SóProvas


ID
3441040
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


        Em 20.07.2019, M.C., 37 anos, IIgesta, Ipara, parto normal há dez anos, compareceu à unidade básica de saúde para consulta de enfermagem de pré-natal. Durante o atendimento, informou que vinha seguindo as orientações recebidas anteriormente e se sentindo bem, porém com sensação de cansaço e peso nas pernas. Ao analisar os dados existentes no prontuário, o enfermeiro constatou que a última menstruação de M.C. ocorrera em 29.01.2019 e que seus ciclos menstruais eram regulares, com intervalo de 28 dias. Entre outros exames realizados há 30 dias, observou: glicemia em jejum = 92 mg/dL; VDRL = 1:2; FTA-Abs = não reagente. Questionada, a gestante informou que ela e o atual companheiro já haviam sido tratados para sífilis, no início do relacionamento, há três anos, e que, a partir daí, “todos os exames realizados davam esse resultado”. Relatou ainda que, há cinco anos, também havia sido tratada para hanseníase, evoluindo para a cura. Ao exame físico, o enfermeiro constatou a formação de pequenas varizes em membros inferiores, sendo estas as únicas alterações observadas.

Em relação ao resultado para o exame de glicemia em jejum, o enfermeiro deve considerar que

Alternativas
Comentários
  • Para ter o rastreamento para diabetes é considerado positivo em gestantes com nível de glicose plasmática de jejum igual ou superior a 85 mg /dl ate 125 mg/dl ou qualquer fator de risco.

    Gabarito letra D

  • Os valores de referência são

    1- Em jejum: abaixo de 92mg/dl.

    2- Após 1h: abaixo de 180mg/dl.

    3- Após 2 horas: abaixo de 153 mg/dl.

    4- Qualquer dosagem aleatória de glicêmia maior que 200 mg/dl já é diagnóstico de diabetes.

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre exames laboratoriais, especialmente valores de referencia para diabetes gestacional.
    Diabetes gestacional é um quadro em que a hiperglicemia surge em decorrência da gravidez. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes remenda-se que todas as gestantes pesquisem, a partir da 24ª semana (início do 6º mês) de gravidez, como está a glicose em jejum e após ingestão de glicose. O diagnóstico é feito caso a glicose no sangue venha com valores iguais ou maiores a 92 mg/dl no jejum ou 180 mg/dl e 153 mg/dl respectivamente 1 hora e 2 horas após a ingestão do açúcar. No caso descrito o valor da glicemia em jejum = 92 mg/dL = diabetes identificada.
    A) INCORRETO, pois o valor obtido NÃO está dentro da faixa da normalidade.

    B) INCORRETO o rastreamento para diabete é POSITIVO.

    C) INCORRETO se trata de um quadro de diabetes gestacional .

    D) CORRETO = a gestante apresenta quadro de diabete gestacional e, considerando a idade gestacional atual, deve ser solicitado o teste de tolerância à glicose para confirmação/avaliação.

    E) INCORRETO o rastreamento para diabete é POSITIVO.

    Gabarito do Professor: Letra D .

    Referencia: Zajdenverg, Lenita. Diabetes Gestacional. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2019. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes-gesta.... Acessado em 02/06/2020 as 14:18h.
  • Fonte: SBD, 2020.

    https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/DIRETRIZES-COMPLETA-2019-2020.pdf

    Se a glicemia plasmática em jejum for ≥ 92 mg/dL e < 126 mg/dL, será feito o diagnóstico de DMG. Em ambos os casos, deve-se confirmar o resultado com uma segunda dosagem da glicemia de jejum

    Se => 126 mg/dL ---> DM crônica

  • A questão faz referência à glicemia NA GESTANTE.

    Glicemia Gestacional

    Todas as gestantes, independentemente de apresentarem fator de risco, devem realizar uma dosagem de glicemia no início da gravidez, antes de 20 semanas, ou tão logo seja possível. 

    O rastreamento é considerado positivo nas gestantes com nível de glicose plasmática de jejum igual ou superior a 85mg/dL e/ou na presença de qualquer fator de risco para o diabetes gestacional. 

    Na ausência de fatores de risco e glicemia de jejum ≤ 85mg/dL, considera-se rastreamento negativo e deve-se repetir a glicemia de jejum entre a 24ª e 28ª semana de gestação.

    Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestacao_alto_risco.pdf