A promoção da saúde abarca a educação em saúde.
Segundo a Portaria 2446/2014, que redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS):
Art. 2º. A PNPS traz em sua base o conceito ampliado de saúde e o referencial teórico da promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saude (RAS), buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social.
Em resumo:
Art. 10. São temas prioritários da PNPS, evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
I - formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações de educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente;
II - alimentação adequada e saudável[...];
III - práticas corporais e atividades físicas[...];
IV - enfrentamento do uso do tabaco e seus derivados[...];
V - enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas[...];
VI - promoção da mobilidade segura[...]
VII - promoção da cultura da paz e de direitos humanos[...]; e
VIII - promoção do desenvolvimento sustentável[...]
Gab. A.