SóProvas



Questões de Briófitas e Pteridófitas


ID
259777
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O texto seguinte,

“Em uma trilha dentro da Mata Atlântica, no Parque Estadual de Murici, próximo a um riacho, entre rochas, observou-se uma planta pequena, delicada, com um rizoma crescendo sobre uma rocha úmida, com folhas simples de filotaxia alterna tendo na superfície abaxial esporângios organizados em soros e a folha nova com venação circinada.”

refere-se a qual grupo de organismos?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    O texto descreve catacterísticas de uma Pteridófita, como por exemplo, uma samambaia.



  • Olha a venação circinada das folhas jovens de pteridófita. É a disposição enroladinha das folhas.

  • As características descritas pela questão dão todas as informações de uma planta do grupo das Pteridófitas. O grupo das pteridófitas compreende plantas que, diferentemente das briófitas, possuem vasos condutores de seiva sendo, por isso, consideradas traqueófitas. Entretanto, não apresentam sementes - tal como os musgos, hepáticas e antóceros - e, ao contrário destas, a fase dominante é o esporófito, com gametófito reduzido.

    Alternativa B.


  • Nossa, botânica é muito difícil pra mim... vc tem algum material bom Tatiana p compartilhar? obrigada

  • Pelas ultimas caracteristicas constata-se que é uma pteridófita "esporângios organizados em soros" e folha nova com venação circinada.

    letra C

  • Rizoide= Funcionam como raízes das BRIÓFITAS

    Rizoma = raízes das PTERIDOFITAS


ID
678979
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na limpeza de quintais, para a retirada de “lodo” de áreas cimentadas, comumente, utilizam-se generosas doses de hipoclorito de sódio, comercializado como água sanitária.

É CORRETO afirmar que a ação da água sanitária sobre musgos promove

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que o popularmente conhecido “lodo” ou “musgos” são, na verdade, vegetais do grupo das briófitas o candidato já eliminaria as opções b e c. Afinal, as briófitas são vegetais de pequeno porte e avasculares, ou seja, não possuem um sistema de transporte de substâncias (xilema e floema). Já a abertura dos estômatos é controlada pela concentração de sais de potássio nas células guarda. Se a concentração é grande, as células absorvem água e se tornam inchadas, formando o ostíolo ou orifício. Se a concentração de potássio é baixa, as células perdem água e se tornam murchas, fechando o orifício. O hipoclorito, ou água sanitária pode promover a destruição do citoplasma das células uma vez que rompe a parede celular do vegetal. 

    Letra A correta.
  • Partamos da lógica, Briófitas não têm floema nem xilema, uma vez que isso é característica das traqueófitas.

    Os estômatos são para o controle somente de entrada e saída de água das folhas, por conta disso o hipoclorito não interferia nisso, creio eu.

    LETRA A

    APMBB


ID
686251
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas são plantas avasculares de organização estrutural relativamente simples e apresentam alternância de gerações, na qual:

Alternativas
Comentários
  • Geração haploíde, gametófito é a fase duradoura, esta que exerce condições necessárias para a fase esporofítica (matrotrofia).

    LETRA C

    APMBB

  • A parte duradoura, ou dominante, do ciclo de vida de uma briófita é a da geração haploide (n), denominada de gametófito.


ID
714928
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante muito tempo as samambaias dominaram a paisagem da Terra e, ao longo de milhões de anos, as várias espécies adaptaram-se a todos os tipos de ambiente. Uma das características das samambaias é a presença de uma estrutura reprodutiva denominada protalo que é um

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Em pteridófitas, que sofrem homosporia, os esporos (n) são liberados e ao germinarem dão origem ao prótalo (gametófito).

ID
1080886
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas, no reino vegetal, e os anfíbios, entre os vertebrados, são considerados os primeiros grupos a conquistar o ambiente terrestre. Comparando-os, é correto afirmar que,

Alternativas
Comentários
  • Resposta B, uma vez que os gametófitos ja são haploides


ID
1364374
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas não são um grupo monifilético e, sim, um conjunto de filos de plantas terrestres, entre as quais estão os(as)
I. hepáticas.
II. antóceros.
III. musgos.
É correto o que está contido em

Alternativas
Comentários
  • e) I, II e III.


    Briófitas


    * Vivem em ambientes úmidos e sombreados, por isso é comum vermos uma espécie de tapete verde em troncos de árvores e barrancos;


    * Dependem de água para a reprodução;


    * Seu corpo é organizado em rizoides, cauloides e filoides (filídios);


    * Pertencem ao grupo os musgos, as hepáticas e os antóceros;



ID
1407706
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diferentemente dos musgos, as samambaias são plantas que apresentam:

Alternativas
Comentários
  • Os fetos, fetas, samambaias são PLANTAS VASCULARES que não produzem sementes - reproduzem-se por esporos, que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta (o protalo), que por sua vez produz gâmetas para dar origem a uma nova planta. As plantas totalmente desenvolvidas são formadas por um caule, normalmente um rizoma. As folhas, chamadas frondes neste grupo, são muitas vezes compostas ou recompostas, ou ainda em forma de língua e possuem, na sua face inferior (ou abaxial), pequenos órgãos chamados soros, que contêm os esporos.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samambaia

  • Plantas vasculares são aquelas que possuem vasos condutores de seiva como as pteridófita (ex:samambaia), gimnosperma(ex:pinheiros) e angiopermas (ex:Qualquer planta com frutos) Plantas avasculares não tem vasos condutores de seivas, únicas plantas que não tem são as briófitas (ex:Musgos)

ID
1434454
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas são plantas avasculares, pequenas e que geralmente vivem em ambientes úmidos e sombreados, como os musgos. Ao contrário das briófitas, as plantas vasculares possuem vasos formados por células especializadas em conduzir substâncias e são divididas em três grupos: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. No caso das pteridófitas, as sementes são ausentes, enquanto que as gimnospermas e angiospermas possuem sementes. Considere as sentenças a seguir:

I. As coníferas são gimnospermas adaptadas ao frio e altitudes elevadas. Elas estão entre os maiores organismos do planeta.
II. O fruto, presente nas gimnospermas, resulta do desenvolvimento do ovário e, geralmente, é constituído de duas partes principais: pericarpo e semente.
III. Os tecidos condutores presentes nas plantas vasculares são o xilema, que transporta água e sais minerais das raízes até as folhas, e o floema, que transporta açúcares e compostos orgânicos das folhas para o restante da planta.
IV. O corpo das briófitas se diferencia emraiz, caule e folha, diferente das pteridófitas, em que o corpo forma uma unidade chamada de talo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    II - Gimnospermas não têm frutos. Essa característica é própria das Angiospermas.

    IV - As briófitas possuem rizóides, caulóides e filóides. As características apresentadas na questão correspondem às pteridófitas.


ID
1600372
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A polinização é a denominação do processo reprodutivo das plantas. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na polinização o agente polinizador transfere os grãos de pólen do das anteras de uma planta para os estigmas de outra flor.

    Resposta C

  • c) Na polinização o agente polinizador transfere os grãos de pólen do das anteras de uma planta para os estigmas de outra flor.

  • Polinização, sinteticamente, é o processo de transferência do pólen de uma planta para a outra. O agente polinizador carrega os grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma de outra flor, é só assim que o gameta masculino consegue chegar até o gameta feminino e então fecundá-lo. Sendo assim, a polinização é também denominado de processo reprodutivo.

    A polinização não ocorre tão somente com a ação de organismos, como normalmente é pensado. Mas também os fatores abióticos tem grande importância nesse processo, como a Anemofilia, sendo a dispersão pelo vento, e a Hidrofiia dispersão pela água.

  • ANTERA: elemento masculino da planta cujo seu interior ocorre a produção e a liberação de grão de pólen

    ESTIGMA: é o elemento feminino da planta que recebe o pólen.

    POLINIZAÇÃO :ANTERA>ESTIGMA

    LETRA C

    APMBB


ID
1997332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para fins taxonômicos, as pteridófitas devem ser coletadas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra E

  • Férteis em fase assexuada com formação de brotos.

    https://www.researchgate.net/publication/283462485_Coleta_e_preparacao_de_amostras_de_pteridofitas


ID
2103157
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a seguinte definição de Sadava et al. 2009 “[....] estrutura fotossintética achatada que emerge lateralmente de um eixo ou caule central e possui tecido vascular verdadeiro. ”
A estrutura descrita nessa definição SOMENTE pode ser encontrada no exemplar

Alternativas
Comentários
  • a) Nori - Alga

    b)Samambaia - Pteridófitas (Possuem tecidos vasculares)

    c) Musgo - Briófita (São avasculares)

    d) Shitake - Fungo

     

    Resposta: B


ID
2182720
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Correlacione os tipos de plantas aos exemplos apresentados.
Classificação
I. Pteridófitas
II. Briófitas
III. Angiospermas
IV. Gimnospermas
Exemplos de plantas
A. Cipreste
B. Musgo
C. Laranjeira
D. Samambaia
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.

Alternativas
Comentários
  • b) I-D, II-B, III-C, IV-A.

     

     

    I. Pteridófitas: São plantas vasculares. Podem atingir vários metros de altura. Costumam apresentar raiz, caule e folhas. Necessitam da água para sua reprodução, que é feita através dos gametas que se encontram no interior dos soros. Gostam de ambientes úmidos e sombrios. Exemplos: samambaias e avencas.

