-
Estrutura linear é a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:
Autoridade linear ou única;
Linhas formais de comunicação;
Centralização das decisões;
Aspecto piramidal
Estrutura funcional é a forma estrutural que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções paratorná-las mais fáceis. Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:
Autoridade funcional ou dividida;
Linhas diretas de comunicação;
Descentralização das decisões;
Ênfase na especialização
Estrutura linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff).As atividades de linha estão diretamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas indiretamente. Os órgãos que executam as atividades-fins da organização são consideradas de linha e o restante das atividades são consideradas staff.A autoridade nos órgãos de linha é linear, ou seja, os órgãos são decidem e executam as atividades principais. Já a autoridade nos órgãos de staff é de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendação, isto é, autoridade funcional.
Autoridade de linha: linear; absoluta, total; cadeia escalar, relação hierárquica entre chefe e subordinado;
Autoridade de staff: funcional; relativa, parcial; especialização, relação de consultoria, de assessoria;
Fonte: https://www.wrprates.com/estruturas-organizacionais/amp/
-
Estrutura Funcional
É aquela dividida em departamentos e setores. Cada um é responsável por suas atividades dentro da empresa, passando, posteriormente, pela supervisão do gestor. Essa divisão é realizada de uma maneira que facilite, para que as áreas consigam agir com mais autonomia.
Na estrutura funcional, cada funcionário refere-se aos seus respectivos superiores concomitantemente, porém, cada gestor atende apenas pelas sua especificidade, e não deverá interferir nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas cada área é responsável pela sua especialidade, e irão tomar as decisões.
-
Gabarito: Errado
A questão erra ao dizer "estrutura funcional"...
O correto seria: "A estrutura linear tem sua origem na organização militar e baseia‐se na hierarquia e na unidade de comando, em que as linhas únicas indicam autoridade e responsabilidade entre cada superior e seus subordinados."
-
Errada
A questão faz referência à ESTRUTURA LINEAR.
Algumas características de cada estrutura:
Estrutura linear = Princípio da unidade de comando, inspirada nas organizações militares, centralização, autoridade máxima, ótimo controle, rigidez, falta de inovação, padronização, estabilidade, formalismo, para pequenas empresas, fácil implementação.
Estrutura Funcional = Ênfase na especialização, são interdependentes, habilidades e capacidades similares, sem unidade de comando, múltipla subordinação, decisões rápidas, estores estáveis, é interdepartamental.
Fonte: Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos.
-
GABARITO: ERRADO
ESTRUTURA LINEAR – Autoridade linear única e absoluta, extremamente verticalizada, processo decisório acumulado no topo (centralização de decisão). Hierarquia rígida, clara e bem definida. Forma piramidal. As estruturas em linha também são conhecidas como estruturas militares. Comum em empresas de pequeno porte/pequenas. Comunicação formal.
Vantagens:
Rapidez no processo decisório (devido ao fato da decisão ser centralizada)
Linhas formais na comunicação
Clara definição de responsabilidades
Desvantagens:
Pouquíssima especialização dos líderes e chefes
O líder fica sobrecarregado (muita centralização de decisões)
Equipes preparadas apenas para seguir ordens e não para inovar
FONTE: QC
-
Acertei porque lembrei que a LINEAR é a mais antiga.
-
ESTRUTURA LINEAR OU PIRAMIDAL
-
O tipo de estrutura organizacional que possui origem na organização militar e se baseia na hierarquia e na unidade de comando é a estrutura linear e não a estrutura funcional. Em uma estrutura funcional, pelo contrário, temos uma subordinação múltipla, ou seja, um indivíduo é subordinado a diversos chefes.
O enunciado mistura os conceitos de estrutura funcional com linear, por isso está errado.
Organização linear: As principais características são a centralização das decisões, a baixa amplitude administrativa (poucos subordinados por chefia), um sistema de comunicação formal e verticalizado e uma cadeia de comando fortemente baseada na autoridade hierárquica. Quanto ao tipo de departamentalização essa estrutura geralmente adota a departamentalização funcional.
