SóProvas


ID
3441043
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


        Em 20.07.2019, M.C., 37 anos, IIgesta, Ipara, parto normal há dez anos, compareceu à unidade básica de saúde para consulta de enfermagem de pré-natal. Durante o atendimento, informou que vinha seguindo as orientações recebidas anteriormente e se sentindo bem, porém com sensação de cansaço e peso nas pernas. Ao analisar os dados existentes no prontuário, o enfermeiro constatou que a última menstruação de M.C. ocorrera em 29.01.2019 e que seus ciclos menstruais eram regulares, com intervalo de 28 dias. Entre outros exames realizados há 30 dias, observou: glicemia em jejum = 92 mg/dL; VDRL = 1:2; FTA-Abs = não reagente. Questionada, a gestante informou que ela e o atual companheiro já haviam sido tratados para sífilis, no início do relacionamento, há três anos, e que, a partir daí, “todos os exames realizados davam esse resultado”. Relatou ainda que, há cinco anos, também havia sido tratada para hanseníase, evoluindo para a cura. Ao exame físico, o enfermeiro constatou a formação de pequenas varizes em membros inferiores, sendo estas as únicas alterações observadas.

Quanto aos resultados obtidos nos exames de VDRL e FTA-Abs, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • VDRL positivo e FTA-ABS (ou TPHA) positivo confirmam o diagnóstico de sífilis.

    VDRL positivo e FTA-ABS (ou TPHA) negativo indicam outra doença que não sífilis. 

    VDRL negativo e FTA-ABS (ou TPHA) positivo indicam sífilis em fase bem inicial ou sífilis já curada ou sífilis na fase terciária

    Tratamento da sífilis adquirida:

    1. Sífilis primária (cancro duro): Penicilina G Benzatina - 2.400.000 UI/IM.

    2. Sífilis secundária ou latente recente (menos de 1 ano de evolução): Penicilina G Benzatina - 2.400.000 UI/IM, repetindo a mesma dose uma semana depois. Dose total: 4.800.000 UI.

    3. Sífilis terciária, sífilis com mais de 1 ano de evolução, ou com duração ignorada: Penicilina G Benzatina 2.400.000 UI/IM, em 3 aplicações, com intervalo de 1 semana entre cada aplicação. Dose total: 7.200.000 UI.

    4. Alternativo devido a alergia a Penicilina: Eritromicina (estearato ou estolato) 500 mg 6/6 h; ou Tetraciclina 500mg 6/ 6h; ou Doxiciclina 100mg 12/12h, por 15 dias (sífilis recente) ou 30 dias (sífilis tardia).Testes alérgicos padronizados e dessenssibilização são opcionais.

    Importante: as aplicações de penicilina serão de 1.2 milhão de unidades em cada glúteo; orientar para que os pacientes evitem relações sexuais até que o seu tratamento (e o do parceiro com a doença) se complete; realizar controle de cura trimestral através do VDRL; tratar novamente em caso de interrupção do tratamento ou da quadruplicação dos títulos (ex.: de 1:2 para 1:8)

  • GABARITO LETRA C

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre exames laboratoriais, especificamente os resultados de VDRL e FTA-Abs.
    Os testes laboratoriais sorológicos para o diagnóstico de sífilis podem ser divididos em não treponêmicos (sorologia VDRL) e treponêmicos (FTA-abs, TPHA, imunofluorescência), devendo ser interpretados com a história clínica (exposição sexual de risco) e exame físico (sinais de infecção ativa). O VDRL é indicado para o diagnóstico e seguimento terapêutico. Na sífilis em atividade habitualmente apresenta altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). A FTA-abs corresponde a testes específicos, úteis para confirmação diagnóstica.

    No caso apresentado o VDRL = 1:2; FTA-Abs = não reagente. A gestante informou que ela e o atual companheiro já haviam sido tratados para sífilis, no início do relacionamento, há três anos, e que, a partir daí, “todos os exames realizados davam esse resultado".

    A), B) e D) INCORRETO, pois o tratamento para sífilis realizado anteriormente foi efetivo.


    C) CORRETO = o resultado positivo para VDRL se trata de cicatriz sorológica da sífilis ou de resultado falso-positivo devido à hanseníase.


    E) INCORRETO porque não se trata de um caso de reinfecção pelo treponema.

    O tratamento para sífilis indicado rotineiramente é feito com penicilina G benzatina 2.400.000 UI, intramuscular. O que altera é a duração que na sífilis primária a dose é administrada uma única vez, na sífilis tardia a recomendação é durante três semanas.


    Gabarito do Professor: Letra C.