     

    II. Briófitas: São plantas avasculares. Podem atingir até 2 cm de altura. Apresentam cauloide, que lembra o caule das plantas vasculares; filoides, que lembram folhas; e rizoides que têm a mesma função das raízes das plantas vasculares, fixar a planta no solo. Para que essas plantas consigam se reproduzir, elas precisam de água, por esse motivo são encontradas somente em locais úmidos. Exemplos: musgos e hepáticas.

     

     

    III. Angiospermas: São plantas vasculares. Apresentam raiz, caule, folhas, flores e frutos. Os frutos são resultantes do desenvolvimento do ovário da flor. Não necessitam de água para que ocorra a fecundação de seus gametas. Exemplos : mangueira, figueira e laranjeira.

     

     

    IV. Gimnospermas: São plantas vasculares. Possuem raiz, caule e folhas. São as primeiras plantas a apresentarem sementes, e por esse motivo não necessitam de água para que ocorra a fecundação de seus gametas. Não possuem frutos. Exemplos: pinheiro-do-paraná e Cipreste.


ID
2423197
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A linhagem das Eufilófitas é composta por dois clados: as Samambaias (Monilófitas) e as Espermatófitas. Assinale a alternativa correta quanto às plantas com sementes.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da B?

  • Kellen as plantas com flores que representam a linhagem mais diversificada 

  • Érica, na verdade as plantas com flores (angiospermas) então filogenéticamente inseridas dentro das espermatófitas. Então dizer que o clado das espermatófitas é o mais diversificado dentre as traqueófitas está certo, pois nele que se inserem as angiospermas.

    O que está errado é o número de espécies do grupo. A diversidade das espermatófitas é estimada em 270.000 espécies e o das angiospermas em 257.000 de acordo com a literatura de sistemática vegetal.

  • Alternativa C

  • so pra ajudar: o ovulo nao é o gameta feminino (saco polinico) e o grao de polen nao é o gameta masculino, no entanto representa sim a fase gametofitica maculino. o gameta masculino sao as celulas espermaticas

  • Qual o erro da alternativa E?


ID
2423203
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Embora alguns grupos de algas tenham colonizado o ambiente terrestre, as Embriófitas são o grupo tradicionalmente reconhecido como plantas terrestres. Sobre as Embriófitas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar por que a alternativa "e" está correta?
    Até onde sei o clado das monofilófitas é composto pelas linhagens Marattiales, Ophioglossales, Psitotales, Esquisetófilas e Leptosporangitae, das quais são conheicidas popularmente por "samambaias" o conjunto parafilético de Leptosporangitae, Marattiales e Ophioglossales. Destas linhagens, apenas Leptosporangitae possuem os leptosporângios como sinapomorfia, e não toda a linhagem das Monilófitas.

     

     

  • Alternativa E

  • Karoline, leia a sentença novamente; pois você está interpretando erroneamente a proposição.

    Ele diz que caracteriza toda UMA linhagem de samambaias, e não diz que caracteriza toda A linhagem de samambaias.

    A - as Briófitas estão divididas em três linhagens, sendo que as Hepáticas são grupo irmão dos Antóceros. As briófitas são divididas em Antóceros, musgos e hepáticas. Existem duas visões cladísticas, uma que considera o grupo como parafilético, tendo os Antóceros como grupo irmão de traqueófitas; e o segundo, considera briófitas como monofilético, sendo os musgos como grupo irmao das hepaticas. Como a alternativa tráz uma informação que não contempla nenhuma dessas hipóteses, logo errado.

    B - as Samambaias (Monilófitas) fazem parte do grupo das Traqueófitas e são grupo irmão das Licófitas. As traqueófitas tem dois grupos principais; os licopodiófitas e eufilófitas. Os Monilófitas ficam dentro de eufilófitas, sendo irmão das espermatófitas. Errado.

    C - o nome Embriófitas faz menção à presença de uma fase embrionária correspondente ao gametófito jovem no ciclo de vida destes vegetais. Embriófitas pois o zigoto inicia-se o desenvolvimento no interior do gemetófito. Errado

    D - a presença de xilema secundário diferencia as Traqueófitas das demais linhagens de dentro das Embriófitas. Não são todas as traqueófitas que possuem xilema secundário, as monilófitas são um exemplo. Errado.

    E - a presença de Leptoesporângios caracteriza toda uma linhagem de Samambaias (Monilófitas). Sim, caracteriza toda UMA linhagem dentro das monilófitas.


ID
2423257
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas compõem um grande e diversificado grupo de plantas, ocorrendo em áreas úmidas ao redor de todo o planeta. Considerando o ciclo de vida de uma briófita, a constituição cromossômica e a fase predominante são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O grupo das briófitas é o único que possui o gametófito, que é haplóide, como fase duradoura, ao contrário, todos os demais grupos possuem o esporófito (2n) como fase duradoura.


ID
2423278
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O grupo de plantas conhecido como Espermatófitas é amplamente reconhecido por uma característica evolutiva que surge nesse grupo: a semente. Considerando as características de Espermatófitas, assinale a alternativa que contém as principais diferenças para as briófitas e pteridófitas.

Alternativas
Comentários
  • As espermatófitas são as únicas que podem reproduzir por meio da polinização. 

  • Alternativa A


ID
2436844
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a afirmativa correta sobre as Briófitas e as Pteridófitas

Alternativas
Comentários
  • Mugos são avasculares/ Nas pteridófitas, o esporófito se desenvolve/ Nas briófitas, o anterozoide é flagelado. 

  • Nas pteridófitas o anterozóide também é flagelado. As pteridófitas também dependem de água para a sua reprodução.

  • Alternativa B

  • Muitas briofitas, semelhantes as pteridofitas,realizam reprodução assexuada, por meio de propagulos


ID
2585719
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2001, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) proibiu o corte, dentre outras várias espécies, da samambaia-açu, cujo caule era recortado para a confecção de xaxins. O caule dessa espécie de samambaia pode atingir até dois metros de altura, e a exploração desenfreada a colocou em risco de extinção. Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação dessa samambaia entre os vegetais.

Alternativas
Comentários
  • As samambaias, assim como todas as outras especies são importantes para o bioma brasileiro. Quando um especie é explorada desenfreadamente, podemos ter a extinção dessa especie e o consequente desequilíbrio ambiental. As samabaias fazem parte do grupo das Pteridofitas, que são plantas sem sementes, que se reproduzem por brotamento.

    Alternativa correta: Letra D


  • Samambaias e Avencas são Pteridófitas.

  • d) Pteridófitas.

     

     

    As Pteridófitas são plantas vasculares que não possuem sementes. Compostas por raiz, caule e folhas. São traqueófitas, ou seja, possuem um sistema de condução que transporta a seiva das raízes até as folhas. Nestes dutos também são transportados alimentos para o restante do organismo.

     

    Exemplos: Avencas, Samambaias, Xaxins e Cavalinha.

  • Pteridófitas são plantas que apresentam, como características mais marcantes, a presença de vasos condutores de seiva e a ausência de sementes.


ID
2718148
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 18 de maio de 2006, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro publicou o decreto n° 26.516, que dispõe sobre a proibição da comercialização do xaxim e seus artefatos, produzidos a partir da planta Dicksonia sellowiana. Três características dessa planta, que corre o risco de ser extinta, são importantes para a sua classificação: seu sistema de transporte de seiva possibilita auto sustentação; as células diploides no esporângio (órgão que produz os esporos) são transformadas, através da meiose, em haploides; e não possuem sementes.


Segundo as informações apresentadas, a Dicksonia sellowiana é uma

Alternativas
Comentários
  • sistema de transporte e sem semente


ID
2773639
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UEMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas mais conhecidas são os musgos, que formam extensos tapetes verdes sobre rochas, troncos de árvores e barrancos. Quando habitam rochas, fazem parte de um importante processo ecológico denominado sucessão ecológica. Em relação ao papel das briófitas nesse processo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Por que não pode ser a letra "A"?

  • Rackel Silva, segundo o texto abaixo as briófitaas são pioneiras e não secundárias como afirma a opção A.

    Uma característica preponderante para o estabelecimento das sucessões é a condição abiótica favorável dos ambientes. Contudo, existem regiões da litosfera que a princípio são inóspitos ao surgimento, desenvolvimento e manutenção de organismos vivos, por exemplo, superfícies recentes de rochas vulcânicas ou a extensão de dunas nos desertos.

    Porém, algumas espécies são capazes de habitar determinados locais por mais drásticas intempéries, sendo denominadas de espécies pioneiras, com destaque a muitas variedades de liquens (associação de algas e fungos), os musgos (briófitas) e as gramíneas (capim).

    Durante o processo de colonização, as comunidades pioneiras promovem transformações que possibilitam uma ordenada inserção ou mesmo a substituição de espécies que irão povoar um meio anteriormente inabitável, tornando-o propício e gradativamente mais dinâmico, situação caracterizada por ecese.
    Portanto, as sucessões ecológicas são evolutivamente denominadas: primárias quando ocorrem em lugares nunca antes habitados (uma rocha nua), e secundárias quando ocorrem em um lugar anteriormente habitado (um campo de cultivo abandonado). Uma tendência que tende ao clímax ecológico.

    https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sucessoes-ecologica.htm

    Alternativa D


ID
2816785
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia atentamente a seguinte descrição: Organismos deste filo avascular compartilham algumas características com as plantas vasculares, tais como: camada de células estéreis na parede dos gametângios e dos esporângios; retenção do embrião dentro do gametófito feminino; esporófito diploide resultante da fecundação; e esporos com esporopolenina.


