SóProvas


ID
3436456
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na adoção de novos referenciais teóricos para os estudos de usuários é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Araújo (2008, p. 7-8):

    Nos termos da discussão empreendida nesse artigo, é importante destacar que a adoção desse novo referencial teórico para os estudos de usuários começa a modificar o “programa de pesquisa” hegemônico no campo, particularmente em cinco quesitos (DERVIN; NILAN, 1986, p. 12-15):

    a) Substituição da idéia de uma informação objetiva, dotada de propriedades (qualidade, exatidão, confiabilidade, completude, etc.) em si, com um significado constante, para uma informação subjetiva, cujas características existem apenas face a um sujeito específico – reinserindo o sujeito informacional, antes desconsiderado, nos estudos.

    b) A natureza deste sujeito também se modifica, de um ser passivo, que apenas sofria o efeito de ações externas a ele (portanto parte de um processo mecânico de processamento da informação), para um sujeito ativo, entendendo sua atividade como o ato de produzir sentido.

    c) A busca de modelos universais, trans-situacionais, válidos para qualquer contexto espacial e temporal, cede lugar para estudos que buscam estudar os contextos concretos,específicos e singulares de cada fenômeno de produção de necessidades, de busca e uso da informação (aproximando-se de uma abordagem fenomenológica).

    d) A experiência dos usuários deixa de ser contemplada apenas numa lógica atomística (estudando apenas a ação de buscar ou usar aquela informação específica), cedendo lugar para a incorporação de outras dimensões, ações e inserções dos usuários além daquelas estritamente vinculadas à interação com os sistemas de informação.

    e) Passam a ser considerados não apenas os comportamentos externos dos usuários (os empréstimos realizados numa biblioteca, os links acessados num site, etc.), mas também de suas cognições internas, seus valores, pensamentos, sensações, etc.

    Gab. A  

    ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários: pluralidade teórica, diversidade de objetos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/view/3027/2153