SóProvas


ID
3441280
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas são seres que em geral crescem em locais úmidos nas florestas temperadas e tropicais ou ao longo das margens de cursos d’água ou terras úmidas, mas muitas espécies podem ser encontradas em lugares secos como os desertos.

Elas são importantes colonizadoras iniciais de superfícies de rochas e solos nus. São muito sensíveis à poluição do ar, e geralmente estão ausentes ou representados apenas por poucas espécies em áreas bastante poluídas.
(Adaptado de RAVEN, Peter H; EVERT, Ray F; EICHHORN, Susan E. Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.)

A respeito das briófitas, analise as afirmativas a seguir: 

I – Todas são dioicas.
II – Há espécies dioicas e há espécies monoicas.
III – A fase gametofítica é diploide.
IV – Os esporófitos crescem sobre os gametófitos.
V – Muitas briófitas se reproduzem assexuadamente por fragmentação. 

Estão corretas, apenas, as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • As plantas são seres vivos classificados no reino vegetal e são eucariontes, pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes (produzem seu próprio alimento pela fotossíntese). Todos os vegetais descendem de uma alga primitiva. As briófitas são avasculares, as pteridófitas são vasculares com folhas maiores, as gimnospermas são vasculares, com pólen e sementes, e as angiospermas são vasculares, com pólen, sementes, frutos e flores. As briófitas possuem em seu ciclo reprodutivo a fase do gametófito (haploide) como duradoura. O anterozoide (anterídio) chega ao arquegônio e nada até a oosfera, onde ocorre a fecundação. O embrião forma um esporófito (diploide) que cresce sobre o gametófito e depende dele para sua nutrição. As células mãe geradas depois da fecundação originam esporos haploides que são arrastados pelo vento e germinam, permanecendo o gametófito. O sexo pode ser separado ou não, e muitas briófitas realizam reprodução assexuada com pequenos pedaços de planta que se soltam. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    De acordo com as afirmativas da questão:
    I – Todas são dioicas. A maioria das briófitas são dioicas, mas podem ser monoicas também. Errada. 
    II – Há espécies dioicas e há espécies monoicas. Certa.
    III – A fase gametofítica é diploide. Essa fase é haploide, o esporófito que é diploide. Errada.
    IV – Os esporófitos crescem sobre os gametófitos. Certa.
    V – Muitas briófitas se reproduzem assexuadamente por fragmentação. Certa.
    A opção correta é:
    a) I – III – IV. Incorreta.
    b) II – III – IV. Incorreta.
    c) I – III – V. Incorreta.
    d) II – IV – V. Correta.
    e) I – IV – V. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    -CR7

  • d

  • O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.