O enunciado acima descreve o filo denominado de

Alternativas
Comentários
  • Todo ser vivo do reino vegetal é eucarionte, pluricelular e autótrofo fotossintetizante, mas os vegetais verdadeiros apresentam um embrião que se desenvolve dentro da planta mãe, diferenciando as algas do restante dos vegetais. O ciclo de vida característico é haplodiplobionte e alterna duas gerações: gametófito, com reprodução sexuada, e esporófito, com reprodução assexuada. Todos os vegetais descendem de uma alga verde primitiva. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)




    Analisando as alternativas:

    a) bryophyta - não tem vasos condutores (avascular), haploide em sua fase mais duradoura, formação de esporófito diploide, embrião dentro do gametófito feminino. Correta.
    b) pterophyta - tem dutos para a condução de nutrientes e seiva (vascular) formação de esporófito diploide, embrião dentro do gametófito feminino. Incorreta.
    c) coniferophyta - plantas pertencentes às gimnospermas, vasculares, sem flor ,com pólen e sementes. Esporófito diploide, embrião dentro do gametófito feminino. Incorreta.
    d) anthophyta - plantas pertencentes às angiospermas, vasculares, com flores, frutos e sementes. Esporófito diploide, embrião dentro do gametófito feminino. Incorreta.

    Gabarito do professor: A

  • As briófitas são as únicas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva)

  • O termo "avascular" no texto, já responde a questão.


ID
2836147
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O reino Vegetal é composto por milhares de espécies, distribuídas em boa parte das terras emersas, principalmente nas regiões tropicais. Costumamos estudar esse reino dividindo-o em grupos, as Criptógamas (briófitas e pteridófitas) e as Fanerógamas (gimnospermas e angiospermas).


Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As Pteridófitas, onde as representantes mais comuns são as Samambaias (Polypodium vulgare), são plantas vasculares, ou seja, são providas de vasos condutores de seiva. Elas estão no mesmo grupo das Briófitas pois apresentam, também, estruturas reprodutoras pouco visíveis.

  • Gabarito B.


    Comentario sobre Fanerógamas: Fanerógamas é um termo usado para se referir aos vegetais superiores que secaracterizam pela presença de flores, como órgãos de reprodução nitidamente visíveis,destacando-se de outras traqueófitas, como as pteridófitas. As Fanerógamas também sãoconhecidas como espermatófitas, pois são plantas que produzem sementes. A maioria dasplantas bem sucedidas tem na semente seu modo primário de reprodução e dispersão. Dividem-se em Gimonospermas e Angiospermas.


    Fonte: http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_1/3_unidade/material_apoio/texto_fanerogamas.pdf

  • CRIPTÓGAMAS

    Cripto(escondido)

    Gama( gametas)

    As diferenciações entre Criptógamas e Fanerógamas são a presença de fruto e de semente , e ainda o seus órgãos reprodutores pouco visíveis

    LETRA B

    APMVB


ID
2848219
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um organismo multicelular, fotossintetizante, que possui sistema vascular e não possui frutos ou sementes é uma

Alternativas
Comentários
  • Analisando as características dos vegetais, temos:
    As plantas divididas em dois grandes grupos chamados criptógamas (sem sementes) e fanerógamas (com sementes). Estão no grupo das criptógamas as briófitas, únicas plantas sem vasos condutores (musgos) e pteridófitas, com vasos condutores, caule e folhas maiores (samambaias). No grupo das fanerógamas estão as gimnospermas, planta sem flor, com pólen e sementes e as angiospermas, plantas com flores, frutos e sementes. Todos os vegetais são multicelulares e descendem de uma alga verde primitiva. (Amabis & Martho, Biologia moderna, 1991)

    Diante das alternativas,
    A - alga: multicelular ancestral a todos os vegetais terrestres, planta aquática. 
    B - briófita: sem vasos condutores.
    C - pteridófita: todas corretas.
    D - gimnosperma: possui sementes.
    E - angiosperma: possui sementes, frutos e flores.

    Gabarito do professor: C
  • Briófitas: Avasculares, sem frutos, sem sementes

    Pteridófitas: Vasculares, sem frutos, sem sementes

    Gimnosperme: Vasculares, sem frutos, com sementes

    Angiosperme: Vasculares, com fruto e com sementes

    LETRA C

    APMBB


ID
3046777
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas e as plantas vasculares compartilham um número de características que as distinguem das carófitas (algas verdes). Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS, segundo Raven et al. (2011):


I. A presença de gametângios masculinos e gametângios femininos, chamados de anterídios e arquegônios, respectivamente, com uma camada protetora de células estéreis conhecida como envoltório.

II. A retenção do zigoto e do embrião multicelular em desenvolvimento ou do esporófito jovem dentro do arquegônio ou gametófito feminino.

III. A presença de um esporófito diploide multicelular, que resulta em um aumento do número de meiose e do número de esporos que podem ser produzidos após cada evento de fecundação.

IV. Os esporângios multicelulares que são constituídos por um envoltório de células estéreis e um tecido interno produtor de esporos (esporógeno).

V. Meiósporos com a parede contendo esporopolenina, que resiste à decomposição e à dessecação.

VI. Tecidos produzidos por um meristema apical.

Alternativas
Comentários
  • TECIDOS produzidos por um meristema apical? Acredito que o gabarito esteja ERRADO. Briófitas não possuem tecidos, por essa razão são consideradas plantas talófitas.


ID
3046780
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F). Segundo Raven et al. (2011), em relação à estrutura de briófitas:


( ) Os gametângios de algumas hepáticas e musgos são diferenciados em filídios e caulídios, pois estes não são folhas e caules verdadeiros porque ocorrem na geração gametofítica e não apresentam xilema e floema.

( ) Os rizoides de musgos são multicelulares, cada um consistindo em uma fileira linear de células, enquanto os de hepáticas e antóceros são unicelulares.

( ) Os rizoides das briófitas geralmente servem apenas para ancorar as plantas, porque a absorção de água e íons inorgânicos ocorre direta e rapidamente através de todo o gametófito.

( ) As células dos tecidos das briófitas estão interligadas por plasmodesmos. Os plasmodesmos das briófitas são semelhantes aos das plantas vasculares porque possuem o componente interno conhecido como desmotúbulo.

( ) Na maturidade, o esporófito da maioria das briófitas consiste em um pé que permanece inserido no arquegônio, uma seta e uma cápsula ou esporângio.


Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo:

Alternativas

ID
3046783
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas que tratam sobre briófitas, segundo Raven et al. (2011):


I. Os gametófitos de Marchantia são unissexuados e os gametófitos masculinos e femininos são facilmente separados por seus gametóforos distintos. Os anterídios originam-se em gametóforos com a parte superior discoide, chamados anteridióforos, enquanto os arquegônios originam-se em gametóforos com a parte superior com a forma semelhante a um guarda-chuva, chamados arquegonióforos.

II. A fragmentação é o principal meio de reprodução assexuada nas hepáticas, mas outro mecanismo amplamente difundido é a produção de gemas. Em Marchantia, as gemas são produzidas em estruturas especiais em forma de taça, chamadas conceptáculos, localizadas na superfície dorsal do gametófito.

III. O esporófito dos Anthoceros é uma estrutura ereta e alongada, consistindo em um pé e em uma cápsula longa e cilíndrica ou esporângio. Um aspecto único dos esporófitos dos antóceros é que muito cedo, no seu desenvolvimento, um meristema ou zona com células em divisão ativa forma-se entre o pé e o esporângio.

IV. As diferenças mais evidentes entre a classe Sphagnidae e outros musgos são: o protonema pouco comum, a morfologia peculiar do gametófito e o mecanismo de abertura explosivo do opérculo.

V. Em muitos musgos, os caulídios dos gametófitos e dos esporófitos têm um cordão central de tecido condutor de água chamado hadroma. As células condutoras de água são conhecidas como hidroides. Em alguns gêneros de musgos, as células condutoras de substâncias orgânicas, também conhecidas como leptoides, circundam de hidroides.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta E - I, II, III, IV, V


ID
3046786
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), no que se refere ao ciclo de vida de um musgo, segundo Raven et al. (2011):


( ) O zigoto se divide meioticamente, formando o esporófito.

( ) Os anterozoides são liberados do anterídio maduro e, ao chegar próximo a um arquegônio, são quimicamente atraídos para o canal do colo.

( ) A mitose ocorre dentro da cápsula, resultando na formação dos esporos diploides.

( ) Dentro do arquegônio, um dos anterozoides se funde à oosfera, produzindo o zigoto.

( ) O esporo diploide germina formando um protonema filamentoso ramificado, a partir do qual o gametófito folhoso se desenvolve.


Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • (F) O zigoto se divide meioticamente, formando o esporófito.

    O zigoto divide-se mitoticamente dando origem ao esporófito e os esporos, meioticamente, dando origem ao protonema

    (V) Os anterozoides são liberados do anterídio maduro e, ao chegar próximo a um arquegônio, são quimicamente atraídos para o canal do colo.

    (F) A mitose ocorre dentro da cápsula, resultando na formação dos esporos diploides.

    A mitose ocorre dentro do arquegônio e forma um esporófito (2n).

    (V) Dentro do arquegônio, um dos anterozoides se funde à oosfera, produzindo o zigoto.

    (F) O esporo diploide germina formando um protonema filamentoso ramificado, a partir do qual o gametófito folhoso se desenvolve.

    Os esporos de musgos são haploides, germinando e formando um protonema filamentoso, mas não ramificado.


