SóProvas


ID
343192
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os computadores, por utilizar o sistema de numeração binário, só trabalham com os dígitos 0 e 1 (Bit), e, por essa razão, foram desenvolvidos sistemas, dentre os quais se destaca o ASCII, para que eles possam apresentar caracteres alfabéticos, algarismos, sinais de pontuação e outros símbolos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

    O "sistema binário" ou base 2, é um sistema de numeração posicionalem que todas as quantidades se representam com base em dois números, com o que se dispõe das cifras: zero e um(0 e 1).

    Os computadoresdigitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da  lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits é chamado de nibble.

     Toda a eletrônica digital e computação está baseada nesse sistema binário e na lógica Boole, que permite representar por circuitos electrónicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato.


    até mais!

    ;)

  • Complementando o comentário do colega:

    ASCII

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    ASCII (acrônimo para American Standard Code for Information Interchange, que em português significa "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação") é uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base.

    A codificação define 128 caracteres, preenchendo completamente os sete bits disponíveis. Desses, 33 não são imprimíveis, como caracteres de controle atualmente não utilizáveis para edição de texto, porém amplamente utilizados em dispositivos de comunicação, que afetam o processamento do texto. Exceto pelo caractere de espaço, o restante é composto por caracteres imprimíveis.

  • Olá.
    Gabarito C



    Tá, como nossos colegas comentaram, o código ASCII foi inventado para facilitar a comunicação entre as máquinas. Mas como isso funciona?
    Vamos pôr um exemplo aqui:

    FRANCO

    Certamente, para nós, só existem letras ai, total de 6, mas para o computador não é assim. O computador vê esse nome como uma sequência de números binários 0 e 1. Cada caractere desses é composto de 8 números (0 e 1).
    Vamos ver como o computador identifica o meu nome:

    F - 01000110
    R - 01010010
    A - 01000001
    N - 01001110
    C - 01000011
    O - 01001111

    É assim que o computador vê o nosso nome. 
    Existe um código para todo tipo de caracteres compreendido entre os 256 possíveis. Em matemática é 2= 256
    O simples espaço entre uma palavra e outra contém um código. 
    Os códigos são diferentes para letras maiúsculas e minúsculas como por exemplo:

    F - 01000110
    f - 01100110
    (espaço) - 00100000

    Espero ter esclarecido alguma coisa =]


     
  • correto
    ASCII, sao  códigos que representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto

    A codificação define 128 caracteres, preenchendo completamente os sete bits disponíveis
  • O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1).[1][2]
    Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado).[3] Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits, ainda, é chamado de nibble.
    Um processador é formado por milhares de blocos lógicos complexos, formados por portas lógicas básicas, e o funcionamento destas está amparado por um postulado fundamental a eletrônica digital que determina que um circuito opere apenas com 2 níveis de tensão bem definidos. Em um circuito digital TTL (Transistor Transistor Logic), os dois níveis de tensão padronizados são 0V (zero volt) e 5V (cinco volts). Ao projetar um sistema digital, ao invés de trabalhar com níveis de tensão trabalha-se com níveis lógicos, então, no caso do circuito TTL, 0V será representado por “0” e 5V será representado por “1”, e os níveis de tensão entre eles serão ignorados, ou seja, adotar-se-à uma faixa até a qual será considerado nível lógico zero, e a partir dela, nível lógico 1. Neste caso, de 0V a 2,5V temos “0”, e a partir daí até 5V temos “1”.
    O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado).[4] Toda a electrónica digital e computação está baseada nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos electrónicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato.
    Graça e Paz

  • É o famoso código ASCII

  • Código Americano Padrão para Intercâmbio de Informações