SóProvas


ID
3436144
Banca
IDESUL
Órgão
Prefeitura de Lima Duarte - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção o texto a seguir e responda a questão:

        Na era das redes sociais, algumas formas de comunicação arcaicas ainda dão resultado. O canadense Harold Hackett que o diga. Morador da Ilha Príncipe Eduardo, uma das dez províncias do Canadá, ele enviou mais de 4.800 mensagens em uma garrafa e recebeu 3.100 respostas de pessoas de várias partes do mundo. De acordo com a BBC, o canadense envia as mensagens desde 1996. O seu método é simples. Harold utiliza garrafas de suco de laranja e se certifica de que as mensagens estão com data. Antes de enviá-las, checa o sentido dos ventos, que devem rumar de preferência para oeste ou sudoeste. Algumas cartas demoraram anos para voltar para ele. As respostas vieram de regiões como África, Rússia, Holanda, Reino Unido, França, Irlanda e Estados Unidos da América. Ele acabou fazendo amigos com as mensagens, criando “vínculos” — recebeu até presentes e cartões de Natal. O canadense diz que continua adorando se comunicar dessa maneira e afirma que o método chega a ser, muitas vezes, mais “eficaz” do que a comunicação por Facebook e Twitter. Intencionalmente, nunca coloca o número de telefone nas mensagens, para recebê-las de volta da mesma maneira.

Fonte: Amanda Camasmie. Canadense prova que comunicação em alto mar é eficaz. In: Época Negócios. Internet: (com adaptações). 

O elemento de coesão que só é pronome relativo em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     a) ?...e se certifica de que as mensagens estão com data.? ? certifica-se DISSO (=conjunção integrante e faz parte da oração subordinada substantiva objetiva indireta). 
     b) ?...checa o sentido dos ventos, que devem rumar de preferência para oeste ou sudoeste.? ? pronome relativo retomando o substantivo "ventos", equivale a "os quais" e dá início a uma oração subordinada adjetiva explicativa (=entre pontuação).
     c) ?O canadense diz que continua adorando se comunicar...? ? diz ISSO (=conjunção integrante e faz parte da oração subordinada substantiva objetiva direta). 
     d) ?...muitas vezes, mais ?eficaz? do que a comunicação por Facebook e Twitter.? ? mais... do que (=conjunção subordinativa adverbial comparativa).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO: LETRA B

    PRONOME RELATIVO : quando puder ser substituído por o qual, a qual, os quais, as quais...

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE : quando puder ser substituído por ISSO/DISSO/NISSO.

  • A questão exige conhecimento da classificação da partícula "que"

    A partícula poderá ter muita classificação, mas a que mais vemos é como pronome relativo e conjunção integrante. Quando for conjunção integrante estará iniciando oração subordinativa substantiva e poderá ser trocada por ISSO ou DISSO.

    Poderá também ser pronome relativo e é o que queremos, essa dará início a uma oração subordinativa adjetiva e o QUE poderá ser trocado por O QUAL ou A QUAL, NA QUAL, NO QUAL...

    a) "...certifica de que as mensagens..."

    O que é uma conjunção integrante que introduz uma oração subordinada substantiva e podemos perceber isso com a troca do (isso ou disso). INCORRETA

    ....certificada disso....

    b) "“...checa o sentido dos ventos, que devem rumar de preferência..."

    Pode ser trocado por "os quais", está retomando o "vento". Portanto é um pronome relativo. CORRETA.

    .... Os ventos, os quais devem rumar preferência....

    c) “O canadense diz que continua..."

    O canadense diz ISSO. Pode fazer a troca, portanto temos uma conjunção introduzindo uma oração subordinativa substantiva. INCORRETA.

    d) “...muitas vezes, mais “eficaz” do que a...."

    A conjunção está estabelecendo uma relação de comparação, portanto é uma conjunção subordinativa advérbial comparativa. INCORRETA.

    GABARITO B