ID
3046792
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), no que se refere à Filicales, ordem de samambaias homosporadas e leptosporangiadas, segundo Raven et al. (2011):


( ) Comumente, as frondes são compostas, isto é, a lâmina é dividida em folíolo ou pinas, que estão presas na raque, uma extensão do pecíolo da folha.

( ) O gametófito caracteristicamente desenvolve-se rapidamente em uma estrutura, em geral, membranosa, achatada e cordiforme, o protalo, que apresenta numerosos rizoides na região central da superfície inferior.

( ) Os esporos de samambaias Filicales dão origem a gametófitos de vida livre, bissexuados, que são frequentemente encontrados em locais úmidos, tais como nas superfícies de vasos em casa de vegetação.

( ) Os esporângios comumente ocorrem em agrupamentos denominados soros, que podem aparecer como linhas, pontos ou manchas amplas com coloração amarela, alaranjada, castanha ou preta sobre a face inferior de uma fronde.

( ) Em muitos gêneros, os soros jovens são cobertos por apêndices especializados da folha, os indúsios, que podem murchar quando os esporângios estão maduros e prontos pra dispersar seus esporos.


Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Letra C: V-V-V-V-V


ID
3046954
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as afirmativas apresentadas a seguir:


I - As briófitas (musgos, hepáticas e antóceros) são plantas que em geral crescem em locais úmidos nas florestas ou ao longo das margens de cursos d’água ou terras úmidas. No entanto, estes vegetais não estão restritos a tais habitats, sendo muitas espécies deste grupo encontradas em habitats relativamente secos, como desertos.

II - Os antóceros diferem dos musgos e hepáticas pela falta de estômatos.

III - Tanto as briófitas como as plantas vasculares possuem um ciclo de vida basicamente similar, com uma alternância de gerações isomórfica, no qual o gametófito gera o esporófito.

IV - As briófitas também são caracterizadas pela capacidade de ramificar-se intensamente por meio da atividade de meristemas apicais localizados no ápice dos tecidos.

V - Diferindo das plantas vasculares, o esporófito das briófitas é maior que o gametófito e de vida livre. Além disso, o esporófito das briófitas é ramificado e apresenta um único esporângio.

VI - Os rizoides das briófitas geralmente servem para ancorar as plantas, porque a absorção de água e íons inorgânicos ocorre direta e rapidamente através de todo o esporófito.


Está(ão) CORRETA(S) somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • A restrição a locais úmidos deve-se à ausência dos vasos condutores e também à dependência da água para reprodução, assim no caso de briófitas que habitam regiões de deserto tem o seu anterozóide modificado. Os musgos são muito utilizados para decoração em aquários, as briófitas só não possuem representantes marinhas

  • III - Tanto as briófitas como as plantas vasculares possuem um ciclo de vida basicamente similar, com uma alternância de gerações isomórfica, no qual o gametófito gera o esporófito. ERRADO

    Todas as plantas apresentam um alternância de gerações dita heteromórfica, quando as formas do gametófito e do esporófito não são idênticas. Entretanto, as brióftas tem um ciclo que difere razoavelmente das demais plantas vasculares: somente nelas, o gametófito é a fase duradoura (a planta é o gametófito). Em pteridófitas e todas as outras, fase duradoura é o esporófito.

    IV - As briófitas também são caracterizadas pela capacidade de ramificar-se intensamente por meio da atividade de meristemas apicais localizados no ápice dos tecidos. ERRADO

    Brióftas são avasculares, e como a ramificação é uma característica que depende diretamente da capacidade de transporte de fluidos, não são caracterizadas por tal.

    V - Diferindo das plantas vasculares, o esporófito das briófitas é maior que o gametófito e de vida livre. Além disso, o esporófito das briófitas é ramificado e apresenta um único esporângio. ERRADO

    O esporófito em brióftas apresenta um único esporângio e não é ramificado.

    VI - Os rizoides das briófitas geralmente servem para ancorar as plantas, porque a absorção de água e íons inorgânicos ocorre direta e rapidamente através de todo o esporófito. ERRADO

    O erro da alternativa está em dizer que a absorção ocorre atráves do esporófito. É, na verdade, através do gametófito, fase duradoura em brióftas.

  • III - Tanto as briófitas como as plantas vasculares possuem um ciclo de vida basicamente similar, com uma alternância de gerações isomórfica, no qual o gametófito gera o esporófito. ERRADO

    Todas as plantas apresentam um alternância de gerações dita heteromórfica, quando as formas do gametófito e do esporófito não são idênticas. Entretanto, as brióftas tem um ciclo que difere razoavelmente das demais plantas vasculares: somente nelas, o gametófito é a fase duradoura (a planta é o gametófito). Em pteridófitas e todas as outras, fase duradoura é o esporófito.

    IV - As briófitas também são caracterizadas pela capacidade de ramificar-se intensamente por meio da atividade de meristemas apicais localizados no ápice dos tecidos. ERRADO

    As plantas vasculares são caracterizadas pela capacidade de ramificar-se intensamente por meio da atividade de meristemas apicais localizados no ápice de caules e ramos. Nas briófitas, por outro lado, o aumento do comprimento do esporófito é subapical, ou seja, ele ocorre abaixo do ápice do caule. Além do mais, cada esporófito de briófita não é ramificado e produz um único esporângio. Diferentemente, os esporófitos ramificados das plantas vasculares produzem esporângios múltiplos.

    V - Diferindo das plantas vasculares, o esporófito das briófitas é maior que o gametófito e de vida livre. Além disso, o esporófito das briófitas é ramificado e apresenta um único esporângio. ERRADO

    O esporófito em brióftas apresenta um único esporângio e não é ramificado, no entanto, é a presença de um gametófito geralmente maior e de vida livre e um esporófito que está permanentemente ligado ao seu gametófito parental, do qual é nutricionalmente dependente. Por outro lado, as plantas vasculares possuem esporófitos de vida livre, que são maiores que os gametófitos. 

    VI - Os rizoides das briófitas geralmente servem para ancorar as plantas, porque a absorção de água e íons inorgânicos ocorre direta e rapidamente através de todo o esporófito. ERRADO

    A absorção ocorre atráves do gametófito, fase duradoura em brióftas.

  • Gabarito: letra A.

    Qual o erro do item II?


ID
3071938
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


"Musgo renasce 1.500 anos depois de ficar congelado na Antártica. Pesquisa descreveu pela 1ª vez espécie que sobreviveu por longo tempo.

Um musgo na Antártica renasceu após passar mais de 1.500 anos sob uma camada de gelo, um recorde que marca o maior ciclo vital de qualquer planta conhecida, revelou um estudo feito por cientistas britânicos e divulgado esta semana nos Estados Unidos.

Os cientistas capturaram amostras das profundezas de um banco de musgos congelados na Antártica. Eles cortaram os núcleos destas plantas e os colocaram em uma incubadora, a temperaturas e níveis de luz que estimulariam seu crescimento em condições normais.

Depois de algumas semanas, o musgo começou a crescer.”

Disponível em:<http://www.sobioloaia.com.br/conteudos/noticias/noticia18.php>


Sobre os musgos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Todo ser vivo classificado no reino vegetal é eucarionte, pluricelular e autótrofo fotossintetizante. Os vegetais considerados verdadeiros apresentam uma característica que os diferencia das algas: o desenvolvimento do embrião é protegido por uma estrutura reprodutiva da célula mãe. As briófitas compreendem os musgos, plantas sem vasos condutores de seiva; as pteridófitas compreendem as samambaias, com vasos condutores, caule e folhas maiores; as gimnospermas possuem como exemplo as araucárias, plantas sem flor, mas com pólen e sementes; e as angiospermas podem ter como exemplo as tulipas, plantas com flores, frutos e sementes. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)


    Analisando as opções sobre os musgos:
    a) sua reprodução depende da água e não pertencem ao grupo das pteridófitas, mas sim das briófitas. Incorreta.
    b) não pertencem ao grupo das pteridófitas, mas sim das briófitas. Incorreta.
    c) pertencem ao grupo das briófitas e não das gimnospermas, e dependem da água para reprodução. Incorreta.
    d) pertencem ao grupo das briófitas, são plantas de pequeno porte e sua reprodução sexuada depende de água para levar o gameta masculino ao encontro do gameta feminino. Correta.
    e) são plantas de pequeno porte e dependem da água para a reprodução. Incorreta.

    Gabarito do professor: D.
  • As briófitas são, portanto, plantas avasculares.

    Os representantes desse grupo (musgos, hepáticas e antóceros), apresentam, em sua grande maioria, estrutura corporal com apenas poucos centímetros.

    A absorção de água e sais minerais nas briófitas é feita por toda a superfície da planta e elas não formam órgãos especializados como raízes, folhas e caules. A estrutura básica de uma briófita é formada por rizoides, cauloides e filoides. Por serem bastante dependentes da água, principalmente para a reprodução, as briófitas são encontradas em ambientes úmidos como a superfície de rochas ou troncos.

    LETRA D

  • Os musgos são briófitas, já que possuem um pequeno tamanho e uma necessidade de água para sua reprodução. O seu pequeno tamanho se justifica por ser uma planta avascular.

    LETRA D

    APMBB

  • Os musgos pertencem ao grupo da briófitas, plantas de pequeno porte e que dependem da água para a reprodução sexuada, para que os gametas masculinos (anterozoides flagelados) se encontrem com o gameta feminino (oosfera) e ocorra a fecundação. 


