SóProvas


ID
3439396
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto às relações humanas, ao desempenho profissional e ao desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue o item.

O experimento de Hawthorne, que foi fundamental no movimento de relações humanas, se baseou nos efeitos da iluminação no local de trabalho; o aumento da luz intensificava a produção e a redução da luz diminuía a produtividade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Elton Mayo desenvolveu uma pesquisa dentro de uma indústria da empresa Western Electric, em Hawthorne. Seu intuito inicial foi entender o efeito da iluminação no desempenho humano. Qual foi a surpresa de Mayo ao descobrir que uma mudança na iluminação – seja ela qual for – aumentava a motivação dos empregados. Assim, ele aos poucos foi compreendendo que na verdade o que estava motivando esses funcionários era a atenção dos pesquisadores, não a iluminação em si. Esses trabalhadores passaram a se sentir importantes. Passaram a perceber que seu trabalho estava sendo observado e medido por pesquisadores. Com isso, se esforçavam mais. A iluminação em si era um aspecto menor. Já o sentimento de orgulho por fazer um trabalho bem-feito era fundamental no aumento da produtividade.

    Com essas descobertas, todo o enfoque da administração foi alterado. O foco de um gestor não deveria ser voltado aos aspectos fisiológicos do trabalhador, mas aos aspectos emocionais e psicológicos. Com esse aparecimento da noção de que a produtividade está ligada ao relacionamento entre as pessoas e ao funcionamento dos grupos dentro de uma empresa, nasceu essa nova teoria. O conceito que se firmou então foi o de homem social.

    FONTE:  Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  

  • A Teoria das Relações Humanas é uma das teorias que compões a evolução das escolas da administração. A Teoria das Relações Humanas tem como seu maior expoente Elton Mayo (1880 – 1949). Essa Teoria foi desenvolvida nos Estados Unidos em oposição à Teoria Clássica de Henri Fayol.

    A Teoria das Relações Humanas possui um foco nas pessoas e na busca da humanização e da democratização da Administração. Para essa teoria, as relações humanas e os aspectos emocionais são influenciadores do processo produtivo e possuem uma relação direta com a eficiência do trabalhador, com a autonomia e o controle dos cargos (RIBAS, 2015).

    A questão em análise levanta o assunto da experiência de Hawthorne, o que foi isso? Essa experiência foi realizada nos Estados Unidos, em 1927, em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne. A sua finalidade era “determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida pela produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo e, estendeu-se à fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal" (RIBAS, 2015).

    Com isso, quais foram as conclusões da experiência de Hawthorne (RIBAS, 2015):

    - O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais;

    - Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos;

    - Para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador. Para ela, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem. Daí o conceito de homem social;

    - Concentração nos aspectos informais da organização como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação etc;

    - As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos;

    - A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho. Trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e maçantes afetando negativamente a atitude do trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência.

    Na oportunidade, cabe destacar que os pesquisadores, à época, não encontraram correlação direta entre iluminação e produção, porém, perceberam que uma variável difícil de ser isolada, a psicológica, produzia desapontamentos nos empregados.

    Em face do exposto, podemos concluir que, para a teoria das relações humanas, a questão em análise está errada, pois o aumento da iluminação não necessariamente influencia na produtividade. Portanto, a questão em análise está errada.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".

    FONTE:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
  • discordo do gabarito, pois segundo experimento de Hawthorne ESTA LIGADO A BAIXA PRODUTIVIDADE, que são dividas em 4 fases.

    1ª FASE - efeitos da iluminação - quanto mais aumentar a iluminação mais aumento da produtividade, em contrapartida quanto mais diminui a iluminação mais diminui a produtividade. - LIGADAS À UM FATOR PSICOLÓGICO.

    2ª FASE - Relação interpessoal.

    3ª FASE - Programas de entrevistas

    4ª FASE - Estudo das relações informal/formal

  • Gabarito: ERRADO, sem dúvidas

    O experimento contou com quatro fases. A primeira delas consistiu em observar dois grupos de operárias para desempenhar as mesmas funções sob as mesmas condições de trabalho: o primeiro tinha iluminação variável e o segundo grupo possuía iluminação constante. Os pesquisadores não encontraram relação entre a iluminação e a produtividade, mas sim a existência de uma variável psicológica. Assim, nesta fase eles concluíram que o fator psicológico afetava a eficiência das operárias e, por considerar isto negativo, tentaram isolar este fator do experimento.