Organização funcional: As principais características são: a) separar as atividades de planejamento das atividades de execução; b) baseia-se em uma autoridade funcional (baseada na especialização); c) valoriza a especialização; d) decisões são descentralizadas.
Gabarito: Errado
-
LINEAR
-
FUNCIONAL
Características: não existe unidade de comando; a comunicação é vertical; sempre respeitando a linha hierárquica; divisão do trabalho bem especializada. Essa especialização possui, como consequência, áreas extremamente eficientes naquilo que fazem, porém com pouco conhecimento do todo, do negócio da empresa (core business).
>>>De acordo com Fayol, as funções principais, que estão no primeiro nível desse tipo de estrutura, são: produção, comercialização, finanças e administração.
GAB.E
FONTE;GRAN CURSOS
-
Funcional:
É a divisão lógica de acordo com as funções a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.
Gab: Errado
-
A questão em análise nos questiona sobre a
estrutura organizacional funcional. Essa estrutura tem por objetivo organizar
as atividades de uma empresa por funções principais ou por uma divisão
do trabalho interno por especialidade. As áreas de uma empresa são agrupadas de
acordo com a sua função, por exemplo: marketing, finanças, gestão de pessoas e
logística.
Essa estruturação facilita a utilização da
capacidade técnica das pessoas e é indicada para empresas em setores mais
estáveis e que seus produtos e serviços não estão em constante alteração.
Por outro lado, existe a estrutura linear
ou hierárquica. Essa estrutura tem como espelho a organização da Igreja Católica
e a organização das estruturas militares. Ela possui a autoridade centralizada
em apenas um cargo, linhas formais de comunicação e centralização de decisões.
Em face do exposto, podemos perceber que os
conceitos apresentados na alternativa se referem às estruturas lineares e não às
estruturas funcionais. Sendo assim, a questão em análise está errada.
GABARITO DO
PROFESSOR: “ERRADO".
-
GABARITO: Errado.
A estrutura LINEAR tem sua origem na organização militar e baseia‐se na hierarquia e na unidade de comando, em que as linhas únicas indicam autoridade e responsabilidade entre cada superior e seus subordinados.
-
Errado. Estrutura linear
Estrutura linear
É a mais simples
É a mais tradicional
É a mais rígida
Princípio: unidade de comando: cada subordinado recebe ordens de um único chefe
Centralização
Chefias generalistas
Decisão distante da ação
Uniformidade de critérios e políticas no processo decisório
Vantagem em pequenas empresas/ Ambientes estáveis
Comunicação rápida em pequenas empresas
Evita a ambiguidade
Mais barata/eficiente
Estrutura mecanicista
Estrutura Funcional
Princípio da especialização
Agrupar: Tarefas específicas/especializadas/ recursos específicos/ Funções afins/relacionadas
Chefia especialista
Não evita a ambiguidade
Comunicação /Coordenação - intradepartamental boa
Comunicação/ Coordenação - interdepartamental péssima
Visão parcial - perda da visão global da empresa
Responsabilidade parcial
Ideal para fábricas, indústrias/Tarefas repetitivas e rotineiras
Utiliza a função como critério para dividir áreas e responsabilidades, porém apura resultados dentro de sistema contábil único para o conjunto da empresa. Q919807
Departamentalização segundo as funções de produção, comercialização, finanças e administração...
-
Estrutura linear.
-
Gab: ERRADO
- Estrutura Linear: baseada na fonte militar, é rígida, há apenas uma autoridade, totalmente verticalizada.
- Estrutura Funcional: focada na especialização de tarefas, há descentralização de decisões e atua em departamentos.
Erros, mandem mensagem :)
-
A estrutura LINEAR tem sua origem na organização militar e baseia‐se na hierarquia e na unidade de comando, em que as linhas únicas indicam autoridade e responsabilidade entre cada superior e seus subordinados.