As transformações e adaptações dos seres vivos são explicadas pela evolução. Segundo Darwin, a evolução ocorre por seleção natural, ou seja, os organismos mais adaptados ao ambiente terão mais chances de sobreviver, com descendência e variação a longo prazo. A evolução se caracteriza por mudanças na frequência de certos genes na população, e essas mudanças podem ser resultado de mutação, seleção natural, isolamento geográfico e reprodutivo e da deriva gênica. Dentro do conceito de seleção natural, há a variabilidade genética. O isolamento é a explicação do surgimento de uma nova espécie (especiação), podendo ser geográfico ou reprodutivo. A mutação ocorre quando há uma mudança na sequência de bases do DNA, podendo ser um defeito no mecanismo de duplicação ou por fatores ambientais. A deriva gênica são desvios que alteram a frequência de um gene de forma independente. A Lei de Hardy-Weinberg (1908) demonstra que na ausência de qualquer fator evolutivo, a frequência dos genes não muda ao longo das gerações. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
Analisando as alternativas, esta população:
a) está sofrendo deriva gênica. Esse fenômeno é uma mudança na frequência de um gene e ocorre ao acaso. Incorreta.
b) está em equilíbrio gênico. Quando as frequências gênicas são constantes. Correta.
c) tem sofrido mutações antagônicas. Não sofre mutações, sua frequência é a mesma. Incorreta.
d) apresenta incremento em seu pool gênico. O pool gênico é a soma de todos os alelos da população, nesse caso não há incremento, pois a frequência permanece constante. Incorreta.
e) não é pan-mítica e sofre seleção. A população para essa Lei é pan-mítica (mistura de todos) sem seleção natural. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.