SóProvas


ID
3437659
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação ao tratamento endodôntico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA letra A

    A) A utilização, durante o preparo químico cirúrgico, do creme de Endo-PTC, composto por: Tween 80, Peróxido de Uréia e Carbowax, associado ao Hipoclorito de Sódio (NaOCL) na concentração de 1,0 %, promove uma reação de efervescência continuada com a liberação de oxigênio, que favorece a instrumentação, atuando como agente lubrificante, antimicrobiano, solvente de matéria orgânica, desodorizante, clareador e detergente por promover a saponificação de lipídios.

    Essa etapa da utilização da substância química é constantemente renovada, pela troca da substância toda vez que cessar a efervescência, sendo essa troca feita através de irrigação com Hipoclorito de Sódio (NaOCL) na concentração de 1,0 %, concomitante com a aspiração.

    B) O preparo químico-cirúrgico compreende a modelagem e sanificação dos sistemas de canais, e embora sejam distintos, eles são realizados simultaneamente durante o preparo do canal radicular.

    C) A modelagem é a obtenção de um canal cirúrgico, realizado através da instrumentação, com instrumentos manuais e rotatórios, que apresente conicidade, paredes divergentes para oclusal ou incisal e lisas, que contenha em toda sua extensão o canal anatômico, de modo a não alterar a forma original do canal radicular e que mantenha o forame apical, também na sua posição original.

    A sanificação é composta pela ação conjugada de substâncias químicas auxiliares da instrumentação e instrumentos endodônticos, com vistas à promoção da limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares.

    Limpeza: Consiste na eliminação de irritantes como os subprodutos de microrganismos e tecido pulpar vivo ou mortificado e outro qualquer componente orgânico ou inorgânico, presente no interior do canal.

    Desinfecção: Consiste na eliminação de agentes patogênicos.

    D) movimento de Penetração: ¼ de volta à direita e ¼ de volta à esquerda, ligeira pressão apical até sentir resistência e tração no sentido oclusal / incisal. Este movimento deve ser repetido até que se alcance o CRT, a partir daí se inicia a ação propriamente dita.

    Ação propriamente dita: A lima penetra passivamente no CRT, e é pressionada contra uma parede e traciona-se no sentido oblíquo para outra parede – tração em viés, até que percorra todas as paredes do canal, com máxima extensão de 3 mm.

    E) Preparo apical: Utilizando-se uma lima superior à última utilizada no preparo, e atingindo o CRT, fazer movimento de ¼ de volta à direita e tração oclusal / incisal, repetir duas ou três vezes o movimento.

    FONTE: www.endo-e.com/prep_quimico_cirurg.htm

  • não concordo com a alternativa desta questão, deveria ter sido anulada, pois o creme de endo-PTC sozinho não provoca efervescência, somente ocorre a efervescência após a associação ao Hipoclorito de Sódio,

    "A utilização, durante o preparo químico cirúrgico, do creme de Endo-PTC, composto por: Tween 80, Peróxido de Uréia e Carbowax, associado ao Hipoclorito de Sódio (NaOCL) na concentração de 1,0 %, promove uma reação de efervescência continuada com a liberação de oxigênio, que favorece a instrumentação, atuando como agente lubrificante, antimicrobiano, solvente de matéria orgânica, desodorizante, clareador e detergente por promover a saponificação de lipídios."

    fonte http://www.endo-e.com/prep_quimico_cirurg.htm