ID
3163480
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um famoso programa de decoração na televisão, um paisagista recomendou o uso de samambaias para os ambientes internos da casa e ciprestes para o jardim externo. As plantas recomendadas pelo paisagista são exemplos de vegetais classificados, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Samambaia, avencas, xaxim, cavalinha, são exemplos de plantas PTERIDÓFITAS são terrestres e gostam de lugares úmidos. Possuem raíz, caule e folha. São plantas vascularizadas com xilema e floema, mas não possuem semente. As GMINOSPERMAS são plantas vascularizadas e com sementes (nuas), ou seja, a semente não se desenvolve dentro de um fruto. Também não possuem flores. Há presença do estróbilo (cones) que são chamados de flores, mas que na verdade são estruturas relacionadas com a reprodução e tem a capacidade de produzir esporos. Fazem parte desse grupo araucárias, pinheiros e sequóias, cicadófitas (cicas).

  • Cipreste é um grupo de  da família Crupressaceae

    As coníferas, da Divisão Coniferophyta, pertencem ao grupo das gimnospermas. As  são  que possuem sementes, porém não apresentam  ou .

    Fonte: infoescola


ID
3236086
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo haplodiplobionte de um musgo o:

Alternativas
Comentários
  • gametófito é haploide, pois se origina da germinação de um esporo haploide.

    E o esporófito é diploide, pois se origina da fecundação da OOSFERA pelo anterozoide.


ID
3383908
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo haplodiplobionte de uma samambaia, a meiose espórica ocorre no:

Alternativas
Comentários
  • Ocorre nos soros estes que são compostos por esporângios que ao sofrer meiose originam os esporos (N) que formaram um prótalo monoico.

  • Haplodiplobionte → alternância de gerações entre haploide e diploide

    Samambaia → pteridófita

    A meiose, nessas plantas, ocorre nos soros do esporófito (2n).

    a) Anterídeo → é o gametófito masculino (n). forma os gametas por mitose

    b) Arquegônio → é o gametófito feminino (n). forma os gametas por mitose

    c) Protalo → é a planta haploide (n) e monoica. de curta duração

    d) Rizoma → é o caule do esporófito. apesar de ser (2n), não é estrutura reprodutiva

    e)

    Nível de Dificuldade : Difícil


ID
3441280
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas são seres que em geral crescem em locais úmidos nas florestas temperadas e tropicais ou ao longo das margens de cursos d’água ou terras úmidas, mas muitas espécies podem ser encontradas em lugares secos como os desertos.

Elas são importantes colonizadoras iniciais de superfícies de rochas e solos nus. São muito sensíveis à poluição do ar, e geralmente estão ausentes ou representados apenas por poucas espécies em áreas bastante poluídas.
(Adaptado de RAVEN, Peter H; EVERT, Ray F; EICHHORN, Susan E. Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.)

A respeito das briófitas, analise as afirmativas a seguir: 

I – Todas são dioicas.
II – Há espécies dioicas e há espécies monoicas.
III – A fase gametofítica é diploide.
IV – Os esporófitos crescem sobre os gametófitos.
V – Muitas briófitas se reproduzem assexuadamente por fragmentação. 

Estão corretas, apenas, as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • As plantas são seres vivos classificados no reino vegetal e são eucariontes, pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes (produzem seu próprio alimento pela fotossíntese). Todos os vegetais descendem de uma alga primitiva. As briófitas são avasculares, as pteridófitas são vasculares com folhas maiores, as gimnospermas são vasculares, com pólen e sementes, e as angiospermas são vasculares, com pólen, sementes, frutos e flores. As briófitas possuem em seu ciclo reprodutivo a fase do gametófito (haploide) como duradoura. O anterozoide (anterídio) chega ao arquegônio e nada até a oosfera, onde ocorre a fecundação. O embrião forma um esporófito (diploide) que cresce sobre o gametófito e depende dele para sua nutrição. As células mãe geradas depois da fecundação originam esporos haploides que são arrastados pelo vento e germinam, permanecendo o gametófito. O sexo pode ser separado ou não, e muitas briófitas realizam reprodução assexuada com pequenos pedaços de planta que se soltam. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    De acordo com as afirmativas da questão:
    I – Todas são dioicas. A maioria das briófitas são dioicas, mas podem ser monoicas também. Errada. 
    II – Há espécies dioicas e há espécies monoicas. Certa.
    III – A fase gametofítica é diploide. Essa fase é haploide, o esporófito que é diploide. Errada.
    IV – Os esporófitos crescem sobre os gametófitos. Certa.
    V – Muitas briófitas se reproduzem assexuadamente por fragmentação. Certa.
    A opção correta é:
    a) I – III – IV. Incorreta.
    b) II – III – IV. Incorreta.
    c) I – III – V. Incorreta.
    d) II – IV – V. Correta.
    e) I – IV – V. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    -CR7

  • d

  • O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.

ID
3792004
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito das características gerais das briófitas.

Alternativas

ID
3793309
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as relações filogenéticas em plantas assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3796786
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas e as pteridófitas, representadas, respecticamente, pelos musgos e pelas samambaias, são vegetais que compartilham algumas características comuns. Dentre estas, destacam-se a preferência por solos úmidos, ambientes geralmente pouco iluminados, dependência da água para que ocorra a fecundação e reprodução com alternância de gerações. Entretanto, a alternância de geração apresenta peculiaridades em cada um dos grupos.

I. Esporófito diplóide persistente, independente do gametófito.
II. Esporófito diplóide efêmero e dependente do gametófito.
III. Gametófito haplóide persistente e independente do esporófito.
IV. Gametófito haplóide efêmero e independente do esporófito.
V. Os esporos germinam formando gametófitos geralmente monóicos.
VI. Os esporos germinam formando gametófitos geralmente dióicos.

Assinale a alternativa correta em relação às respectivas características.

Alternativas

ID
3810757
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Colonizando as margens e invadindo os continentes, as plantas evoluem transformando os solitários espaços terrestres em palcos de permanentes espetáculos, dos quais somente os homens podem ser verdadeiros expectadores. Nesse contexto evolutivo, o surgimento das plantas vasculares foi um marco decisivo na história evolutiva da vida, com profundas repercussões sobre a Biosfera.

A entrada das Pteridófitas no cenário das terras emersas, a partir dos migrantes dos mares primitivos, consolida a adaptação dos organismos clorofilados à vida terrestre, enfrentando grandes desafios.

Dentre as respostas a esses desafios, é correto identificar

Alternativas

ID
3822769
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Reino Plantae é constituído por diferentes grupos de plantas, nos quais se encontram as pteridófitas. A respeito dessa planta, assinale a opção que contém somente exemplos de pteridófitas.

Alternativas

ID
3825253
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As pteridófitas são os primeiros vegetais vascularizados. Podemos dizer que são as primeiras plantas com raiz, caule e folha verdadeiros. A maioria das espécies é terrestre e habita lugares úmidos e sombrios. Também chamadas popularmente de samambaias, essas plantas podem se reproduzir tanto assexuadamente como sexuadamente. Considerando o ciclo reprodutivo das samambaias é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está incorreto.

    A letra C é inviável pois o prótalo é o indivíduo haploide, fase efêmera do gametófito. O prótalo possui tanto o anterídio (estrutura "masculina" com anterozoides haploides), quanto o arquegônio (estrutura "feminina" com oosferas haploides), realizando assim fecundação dos gametas (reprodução sexuada), formando-se o zigoto (2n) que dará origem a um indivídio diploide, fase dominante do esporófito. É o esporófito que produz esporos.

    A letra D, por sua vez, é a resposta certa.


ID
3839986
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Reino Vegetal é formado por diferentes tipos de plantas. Nesse Reino, a principal característica que diferencia samambaias e cajueiros é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    As samambais são pteridófitas, e as mesmas não produzem sementes, diferentemente das angiospermas (cajueiro), que além deproduzirem as sementes, também produzem diversos frutos.

    CAVEIRA!


ID
3842512
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vegetais são classificados quanto a presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores são chamadas de criptógamas, já as plantas com flores são chamadas de fanerógamas. As plantas também podem ser classificadas em traqueófitas ou atraqueófitas, ou seja, que apresentam ductos de condução da seiva e as que não apresentam, respectivamente. A respeito das plantas traqueófitas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "D": Os musgos são  pequenas e sem  que normalmente se desenvolvem em locais úmidos e sombreados. Existem mais de 10 mil espécies, ou tipos, de musgo no mundo inteiro. Eles pertencem ao grupo de plantas chamadas briófitas.

    Fonte:https://escola.britannica.com.br/artigo/musgo/481968#:~:text=Os%20musgos%20s%C3%A3o%20plantas%20pequenas,grupo%20de%20plantas%20chamadas%20bri%C3%B3fitas.

    No Brasil são encontradas mais de 1000 espécies de pteridófitas, sendo possível citar como representantes desse grupo as samambaias e as cavalinhas.Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pteridofitas.htm

    Pinheiros-As gimnospermas foram as primeiras plantas a produzirem uma estrutura protetora para o embrião (a semente), além de não apresentarem uma dependência direta da água para sua reprodução.te Estão dentro do grupo das traquófitas ou também denominadas pteridófilas.Fonte:https://www.infoescola.com/biologia/plantas-vasculares/


ID
3893335
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Plantas avasculares apresentam as seguintes características adaptativas:

Alternativas

ID
4015720
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o processo evolutivo das plantas, ficou marcada a transição do meio aquático para o terrestre. Algumas adaptações surgiram, tais como vasos condutores, flor, tubo polínico, sementes e frutos.