    A experiência de Hawthorne concluiu que: o nível de produção é determinado pela capacidade social do empregador e não a fisiológico; o comportamento do indivíduo se apoia no grupo; as empresas são compostas por grupos sociais informais que definem o comportamento e outros aspectos importantes à produção; a compreensão das relações humanas permite uma atmosfera sadia aos funcionários; a especialização do trabalho não é sinônimo de eficiência, os operários trocam de função para evitar a monotonia; os elementos emocionais merecem atenção.

    Portanto, a ênfase passou a ser dada às pessoas que participam ou trabalham nas organizações e não mais na tarefa ou estrutura organizacional. Isto foi possível devido ao desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a Psicologia do Trabalho (CHIAVENATO, 1979, p.101).

  • Sendo bem cirúrgica,

    ERRADA - O experimento de Hawthorne, que foi fundamental no movimento de relações humanas, se baseou nos efeitos da iluminação no local de trabalho; o aumento da luz intensificava a produção e a redução da luz diminuía a produtividade.

    Justificativa: A primeira fase da experiência de Hawthorne que pretendia conhecer os efeitos da iluminação no trabalho não foi conclusiva sobre '' correlação direta entre ambas as variáveis (efeitos da iluminação e rendimento no trabalho*), mas verificaram desapontados a existência de uma variável difícil de ser isolada, denominada fator psicológico [...] eles se julgavam na obrigação de produzir mais quando a intensidade da iluminação aumentava, e ao contrário quando diminuía.''

    OBS.: As cores em vermelho representam o erro da questão.

    Fonte: Chiavenato, Introdução a TGA.

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • Originalmente pensava-se que era a iluminação que afetava, porém, descobriram que o que estava motivando esses funcionários era a atenção dos pesquisadores, não a iluminação em si. 

  • O enunciado descreve incorretamente os resultados do experimento de Hawthorne, por isso está errado.

    Caso queira relembrar o experimento, veja:

    O experimento de Hawthorne, de fato, inicia com o objetivo de avaliar a influência da luz na produtividade dos empregados. No entanto, ao longo do experimento, tornou-se evidente que outras variáveis (e não a intensidade da luz) estavam influenciando a produtividade do grupo de controle e do grupo de testes.

    Disso, o experimento de Hawthorne muda completamente o seu objetivo e passa a tentar mapear quais seriam as variáveis que estariam afetando a produtividade dos grupos. Ao final, as conclusões do experimento sugerem que aspectos subjetivos e emocionais do trabalho, até então ignorados, eram melhores preditores da produtividade do que a iluminação. Essas conclusões foram grandes propulsoras do desenvolvimento da psicologia organizacionais e do estudo de temas como trabalho em equipe e liderança.

    Gabarito: Errado

  • O Estudo de Hawthorne analisou as relações das condições ambientais com a produtividade dos trabalhadores. A experiência ocorreu em 4 fases (alguns autores citam apenas 3), a primeira sobre o efeito da iluminação na produtividade. Umas das conclusões foi que o nível de produção também depende da interação social dos indivíduos, ou seja, o fator humano.

    As demais foram as que afirmam que:

    Os trabalhadores comportam-se socialmente;

    As pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento.

    É uma abordagem radicalmente oposta à abordagem clássica. Visava a adaptação do trabalho ao trabalhador inspirada no desenvolvimento das Ciências Humanas. Fundador: Elton Mayo (Estados Unidos).

    Fonte: resumo de Sheyla R2.

  • ERRADO

  • Teorias das Relações Humanas

    • Surgiu em contraposição à abordagem clássica da administração e seu caráter metódico e desumanizante.

    Caracterísitcas: 

    • Trata a organização como grupos humanos;
    • Enfatiza as pessoas e grupos sociais;
    • Inspirada em sistemas de psicologia;
    • Delegação de autoridade;
    • Influência dos grupos informais;
    • Ênfase nas relações entre pessoas.

    Fonte: comentários do QC

  • Pow, mas não deixou de ser fundamental para que vissem o real motivo do aumento da produção, enfim...

  • ERRADO

    Com a pesquisa de Hawthorne, observou-se que o que gerava um aumento no desempenho humano não era a iluminação, e sim a atenção dos pesquisadores. Foi daí que nasceu o conceito do "homem social", que seria condicionado pela interação entre os grupos e impactado pelas ralações entra os colegas de trabalho, o ambiente de trabalho e as chefias.

    Por conseguinte, não foi o aumento da luz que intensificou ou diminuía a produtividade, como diz a questão.

  • Comentários resumidos são mais fáceis de lembrar.