SóProvas


ID
3439339
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Bragança Paulista - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia a estrofe inicial do poema “Petição ao Prefeito”, de Manuel Bandeira.


  • Governador desta cidade,
  • Excelentíssimo Prefeito
  • General Mendes de Morais,
  • Ouça o que digo, e tenho que há de
  • Mover-se-lhe o sensível peito
  • Dado às coisas municipais!

    • (Manuel Bandeira, As cidades e as musas,
    •             org. Antonio Carlos Secchin, 2008)


Considerando a interlocução definida no texto, um enunciado adequado a uma petição a um Prefeito é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

  • A) Se pede que as demandas do município seja analisada com sua sensibilidade. (ERRADA)

    não se inicia frase com pronome oblíquo átono (deveria estar escrito "pede-se" ou "peço")

    2° há erro de concordância (o sujeito de "seja analisada" é "demandas". Logo, o correto seria estar no plural: "...que as demandas SEJAM ANALISADAS")

    3° usar de apelações emocionais, como no caso de pedir "sensibilidade" ao secretário fere a impessoalidade da comunicação oficial

    B) Peço que ouça o que digo, já que seu peito é sensível às demandas municipais. (ERRADA)

    1° há redundância e prolixidade de palavras, ferindo a concisão e objetividade da redação oficial

    2° está ferindo a impessoalidade da redação, fazendo apelação emotiva

    C) Solicita-se ações imediatas que possa atender as demandas do município. (ERRADA)

    1° há erro de concordância. O sujeito do verbo "poder" é "ações". Logo, deveria concordar no plural ("solicitaM-se AÇÕES que POSSAM...")

    O verbo solicitar está na voz passiva sintética, logo deve concordar no plural com seu sujeito (ações). "Ações SÃO SOLICITADAS = solicitam-se ações"

    D) GABARITO

    E) Considerado as demandas do município, solicito especial atenção à elas.

    1° há erro de concordância. O sujeito do verbo "considerar" é a palavra "demandas" (demandas são consideradas). Logo, deveria estar concordando em número (plural) e gênero (feminino). O correto seria "CONSIDERADAS as demandas"

    2° não deveria haver essa crase (só não lembro o porquê, são tantas regras..)

    -Qualquer erro comuniquem-me no chat

  • Valter, na minha visão essa questão trata-se mais de Português em relação à concordância e o uso de crase.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca da linguagem adequada na redação oficial.

    a) De acordo com a regra da gramática normativa, a frase não pode ser iniciada com pronome oblíquo átono (Se pede), então, a construção correta é 'Refere-se'. Além disso, há erro de concordância verbal em "seja analisada". Tendo em vista que essa locução concorda com "demandas", o correto é 'sejam analisadas'. Por fim, há violação ao princípio da impessoalidade ao fazer uso de apelação no trecho "com sua sensibilidade". Desse modo, concluímos que esta alternativa está incorreta.
    b) O atributo da impessoalidade determina que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Nesse sentido, observamos que a apelação emocional de quem comunica presente nesta frase (seu peito é sensível às demandas municipais) infringe tal princípio e, portanto, é o que faz com que esta alternativa esteja incorreta.
    c) Nesta frase há erro de concordância verbal. Tendo em vista que o verbo deve concordar com "ações", que está no plural, a construção correta é "ações imediatas que possam". Sendo assim, a construção não está adequada e, portanto, a alternativa está incorreta.
    d) A frase apresentada nesta alternativa atende ao uso da norma padrão e aos atributos da redação oficial. Sendo assim, é possível identificá-la como correta.
    e) Nesta frase há erro de concordância verbal. Tendo em vista que o verbo deve concordar com "as demandas", que está no plural, a construção correta é "Consideradas as demandas". Além disso, há erro no uso da crase em "à elas". De acordo com a regra da gramática normativa, antes dos pronomes pessoais não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Assim, concluímos que esta alternativa está incorreta.

    Gabarito: Letra D