-
A - o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH) estimulam a produção de óvulos, mas não atuam na produção de espermatozoides. Gonadotróficos (LH e FSH) atuam ativamente na produção de espermatozoides.
B - o hormônio folículo estimulante (FSH) age sobre as células de Sertoli dos ovários, estimulando a nutrição do óvulo. células de sertoli estão presentes nos testículos e auxiliam a produção de espermatozoides com nutrição.
C - nos dias posteriores à ovulação, as taxas de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo estimulante) permanecem elevadas, pois passam a ser produzidos também pelo corpo lúteo. os hormônios que ficam em alta nessa fase são a progesterona e estrógeno, sob regulação e produção do corpo luteo.
D - a maior concentração de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo estimulante) no sangue é encontrada no início do ciclo ovariano, na fase folicular.
Fase Folicular, caracterizada pela presença do FSH(Primeira metade do ciclo), fase lutea, caracterizada pela presença de LH(segunda metade do ciclo).
E - a produção de progesterona e estradiol pelo corpo lúteo inibe a produção de FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) pela hipófise.
Impede que um novo ciclo se inicie e tbm impede a descamação do endométrio.
NÃO DESISTA, VAI VALER A PENA!
-
O processo de amadurecimento sexual se inicia com a produção do hormônio folículo estimulante (FSH) e do hormônio luteinizante (LH), liberados pelo lobo anterior da hipófise. Nos homens, a partir desses hormônios gonadotróficos, ocorre a produção de espermatozoides e a produção e liberação de testosterona. O homem não possui ciclos de atividade reprodutora. As mulheres apresentam os ciclos menstruais, que se iniciam na puberdade, quando o lobo anterior da hipófise secreta o FSH, estimulando os folículos do ovário a se desenvolver e a produzir estrógeno. O hormônio LH, também produzido pela hipófise, é responsável pelo rompimento do folículo maduro e ovulação, atuando na transformação do folículo rompido em corpo lúteo. O corpo lúteo é responsável pela produção de progesterona, hormônio que induz o crescimento da parede uterina (endométrio), preparando o útero para um possível embrião. Quando as taxas de hormônios sexuais se tornam baixas, ocorre a menstruação. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)
Sobre a reprodução humana, é correto afirmar:
a) o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH) estimulam a produção de óvulos, mas não atuam na produção de espermatozoides. Os hormônios LH e FSH atuam tanto no desenvolvimento dos óvulos, quanto na produção de espermatozoides. Incorreta.
b) o hormônio folículo estimulante (FSH) age sobre as células de Sertoli dos ovários, estimulando a nutrição do óvulo. O FSH estimula o desenvolvimento dos folículos do ovário. Incorreta.
c) nos dias posteriores à ovulação, as taxas de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo estimulante) permanecem elevadas, pois passam a ser produzidos também pelo corpo lúteo. Nos dias posteriores, os hormônios LH e FSH são inibidos e se tornam baixos no sangue, ocorrendo então a menstruação. Incorreta.
d) a maior concentração de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo estimulante) no sangue é encontrada no início do ciclo ovariano, na fase folicular. Essa concentração é maior no pico ovulatório, logo antes da menstruação. Incorreta.
e) a produção de progesterona e estradiol pelo corpo lúteo inibe a produção de FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) pela hipófise. Correta.
Gabarito do professor: Letra E.
-
Sobre a questão: Alternativa E: Corpo lúteo produz estradiol?
-
Mauro Flores Polenz, sim. produz tanto progesterona (em maior quantidade) quanto estradiol ( em menor quantidade).
-
Será?