SóProvas


ID
3441034
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao exame físico inicial de M.J., com 3 anos de idade, sexo masculino, com histórico de um episódio de vômitos e três episódios de diarreia líquida nas últimas 12 horas, sem presença de sangue, o enfermeiro obteve: temperatura axilar = 37,8 ºC; respiração = 36 movimentos por minuto; pulso cheio = 102 batimentos por minuto. Constatou que a criança estava alerta, mas apresentava olhos fundos com presença de lágrimas, boca e língua úmidas, enchimento capilar em dois segundos e sinal da prega que desaparecia rapidamente.

Frente a essas condições, o enfermeiro deve considerar que M.J.

Alternativas
Comentários
  • Os principais sintomas de desidratação nas crianças, são:

    1- Afundamento da moleira do bebê;

    2- Olhos fundos;

    3- Diminuição da frequência urinária;

    4- Pele, boca ou língua seca;

    5- Lábios rachados;

    6- Choro sem lágrimas;

    7- Fraldas secas há mais de 6 horas ou com urina amarela e com cheiro forte;

    8- Criança com muita sede;

    9- Comportamento fora do habitual, irritabilidade ou apatia;

    10- Sonolência, cansaço excessivo ou alteração dos níveis de consciência.

  • GABARITO LETRA A

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde da criança e do adolescente, especialmente sobre exame físico.

    Para suspeitar de desidratação é importante observar a presença de vômitos e diarréia, que provocam perda excessiva de liquido; estado de sede, urina, olhos boca e língua. Assim, os principais sintomas de desidratação que devemos observar nas crianças: Afundamento da moleira (em bebê); Olhos fundos; Diminuição da frequência urinária; Pele, boca ou língua seca; Lábios rachados; Choro sem lágrimas; Fraldas secas há mais de 6 horas ou com urina amarela e com cheiro forte; Criança com muita sede.

    A criança em questão estava alerta, mas apresentava olhos fundos com presença de lágrimas, boca e língua úmidas, enchimento capilar em dois segundos e sinal da prega que desaparecia rapidamente.

    A) CORRETO não apresenta desidratação e deve, entre outros cuidados, orientar a mãe/cuidador a oferecer mais líquido que o habitual para prevenir a desidratação, incluindo sais/terapia de reidratação oral – TRO (uma forma de repor a perda da diarreia e vomito), manter a alimentação habitual para prevenir a desnutrição e procurar o serviço de saúde se a criança não melhorar em dois dias ou apresentar, entre outros sinais e sintomas, piora na diarreia, vômitos repetidos, sangue nas fezes e/ou diminuição da diurese.

    B) INCORRETO porque não é necessário jejum por quatro horas.


    C) D) e E) INCORRETO pois a criança não apresenta desidratação.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.