SóProvas


ID
3434206
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos e das garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item a seguir.

O direito à vida resume-se ao direito de não ser privado da vida, sem se levar em consideração o direito de se ter uma vida digna.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

  • o direito à vida,previsto de forma ampla no artigo 5,caput, abrange tanto o direito de nascer,de continuar vivo,como também o direito de ter uma vida digna.

  • GABARITO: ERRADO

    Lenza (2011, p.872) menciona que “O direito à vida, previsto de forma genérica no art. 5º caput, abrange tanto do direito de não ser morto, privado da vida, portanto, o direito de continuar vivo, como também de ter uma morte digna”. A vida sempre será considerada o supremo direito de todos, protegido por todas as constituições e tratados.

    FONTE: JUS.COM.BR

    https://jus.com.br/artigos/63960/a-vida-como-direito-humano

  • GABARITO: ERRADO

    Direito à vida:

    > direito à busca pela felicidade;

    > sobrevivência + existência digna;

    > alcança a vida intra e extrauterina;

    > é relativo, como todos os direitos;

    > é compatível com a interrupção da gravidez de anencéfalo e com a pesquisa de células tronco embrionárias.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • De acordo com o STF: "A dignidade da pessoa humana é princípio havido como superprincípio constitucional, aquele no qual se fundam todas as escolhas políticas estratificadas no modelo de Direito plasmado na formulação textual da Constituição."

  • "SE EU FALAR PARA VOCÊ QUE ENTENDI, ESTAREI MENTINDO" rsrs

    VIDA QUE SEGUE!

    GABARITO ERRADO

  • Outras questões que ajudam a entender/fixar o conteúdo:

    Q430392, Ano: 2004 Banca: CESPE Órgão: TJ-AP 

    No que concerne aos direitos fundamentais e sociais, julgue os itens subseqüentes. O direito à vida relaciona-se tanto ao direito de continuar vivo quanto ao de ter uma vida digna no que concerne à própria subsistência. (certo)

    Q637724 Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: INSS 

    A respeito dos direitos fundamentais, julgue o item a seguir. O direito à vida desdobra-se na obrigação do Estado de garantir à pessoa o direito de continuar viva e de proporcionar-lhe condições de vida digna. (certo)

    Q602722 Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU

    À luz do disposto na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item que se segue, acerca dos direitos e garantias fundamentais, da nacionalidade e dos direitos políticos. O direito fundamental à vida também se manifesta por meio da garantia de condições para uma existência digna. (certo)

  • O direito individual fundamental à vida possui duplo aspecto:

    sob o prisma biológico, traduz o direito à integridade física e psíquica;

    em sentido mais amplo, significa o direito a condições materiais e espirituais mínimas necessárias a uma existência condigna à natureza humana.

    (

  • ERRADO

    O direito à vida, expresso na CF, é um direito amplo e de conceito extensivo ao direito de permanecer vivo (vida digna, segurança pública etc.).

  • O direito à vida resume-se ao direito de não ser privado da vida, sem se levar em consideração o direito de se ter uma vida digna.

    seria diminuir demais o direito à vida, ao falar que ele resume-se não é mesmo ? de cara, sem maiores complexidades, sabemos que este é um direito com um sentido bem mais amplo.

    "sem se levar em consideração o direito de se ter uma vida digna. " m o direito à vida deve ser entendido à luz da dignidade da pessoa humana.

  • Direito à vida, a doutrina considera que é dever do Estado assegurá-lo em sua dupla acepção: a primeira, enquanto direito de continuar vivo; a segunda, enquanto direito de ter uma vida digna. O direito à vida abrange a vida extrauterina e a vida intrauterina.

    GAB == ERRADO

  • "O direito à vida resume-se ao direito de não ser privado da vida"... a parte errada da questão, pois você pode ser privado da sua liberdade, ou seja, no caso de uma condenação de pena privativa de liberdade, entretanto, ainda que esteja privado dessa liberdade, a constituição não permite que a dignidade ou direito à vida lhe sejam retirados...
  • Restante do artigo ficou errado, sem se levar em consideração o direito de se ter uma vida digna

  • Essa questão parece o chaves falando " É melhor morrer que perder a vida" kkk
  • Quadrix 2018

    Como efeito da consagração do direito à vida pela Constituição Federal, o Estado tem o dever de assegurar o direito das pessoas de continuarem vivas e o direito a uma vida digna.

  • Direito a vida:

    Continuar vivo "relativo"

    Ter um vida digna

    O direito à vida resume-se ao direito de não ser privado da vida, sem se levar em consideração o direito de se ter uma vida digna.

  • Acerca dos direitos e das garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item a seguir.

    Direto ao erro nessa questão!

    O direito à vida resume-se ao direito de não ser privado da vida, sem se levar em consideração o direito de se ter uma vida digna

    Bons estudos,você vencerá !

  • GABARITO: ERRADO

    . DIREITO À VIDA (Art. 5, CAPUT)

    O QUE? - SOBREVIVÊNCIA + VIDA DIGNA --> MÍNIMO EXISTENCIAL

  • Errado. O direito à vida também abarca o direito a ter uma vida digna.