Briófitas Pteridífitas Gimnospermas Angiospermas
A B C D


Considerando a sequência evolutiva representada acima, é correto afirmar que o surgimento

Alternativas
Comentários
  • Ué, D que é angiospermas foi quando surgiu as flores, né não?


ID
4023094
Banca
UEPA
Órgão
UEPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas são plantas criptogâmicas avasculares que podem ser úteis para o homem. A formação de "tapetes" de muitas espécies promove a absorção e retenção de água e uma diminuição no impacto da gota da chuva. Várias espécies habitam as margens dos rios, absorvendo a água e retendo partículas do solo em suspensão. Existem espécies que têm a capacidade de concentrar metais pesados, como o mercúrio, e outras, de reter poluentes do ar.

"Ciência Hoje", v.16, n.91, junho de 1993 [adapt.]

São características das briófitas apresentarem

Alternativas
Comentários
  • Característica muito presente das briófitas é a necessidade da água para sua fecundação e a fase gametófita predominante.

    GAB E

    APMBB


ID
4047382
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Briófitas e Pteridófitas são denominadas plantas criptogâmicas, o que significa que são plantas que não têm flores.

A respeito desses dois grupos de vegetais, são feitas as seguintes afirmações.

I. Nas Pteridófitas, a meiose é espórica, enquanto que nas Briófitas ela é gamética.
II. Nas Briófitas, o gametófito é mais desenvolvido do que o esporófito e nas Pteridófitas é o inverso.
III. Nas Pteridófitas, há tecidos condutores especializados, enquanto que nas Briófitas eles não existem.
IV. Nas Pteridófitas, o esporófito é sempre diploide, enquanto que nas Briófitas ele é sempre haploide.

Estão corretas, apenas,

Alternativas

ID
4048426
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da reprodução nos 4 grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), é correto afirmar que

Alternativas

ID
4049878
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando a diversidade de plantas e suas características morfológicas e reprodutivas, assinale o que for correto

No ciclo de vida das algas macroscópicas e das briófitas, a fase esporofítica é mais desenvolvida e persistente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    No ciclo de vida das algas macroscópicas e das briófitas, a fase esporofítica é mais desenvolvida e persistente.

    gametofítica!


ID
4049887
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando a diversidade de plantas e suas características morfológicas e reprodutivas, assinale o que for correto

Colênquima e esclerênquima são tecidos condutores presentes nos caules e nas raízes das briófitas e das pteridófitas.

Alternativas

ID
4050472
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando que uma das feições mais características da cobertura vegetal do Estado do Paraná são os “Campos Gerais”, é correto afirmar que 

as gramíneas, como todas as plantas, apresentam o ciclo de vida diplobionte, com alternância de fases haploides e diploides.

Alternativas

ID
4052665
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale o que for correto sobre os diversos grupos de organismos vivos.

Pteridófitas são plantas dotadas de tecidos vasculares, mas não formam sementes.

Alternativas

ID
4052668
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale o que for correto sobre os diversos grupos de organismos vivos.

Os órgãos reprodutores das gimnospermas e das angiospermas são, respectivamente, os estróbilos e as flores.

Alternativas

ID
4052671
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale o que for correto sobre os diversos grupos de organismos vivos.

Em briófitas, o gametófito haplóide é a geração mais desenvolvida e persistente.

Alternativas

ID
4058113
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao avaliar uma espécie de gramínea existente numa área que seria destinada a pastagem, um agrônomo observou que a população era constituída de 60% de plantas com folhas largas e que o restante eram plantas com folhas estreitas. O agrônomo concluiu, então, que, nessa população de gramíneas,

Alternativas

ID
4058116
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma região de mata, um dos efeitos causados pela redução da quantidade de chuva é o prejuízo à reprodução dos vegetais.

O grupo vegetal cuja reprodução é mais prejudicada pela redução da quantidade de chuva é o das

Alternativas

ID
4077673
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na transição pteridófitas-gimnospermas, ocorreram diferenças marcantes entre esses dois grupos vegetais. Podemos dizer que as aquisições evolutivas mais evidentes das gimnospermas são:

I O surgimento da semente.
II Na fecundação, há independência completa de água do meio externo.
III Os micrósporos germinam apenas numa pequena abertura denominada micrópila.
IV É o primeiro grupo vegetal a conquistar o meio terrestre.
V O corpo vegetativo é denominado esporófito.

A(s) opção(ões) correta(s) é(são)

Alternativas

ID
4114405
Banca
UEAP
Órgão
UEAP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas são plantas criptogâmicas avasculares que podem ser úteis para o homem. A formação de "tapetes" de muitas espécies promove a absorção e retenção de água e uma diminuição no impacto da gota da chuva. Várias espécies habitam as margens dos rios, absorvendo a água e retendo partículas do solo em suspensão. Existem espécies que têm a capacidade de concentrar metais pesados, como o mercúrio, e outras, de reter poluentes do ar.

"Ciência Hoje", v.16, n.91, junho de 1993 [adapt.]


São características das briófitas apresentarem

Alternativas

ID
4117996
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A restrição das briófitas a ambientes úmidos também está ligada ao fato de elas dependerem da água para a reprodução sexuada, pois seus gametas masculinos, chamados anterozoides, são flagelados, deslocando-se apenas em meio líquido. Ao atingir o gameta feminino, chamado oosfera, forma ao zigoto, que é imóvel. (LOPES, 2008. p. 444)


Em relação à adaptação dos grupos vegetais ao ambiente terrestre ao longo de sua história evolutiva, pode-se considerar:

Alternativas

ID
4126444
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os primeiros organismos clorofilados a saírem das águas foram provavelmente as algas verdes. A passagem das algas verdes às primeiras plantas aéreas é mal conhecida, porém os mais antigos traços de vegetais especificamente terrestres datam de 470 milhões de anos — característicos das pequenas plantas com esporos, não vascularizadas, comparáveis aos musgos e hepáticas atuais ainda muito dependentes do meio úmido. (COURBON, 2010, p. 32).


A sobrevivência “do clorofilado”, na transição das águas para os ambientes terrestres, teria sido preliminarmente condicionada

Alternativas
Comentários
  • as briófitas, primeiras plantas, não possuem raízes


ID
4126447
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Colonizando as margens e invadindo os continentes, as plantas evoluem transformando os solitários espaços terrestres em palcos de permanentes espetáculos, dos quais somente os homens podem ser verdadeiros expectadores. Nesse contexto evolutivo, o surgimento das plantas vasculares foi um marco decisivo na história evolutiva da vida, com profundas repercussões sobre a Biosfera.

A entrada das Pteridófitas no cenário das terras emersas, a partir dos migrantes dos mares primitivos, consolida a adaptação dos organismos clorofilados à vida terrestre, enfrentando grandes desafios.


Dentre as respostas a esses desafios, é correto identificar

Alternativas

ID
4130410
Banca
UNIVIÇOSA
Órgão
UNIVIÇOSA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O paisagista deseja,para ornamentação, uma espécie de planta que tenha reprodução assexuada, já que seus descendentes são exatamente iguais à geração parental. Dessa forma, a planta possui rizoide, cauloide, filoides e gametângios, com ausência de vasos condutores, reprodução com alternância de gerações e o gametófito com fase dominante.


As características citadas acima referem-se a

Alternativas
Comentários
  • Ausência de vasos condutores e gametófito como fase dominante = briófitas.

  •  ''com ausência de vasos condutores''

    única que não tem são as briófitas

    GAB A

    APMBB


ID
4193119
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um organismo multicelular, fotossintetizante, que possui sistema vascular e não possui frutos ou sementes é uma

Alternativas
Comentários
  • letra c- https://www.etapa.com.br/etaparesolve/etaparesolve/2019/Fuvest/1Fase_327/correcao/conhecimentosgerais/28.pdf

  • Pteridófitas não possuem frutos nem sementes, mas possuem sistemas de vascularização de seiva.

    Os únicos grupos de plantas que possuem sementes são gimnospermas e angiospermas.

    O único grupo que possui fruto é o de angiospermas.


ID
4200376
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Registros fósseis indicam que as pteridófitas já eram comuns desde o período Carbonífero, há cerca de 360 milhões de anos. No Carbonífero superior, a vegetação da Terra era, em grande parte, dominada por pteridófitas de grande porte. Estas chegavam a medir cerca de 8 metros de altura, assemelhando-se a árvores. Atualmente, existem cerca de 11.000 espécies de pteridófitas. Existem desde espécies muito pequenas até algumas que chegam a atingir mais de 20 metros de comprimento, cujas folhas possuem mais de 5 metros!
Pteridófitas: características e reprodução. Educação Uol, 23 set. 2009. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/pteridofitas-caracteristicas-ereproducao.htm. Acesso em 25 de jul. 2018.

O texto acima reporta a uma característica exibida pelas pteridófitas, não evidenciada em briófitas, que se deve

Alternativas
Comentários
  • As pteridófitos possuem vasos condutores que levam nutrientes mais rápido e mais longe das raízes, o que possibilita uma maior estatura da planta.

