-
Segundo Mangas (2007, p. 2):
Para Talavera Ibarra (1998, p.2) o serviço de referência pode ser definido do seguinte modo: «O serviço que facilita o acesso à informação, e que especialmente ajuda o utilizador a localizar a informação procurada é o serviço de referência. Este serviço, tradicionalmente definido como aquele que relaciona o utilizador que tem uma necessidade de informação com os recursos ou fontes que vão satisfazer as suas necessidades.»
Gab. D
MANGAS, Sérgio Filipe Agostinho. Como planificar e gerir um serviço de referência. BIBLIOS, v. 8, n. 2, abr./jun. 2007. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/11884349.pdf
-
utilizador é ( usuário) trocou os termos para confundir um pouco.
só para descrever o SR
Quando falamos do serviço que facilita o acesso à informação, que especialmente ajuda o ( usuário) a localizar a informação procurada e que tradicionalmente é definido como aquele que relaciona o ( usuário) que tem uma necessidade de informação com os recursos ou fontes que vão satisfazer as suas necessidades, estamos nos referindo:
-
A a uma microficha.
B ao índice onomástico (índice de nomes).
C ao gestor da biblioteca. (cuida da parte administrativa do setor)
D ao serviço de referência. (setor de atendimento ao usuário que facilita que a informação chegue mais rápida e precisa ao usuário)
E à encadernação de obras raras. (Conservação e preservação de acervo)