SóProvas


ID
3437248
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos paradigmas que se desenvolveu para subsidiar as ações em saúde mental, a partir da reforma da assistência psiquiátrica, foi a abordagem psicossocial. Essa perspectiva

Alternativas
Comentários
  • As abordagens psicossociais se respaldam em campos teóricos diversificados que consideram o lado empírico, o histórico, o cultural e o científico dos agentes sociais. Elas procuram conhecer a realidade desses agentes em busca de possibilidades para uma escuta mais analítica e atenta, e, ainda, interagem, refletindo e objetivando os saberes da realidade atual, porquanto o mundo interno e suas expressões se constroem nas relações sociais.

    Ela se configura como uma prática oriunda das ações e pesquisas desenvolvidas pela Psicologia, não centra-se e nem se origina da Psiquiatria.

    Gabarito C.

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400009

  • Gabarito da banca: D critica a abordagem do sofrimento mental centrada no saber e nas instituições tradicionais da medicina.

  • As abordagens psicossociais vêem o sujeito como multideterminado, tanto por aspectos biológicos, quanto por elementos psíquicos e sociais.

    Já o modelo asilar era centrado na doença/ sintomas, desconsiderava o sujeito e seu contexto na produção de uma terapêutica que visasse sua reabilitação. A intervenção era centrada no sujeito doente, atuando por meio do paradigma "doença-cura". Acreditava-se que a resolução "fim" dos sintomas unicamente era capaz de promover saúde. Aqui o trabalho é fragmentado e possui o "prontuário" como ele de ligação.

    GAB. D