  • As pteridófitas possuem RAÍZES, diferentemente das briófitas que possuem Rizóide


ID
4212358
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As pteridófitas são portadoras de tecidos condutores de seiva e redução da fase gametofítica, com o esporófito tornando-se a fase dominante no ciclo de vida. Os esporófitos das pteridófitas apresentam dois tipos de tecido condutor bem diferenciados: o xilema e o floema. Leia com atenção as afirmações a seguir:

I - O xilema transporta água e sais minerais das raízes até as folhas. O floema transporta uma solução de açúcares e outros compostos orgânicos elaborados nas folhas às demais partes da planta.
II - A solução de água e sais transportada pelo xilema constitui a seiva bruta; A solução de substâncias orgânicas produzida nas folhas e transportada pelo floema constitui a seiva elaborada.
III - O floema transporta agua e sais minerais das raízes até as folhas. O xilema transporta uma solução de açúcares e outros compostos orgânicos elaborados nas folhas às demais partes da planta.
IV - Solução de água e sais transportada pelo xilema constitui a seiva elaborada; A solução de substâncias orgânicas produzida nas folhas e transportada pelo floema constitui a seiva bruta.

São afirmações corretas:

Alternativas
Comentários
  • A) o xilema transporta água e sais minerais da raiz até a folha e o floema é responsável pelo transporte de solução de açucares e outros compostos até as demais partes da plantas

    sim, a solução de sais e água transportada pelo xilema constitui a seiva bruta


ID
4822507
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Nas pteridófitas, a raiz se desenvolve a partir da semente.

II. O reino Protista é formado por seres unicelulares e eucariontes.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As pteridófitas não possuem sementes, flores e frutos.

    O reino Protista inclui seres eucariontes, heterotróficos ou autotróficos, pluricelulares ou unicelulares.

  • A princípio achei que o item II estava correto , mas me esqueci das algas multicelulares....


ID
4887217
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As plantas classificadas como avasculares geralmente não atingem grandes alturas e se caracterizam pela

Alternativas
Comentários
  • Todas as opções apresentam características de plantas avasculares, contudo algumas destas se apresentam em plantas vasculares também, especificamente:

    A - Ausência de sementes e frutos

    Se encontra também em plantas vasculares como pteridófitas e gimnospermas

    B - Alternância de gerações na reprodução

    Também é uma característica de pteridófitas

    C - Dependência de água para a reprodução

    Assim como a anterior, se encontra também em pteridpofitas

    D - Ineficiência no transporte de substâncias

    É característica exclusiva das briófitas (avasculares), justamente pela ausência de vasos condutores de seiva.


ID
4931947
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Amido, glicogênio e celulose são exemplos de polissacarídeos.
II. Nas pteridófitas, a raiz se desenvolve a partir da semente.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Em vegetais sem sementes, como as pteridófitas, a raiz se desenvolve a partir dos primeiros estágios de crescimento do esporófito.

  • LETRA B

    Pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, que apresentam vasos condutores de seiva. Essas plantas não possuem flores, sementes ou frutos e sua reprodução é dependente de água, uma vez que apresentam anterozoides flagelados que precisam nadar até a oosfera para que a fecundação ocorra.


ID
4944028
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. As pteridófitas fazem parte do reino Plantae.
II. A membrana plasmática não possui a função de proteger as estruturas celulares.
III. Na exosfera ocorrem fenômenos naturais como chuvas, neves, ventos e relâmpagos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. As pteridófitas fazem parte do reino Plantae.

     

    II. A membrana plasmática não possui a função de proteger as estruturas celulares. (Protege a célula contra a ação de diversos agentes;)

    III. Na exosfera ocorrem fenômenos naturais como chuvas, neves, ventos e relâmpagos. (A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, sendo a região em que vivemos e onde ocorrem os fenômenos meteorológicos.)

    MUNIZ, Carla. Dostoiévski: biografia e resumo das principais obras. Toda Matéria, 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dostoievski/. Acesso em: 25 set. 2019.


ID
4949707
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Classifique as afirmativas abaixo em verdadeiras ou falsas concernente às Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

I - As Pteridófitas, que são plantas avasculares, formam estruturas denominadas anterídios e arquegônios. Nos anterídios desenvolvem-se os anterozóides, e nos arquegônios, a oosfera. Samambaias e Avencas são representantes desse grupo.

II - As Briófitas caracterizam-se por ser avasculares e por apresentarem alternância de geração no ciclo reprodutivo, sendo a fase dominante representada pelo gametófito. Além disso, a reprodução dessas plantas ocorre somente na presença de água.

III - As Gimnospermas são plantas vasculares que apresentam frutos, entretanto, são desprovidas de sementes, sendo a reprodução via brotamento. O pinhão é um fruto proveniente de algumas espécies de plantas pertencentes a esse grupo.

IV - As Angiospermas são vasculares e apresentam dupla fecundação, isto é, um de seus núcleos espermáticos se juntará à oosfera, gerando o zigoto; e o segundo núcleo espermático se juntará aos dois núcleos polares, originando o endosperma.

As afirmativas verdadeiras são:

Alternativas
Comentários
  • I) PTERIDÓFITAS SÃO VASCULARES (APRENSETAM TECIDO CONDUTOR DE SEIVA - XILEMA E FLOEMA)

    II) CORRETO.

    III) NAS GIMNOSPERMAS, HÁ A PRESENÇA DE SEMENTE PROTEGENDO O EMBRIÃO, PORÉM NÃO HÁ FRUTO PROTEGENDO A SEMENTE, COMO NAS ANGIOSPERMAS.

    IV) CORRETO


ID
4992313
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Pesquisadores da UNEMAT e da UnB têm investigado a diversidade das briófitas do cerrado mato-grossense. Algumas espécies ainda desconhecidas pela comunidade científica estão em processo de descrição.

Sobre as briófitas, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares. As briófitas são geralmente pequenas e encontradas com mais frequência em locais úmidos, apesar de ocorrerem também em outras regiões. A seguir, falaremos mais a respeito desse grupo de plantas.

    Na reprodução sexuada das briófitas ocorre a alternância de duas gerações: uma esporofítica (produz esporos) e outra gametofítica (produz gametas). A geração esporofítica é diplóide (2n) e, dependente da geração gametofítica, fase haplóide (n).


ID
5063326
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere três espécies de plantas (X, Y e Z) e suas características:


- A planta X não possui flores, mas é polinizada pelo vento. Além disso, não possui frutos, mas suas sementes são dispersas por aves.

- A planta Y não possui flores, nem sementes, nem frutos.

- A planta Z possui flores e é polinizada por aves. Além disso, possui frutos e suas sementes são dispersas por aves.


A que grupos pertencem as plantas X, Y e Z, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Lembrem da ordem evolutiva das plantas : Briófitas, Pteridófitas, Gimnosperma, Angiosperma.

    A primeira é a mais simples de todas e a última a mais complexa.

    Briófitas não possuem vasos condutores,nem sementes,flores ou frutos. (e necessitam da água pra reprodução)

    Pteridófitas possuem vasos condutores, mas sem sementes,flores ou frutos. (também dependem da água)

    Gimnospermas possuem vasos condutores, possuem sementes mas não têm flores nem frutos. (não depende de água. Reprodução pode ser feita por polinização)

    Angiospermas possuem vasos condutores,sementes,flores e frutos. Também não dependem da água.

    Letra B

  • Briófita → Pteridófita → Gimnosperma → Angiosperma

    A etimologia ajuda a alinhavar na memória os contornos gerais da classificação do reino vegetal:

    Esperma vem do grego e significa "semente". Logo, briófitas e pteridófitas não possuem sementes. Gimnospermas e Angiospermas, por outro lado, possuem.

    Gimnos, igualmente do grego, quer dizer "nu" → a "semente nua" das gimnospermas quer dizer que elas não possuem frutos.

    Angios, por sua vez, diz respeito a "vaso" ou "bolsa" → a semente das angiospermas está envolvida por uma bolsa, o fruto.

    Gabarito : (B)

  • A questão cita características referentes a três espécies de plantas e pede que sejam classificadas em seus respectivos grupos, de acordo com suas características. Todas as plantas podem ser classificadas em criptógamas e fanerógamas. As criptógamas (briófitas e pteridófitas) não produzem flores nem sementes, e não possuem órgãos reprodutivos aparentes. As fanerógamas (gimnospermas e angiospermas) possuem órgãos reprodutores visíveis onde formam sementes com embriões. As briófitas não apresentam vasos condutores (avasculares) nem flores, sementes ou frutos. As pteridófitas apresentam vasos condutores (vasculares), conferindo maior desenvolvimento do caule e das folhas. As gimnospermas são vasculares e apresentam sementes e pólen, mas não possuem frutos ou flores. As angiospermas também são vasculares e apresentam sementes, pólen, frutos e flores adaptadas com órgãos reprodutores masculinos ou femininos. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)
    De acordo com as características apresentadas:
    - A planta X não possui flores, mas é polinizada pelo vento. Além disso, não possui frutos, mas suas sementes são dispersas por aves. Gimnospermas.
    - A planta Y não possui flores, nem sementes, nem frutos. Pteridófitas.
    - A planta Z possui flores e é polinizada por aves. Além disso, possui frutos e suas sementes são dispersas por aves. Angiospermas.


    Fonte da imagem: site guiadoestudante.abril.com.br




    A que grupos pertencem as plantas X, Y e Z, respectivamente?



    A) Pteridófitas, angiospermas e gimnospermas. As pteridófitas não possuem sementes, as angiospermas apresentam flores e frutos, e as gimnospermas não possuem flores. Incorreta.

    B) Gimnospermas, pteridófitas e angiospermas. As gimnospermas possuem sementes e não possuem flores e frutos, as pteridófitas não possuem sementes, frutos ou flores, e as angiospermas apresentam flores, frutos e sementes com polinização que pode ser realizada por aves. CORRETA.

