- População adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.
-*Recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.
Composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Podendo fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Estratégia Saúde da Família (ESF).
A) INCORRETO. A equipe de saúde bucal é composta por CIRURGIÃO-DENTISTA E AUXILIAR E/OU TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL.
B) INCORRETA. A ESF é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico DE FAMÍLIA, ENFERMEIRO e TÉCNICO de enfermagem.
C) INCORRETA. O número de agentes comunitários de saúde (ACS) deve ser suficiente para COBRIR 100% DA POPULAÇÃO CADASTRADA, com um MÁXIMO DE 750 PESSOAS por agente e DE 12 ACS POR EQUIPE de Saúde da Família.
D) CORRETO. A proximidade da equipe de saúde com o usuário resulta em mais problemas de saúde resolvidos na Atenção Básica, sem a necessidade de intervenção de média e alta complexidade em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou hospital = ESSE É O PRINCIPAL OBJETIVO DA ATENÇÃO BÁSICA E ESF.
E) INCORRETO. Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, NO MÁXIMO, 4000 PESSOAS DE UMA DETERMINADA ÁREA, que passam a ter corresponsabilidade no cuidado com a saúde.
Gabarito do Professor: Letra D.