Os vertebrados constituem um subfilo dos cordados, possuindo uma notocorda que desaparece durante o desenvolvimento embrionário e é substituída pela coluna vertebral. Esse subfilo se divide em duas grandes superclasses: peixes e tetrápodes.
As classes incluídas nos peixes são: Ágnatos (animais aquáticos sem mandíbulas, ex. lampreia), Condrictes (peixes cartilaginosos, ex. tubarão e raia) e Osteíctes (peixes ósseos, ex. sardinha e salmão).
As classes incluídas nos tetrápodes são: Anfíbios (pele úmida, sem escama, ex. sapos e rãs), Répteis (pele impermeável, com escamas, placas e garras, ex. cobras, jacarés e tartarugas), Aves (pele revestida de pena e asas nos membros anteriores, ex. pardais e pinguins) e Mamíferos (animais cobertos por pelo e com glândulas mamárias, homem e baleia).
O sistema sensorial dos peixes consiste de células receptoras periféricas e uma linha lateral de cada lado do corpo, que envia informações de mudança de pressão e correntes na água. A classe dos Condrictes possui as ampolas de Lorenzini, receptores sensíveis à temperatura, salinidade e pressão da água, com capacidade de detectar mínimos movimentos elétricos. (Robert T. Orr. Biologia dos vertebrados, 1986)
Analisando as alternativas sobre os animais que possuem a ampola de Lorenzini:
a) orcas. São mamíferos. Incorreta.
b) crocodilos. São répteis. Incorreta.
c) tubarões. Correta.
d) jacarés. São répteis. Incorreta.
e) serpentes. São répteis. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra C.