4 Solos colapsíveis
Para o caso de fundações apoiadas em solos de elevada porosidade, não saturados, deve ser analisada a possibilidade de colapso por encharcamento, pois estes solos são potencialmente colapsíveis. Em princípio devem ser evitadas fundações superficiais apoiadas neste tipo de solo, a não ser que sejam feitos estudos considerando-se as tensões a serem aplicadas pelas fundações e a possibilidade de encharcamento do solo.
Fonte: NBR 6122
-
Solos colapsíveis: Diminui o seu volume com aumento do teor de umidade