SóProvas


ID
3441130
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 3 de abril de 2019, o brasileiro Carlos Ghosn foi detido pela quarta vez em Tóquio. Ghosn havia sido liberado sob fiança um mês antes, após 108 dias de detenção, acusado de má conduta financeira. O brasileiro, de Guajará-Mirim, estava preparando-se para apresentar a sua versão dos fatos em uma coletiva à imprensa.
(bit.ly/2FYWBOe. Adaptado)

Entre outros cargos importantes, Ghosn era

Alternativas
Comentários
  • gab D

    O ex-presidente da Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, que estava em prisão domiciliar no Japão, onde devia ser julgado em 2020 por má conduta financeira, chegou ao Líbano nesta segunda-feira (30/12/19), informaram à AFP fontes de segurança libanesa.

  • Carlos Ghosn é um executivo brasileiro, de origem libanesa que foi, durante um tempo, CEO da empresa Nissan, no Japão. No Japão é suspeito de ter certificado, como CEO da Nissan, relatórios financeiros anuais enviados pelo grupo às autoridades japonesas do setor entre 2011 e 2015, mesmo sabendo que continham informações inexatas sobre seus próprios rendimentos. Apesar de estar sob vigilância policial, conseguiu fugir do Japão e encontra-se no Líbano, que não tem acordo de extradição com o Japão. Há muitas perguntas e poucas respostas acerca do caso mas, ficou em evidência o sistema japonês no qual não há a presunção de inocência até que seja provada a culpa. A priori o suspeito já é considerado culpado. 

    A questão pede que seja apontado o nome da empresa para a qual já havia trabalhado o senhor Carlos Ghosn . É uma pergunta de memorização, que demanda leitura atenta de periódicos de forma regular, em vários assuntos, principalmente no que se refere aos destaques .

    A) INCORRETA- Jean Phillipe Imparato é o diretor executivo da empresa. 
    B) INCORRETA- Há vários nomes ligados à direção da Honda mas não o de Carlos Ghosn. 
    C) INCORRETA – A maior acionista da Nissan é a empresa Renault, com mais de 40% das ações. Não é uma pessoa física.
    D) CORRETA- Carlos Ghosn já havia trabalhado na Renault.
    E) INCORRETA – Chung Mon-koo é o diretor presidente da Hyundai. 

    RESPOSTA CORRETA : ALTERNATIVA D
  • Gabarito: letra "D". O gabarito confere com as notícias. https://g1.globo.com/carros/noticia/2020/02/12/nissan-pede-us-90-milhoes-a-carlos-ghosn-em-acao-civil-no-japao-por-praticas-corruptas.ghtml