SóProvas


ID
3441370
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O livro Metodologia do ensino de Educação Física foi um grande divisor de águas para a organização da Educação Física Escolar, ao trazer o conceito de cultura corporal, e as múltiplas linhas de atuação através dos ciclos.

O livro fala da importância de adequar os conteúdos considerando a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive, oferecendo-lhe uma proposta que esteja adequada ao seu desenvolvimento e conhecimento a respeito de determinado tema.

Ao apresentar o conteúdo da ginástica, o objetivo é a interpretação subjetiva das atividades ginásticas, através de um espaço amplo de liberdade para vivenciar as próprias ações corporais. Para trabalhar a ginástica é necessário que o aluno consiga desenvolver seus fundamentos, que consistem basicamente em:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar.

  • Algumas modalidades de ginástica são praticadas como um esporte competitivo, no qual são executadas seqüências reguladas de exercícios que exigem equilíbrio, força, flexibilidade, agilidade, resistência e controle.

    A ginástica está baseada em cinco tipo de movimentos fundantes ou fundamentais básicos que são:

    1- Equilibrar: trata-se de permanecer (equilibrio estático) ou se deslocar (equilíbrio dinâmico) em uma superfície delimitada, resistindo à ação da gravidade; por exemplo: vela, ponte, avião, parada de cabeça ou mão, andar, correr, saltar, engatinhar, marchar.

    2- Saltar: representa a ação de se elevar de uma superfície com impulso para cair no mesmo lugar sem desequilibrar; por exemplo: saltos simples, giratorios ou específicos.

    3- Girar ou rolar: é a ação de dar voltas sobre os eixos do próprio corpo, por exemplo: rolamento simples, de estrela, flic flac, mortal.

    4- Balançar: se impulsiona o corpo ou seus segmentos realizando um movimento de vai e vem.

    5- Trepar: ação de subir em superfícies verticais ou inclinadas, pela suspensão dos braços, com ou sem a ajuda das pernas.