SóProvas


ID
3440350
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Bion, os grupos funcionam em dois níveis: o nível da tarefa que envolve objetivos e regras conscientes e o nível da valência que inclui a dimensão afetiva e inconsciente do grupo.

Sobre a organização da esfera afetiva em suposições básicas, no nível da valência, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os SUPOSTOS BÁSICOS (SB) funcionam nos moldes do processo primário do pensamento e, portanto, obedecem mais às leis do inconsciente. O Suposto básico (SB) é também conhecido por “pressuposto básico”, esse termo indica que, ai contrário da cooperação do grupo de trabalho (GT), nos supostos básicos prevalece um nível inconsciente em que as fantasias grupais adquirem uma das três formas típicas: de dependência; de luta e fuga; e de acasalamento.

    DEPENDÊNCIA: esse termo refere-se à condição de uma grande dependência do grupo em relação ao seu líder, geralmente de características carismáticas. Designa o fato de que o funcionamento do nível mais primitivo do todo grupal necessita e elege um líder de características carismáticas em razão da busca do recebimento da proteção, segurança e de uma alimentação material e espiritual. Os vínculos com o líder tendem a adquirir uma natureza parasitária ou simbiótica, mais voltados para um mundo ilusório.

    LUTA E FUGA: alude a uma condição em que o inconsciente grupal está dominado por ansiedade paranoides e, por essa razão, ou a totalidade grupal mostra-se altamente defensiva e ‘luta’ com uma franca rejeição contra qualquer situação nova de dificuldade psicológica, ou eles ‘fogem’ da mesma, criando um inimigo externo, ao qual atribuem todos os males e, por isso, ficam unidos contra esse inimigo ‘comum’. O líder requerido por esse tipo de suposto básico grupal deverá ter características paranoides e tirânicas.

    ACASALAMENTO (boicote): consiste no fato de que o grupo espera que, conforme a primeira descrição de Bion, um casal do grupo gerará um filho “Messias” que será o redentor de todos. Posteriormente, o conceito desse suposto básico deixou de levar em conta o sexo dos indivíduos envolvidos (daí a preferência pelo termo ‘Pareamento’). Destarte, as esperanças messiânicas do grupo podem estar depositadas em uma pessoa, uma ideia, um acontecimento, etc., que virá salvá-los e fazer desaparecer todas as dificuldades, Nestes casos, o grupo costuma se organizar com defesas maníacas, e o líder desse tipo de grupo deverá ter características messiânicas e de algum misticismo.