    C) Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As pteridófitas não possuem sementes, as gimnospermas apresentam sementes, e as angiospermas apresentam flores, frutos e sementes com polinização que pode ser realizada por aves (única planta corretamente identificada). Incorreta.

    D) Angiospermas, gimnospermas e pteridófitas. As angiospermas apresentam flores, frutos e sementes, as gimnospermas possuem sementes, e as pteridófitas não apresentam flores, frutos ou sementes. Incorreta.

    E) Gimnospermas, angiospermas e pteridófitas. As gimnospermas possuem sementes e não possuem flores e frutos (certo), as angiospermas apresentam flores e frutos e as pteridófitas não apresentam flores, frutos ou sementes. Incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Questãozinha fácil para quem está estudando para a USP, não errem essas!!!!!


ID
5118619
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo haplodiplobionte de um musgo, os anterozoides e oosferas:

Alternativas
Comentários
  • No ciclo haplodiplobionte de um musgo, os anterozoides e oosferas se originam por mitose no interior dos gametângios, anterídeo e arquegônio, respectivamente


ID
5120047
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As plantas apresentam a reprodução por metagênese, ou seja: apresentam uma fase assexuada, sem variabilidade genética, e uma fase sexuada produtora de gametas e com variabilidade genética. Elas apresentam duas gerações: uma haploide, que corresponde ao gametófito e produz gametas, e outra diploide, corresponde ao esporófito, e produz esporos.
Qual desses grupos apresenta a fase gametofítica duradoura? 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Apenas as briófitas apresentam a fase de gametófito como fase dominante. Todos os outros grupos de plantas apresentam o esporófito como fase mais duradoura do ciclo de vida.


ID
5241958
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guarujá do Sul - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São informações verdadeiras sobre briófitas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    corrigindo:

    Avencas, samambaias e xaxins são os exemplos de pteridófitas.


ID
5372392
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise a descrição abaixo: "Grupo de plantas de pequeno porte, encontradas em locais úmidos e sombreados, que crescem no solo ou sobre os troncos das árvores. Há poucas espécies dulcícolas e nenhuma marinha. Este grupo de plantas apresenta rizóides e não possui vasos condutores". Após a análise do texto, assinale a alternativa que apresenta o nome do grupo das plantas com as características apresentadas.

Alternativas
Comentários
  • "e não possui vasos condutores"

    característica das Briófitas.

  • O único grupo de plantas que não possui vasos condutores é o das briófitas.

    GAB E.


ID
5387572
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas são pequenas plantas herbáceas (a maioria até 10 cm) representadas por três filos: hepáticas (filo Hepatophyta), musgos (filo Bryophyta) e antóceros (filo Anthocerophyta).

Os pesquisadores acreditam que as hepáticas, os musgos e os antóceros foram as primeiras linhagens a divergirem do ancestral comum das plantas terrestres. Dessa forma, são consideradas as pioneiras na transição do ambiente aquático para o terrestre. No mundo, são conhecidas cerca de 17.900 espécies e, no Brasil, aproximadamente 2.950 espécies.

A característica que impede que esses vegetais consigam atingir uma grande estatura é

Alternativas
Comentários
  • As briófitas são pantas avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva (xilema e floema) a distribuição é feita por difusão célula a célula.

  • Essa questão fala das briófitas, plantas que incluem os filos hepáticas, musgos e antóceros, sendo classificadas pelos pesquisadores como as primeiras plantas diferentes do ancestral comum de plantas terrestres, sendo pioneiras na conquista do ambiente terrestre. Pergunta-se a alternativa que indica uma característica que impede uma grande estatura das briófitas. Todas as plantas podem ser classificadas em criptógamas e fanerógamas. As criptógamas (briófitas e pteridófitas) não produzem flores e sementes, e não possuem órgãos reprodutivos aparentes. As briófitas, que surgiram logo após as algas, foram as primeiras plantas terrestres. Elas não apresentam vasos condutores (avasculares) e são haploides (gametófito) em sua fase mais duradoura. As pteridófitas apresentam vasos condutores (vasculares), conferindo maior desenvolvimento do caule e das folhas. Sua fase mais duradoura é o esporófito diploide. As gimnospermas são vasculares e apresentam sementes e pólen, o que torna as fanerógamas plantas que melhor se adaptam ao ambiente seco. As angiospermas também são vasculares e apresentam sementes, pólen, frutos e flores adaptadas com órgãos reprodutores masculinos ou femininos. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)
     

    Fonte da imagem: site guiadoestudante.abril.com.br




    A característica que impede que esses vegetais consigam atingir uma grande estatura é


    A) a ausência de um gametófito como fase dominante. As briófitas apresentam a fase de gametófito como dominante no ciclo de vida, não possuindo relação com a estatura das plantas. Incorreta.

    B) a ausência de vasos condutores. As briófitas não possuem vasos condutores de seiva, o que impede que essas plantas tenham sustentação para atingir grandes estaturas. CORRETA.

    C) a presença de uma semente que protege o embrião. As sementes surgiram apenas nas plantas fanerógamas, as gimnospermas e angiospermas. Incorreta.

    D) a presença de um gameta masculino flagelado. As briófitas possuem anterozoides, células masculinas com dois flagelos que nadam até a planta feminina, porém elas não têm relação com a possibilidade da planta atingir grande estatura. Incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
5407078
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando as características das briófitas e pteridófitas, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. briófitas;
2. pteridófitas.

( ) Seu tamanho está associado à ausência de vasos para a condução dos nutrientes, os quais são transportados de célula a célula por todo o vegetal.
( ) Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos seus representantes mais conhecidos.
( ) Os musgos e as hepáticas são seus principais representantes.
( ) Foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos para conduzir nutrientes.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5418976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Durante uma visita a uma reserva biológica, dois biólogos, Maria e Pedro, observavam a biodiversidade do local com o intuito de escrever um relatório. Ao avistar um musgo, Maria o descreveu como uma espécie vegetal que não possuía raízes nem tecidos vasculares (xilema e floema). Relatou, ainda, que a água e os nutrientes nessa planta eram transportados nas células por pressão osmótica e que isso poderia justificar seu modesto tamanho, que, em geral, varia de poucos milímetros a centímetros na maioria dessas espécies. Pedro, por sua vez, avistou um pequeno animal, uma espécie de cágado conhecido como muçuã. Ao observar o comportamento do animal, Pedro notou que ele não se alimentava das folhas secas caídas ao seu redor.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte.


A planta descrita por Maria é uma espécie vegetal pertencente ao grupo das pteridófitas.

Alternativas
Comentários
  • Briofítas


ID
5561836
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal de biólogos, em uma expedição na serra de Baturité, no estado do Ceará, coletou espécimes vegetais de musgo, samambaia, pinheiro e ipês. Considerando a classificação desses grupos, é correto dizer que 

Alternativas
Comentários
  • Fanerógama são “árvores” que possuem as estruturas reprodutivas mais desenvolvidas, o que é o caso das angiospermas com suas flores e frutos.

  • Fanerógamas: As plantas fanerógamas, também chamadas de fanerogâmicas, ao contrário das criptógamas, apresentam estruturas reprodutoras bem visíveis.

    Criptógamas: O termo criptógamas tem origem grega, onde cripto pode ser traduzido como escondido e gamae como gameta. Portanto, o termo é utilizado para referir-se à plantas que não possuem gametas e órgãos reprodutores visíveis. 

  • EVOLUÇÃO PLANTAS

    BRIÓFITAS: AVASCULARES, FASE DOMINANTE GAMETOGENESE, SEM FLORES, SEM FRUTOS, DEPENDENTES DA AGUA.

    PTERIDÓFITAS: VASCULARIZADAS, AINDA DEPENDEM PARCIALMENTE DA ÁGUA, FASE DOMINANTE ESPORÓFITA, SEM FLORES E SEM FRUTOS.

    GMINOSPERMAS: VASCULARIZADAS, COM FLORES, FASE DOMINANTE ESPOROFITA, INDEPENDENTES DA ÁGUA, MÉDIO PORTE.

    ANGIOSPERMAS: VASCULARIZADAS, COM FLORES, COM FRUTOS, GRANDE PORTE, FASE DOMINANTE ESPORÓFITA.

  • Fanerógama são as que possuem uma estrutura reprodutiva mais desenvolvida e visível


ID
5579272
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Icapuí - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas e as plantas vasculares compartilham várias características que as distinguem das carófitas. Entre elas, podemos citar:

I. Presença de anterídios e arquegônios.

II. Presença de um esporófito diploide multicelular.

III. Meiósporos com paredes contendo esporopolenina.

IV. Liberação do zigoto e do embrião multicelular em desenvolvimento para fora do arquegônio.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Briófitas: são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.

  • Gabarito: Letra A

    As briófitas se distinguem das carófitas:

    • Presença de gametângios masc. e fem. (anterídio e arquegônio;
    • Esporângios revestidos por uma camada protetora de células estéreis;
    • Embrião desenvolvendo-se no interior do arquegônio e esporos contendo esporopolenina;

    • https://professores.unisanta.br/maramagenta/briofitas.asp#:~:text=As%20bri%C3%B3fitas%20se%20distinguem%20das,esporos%20contendo%20esporopolenina%2C%20entre%20outras.

ID
5637667
Banca
UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o procedimento correto para a coleta de Briófitas.

Alternativas