SóProvas


ID
3437752
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O texto constitucional de 1988, com relação à Saúde, após vários acordos políticos e pressão popular, atende, em grande parte, às reivindicações do movimento sanitário, prejudica os interesses empresariais do setor hospitalar e não altera a situação da indústria farmacêutica. Entre os principais aspectos aprovados na Constituição de 1988, tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a constituição nacional de 1988, e as legislações do Sistema Único de Saúde.

    A) CORRETO. O direito universal à Saúde e o dever do Estado, acabando com discriminações existentes entre segurado/ não segurado, rural/urbano. ART 196. Anteriormente a essa constituição, apenas as pessoas seguradas tinham acesso a serviço de saúde.

    B) INCORRETO. A constituição do Sistema Único de Saúde, INTEGRANDO todos os serviços públicos em uma rede hierarquizada, regionalizada, descentralizada e de atendimento integral.

    C) INCORRETO. A participação do setor privado no sistema de saúde É COMPLEMENTAR. É VEDADA destinação de recursos públicos para subvenção às instituições com fins lucrativos.

    D) INCORRETO. PROIBIÇÃO da comercialização de sangue e seus derivados. É LIBERADA A DOAÇÃO.

    E) INCORRETO. Os contratos com entidades privadas prestadoras de serviços far-se-ão mediante contrato de direito público, garantindo que o Estado POSSA intervir nas entidades que não estiverem seguindo os termos contratuais.

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • B - "mas sem integrar " deixa a alternativa errada

    C - "não sendo vedada" torna a alternativa errada

    D - precisa nem comentar que não se pode vender sangue

    E - O contrato se dá por meio de convênio, tendo prioridade entidades filantrópicas e sem fins lucrativos

  • GABARITO LETRA A