SóProvas


ID
3442159
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente idoso está em uso regular de amantadina para tratamento da Doença de Parkinson. Foi encaminhado à emergência psiquiátrica por apresentar quadros de delírios. Em anamnese, o cuidador informou que o paciente também está em uso de determinado antibiótico. Os sintomas relatados podem estar relacionados à interação da amantadina com qual antibiótico?

Alternativas
Comentários
  • Cloridrato de Amantadina está indicado no tratamento do parkinsonismo e reações extrapiramidais induzidas por drogas.

    Cloridrato de Amantadina concomitantemente a medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central (SNC). Fármacos anticolinérgicos, ou outras medicações com atividade anticolinérgicas,  tricíclicos, anti-histamínicos, fenotiazinas, quinidina, quinina, trimetoprima e sulfametoxazol podem potencializar efeitos colaterais anticolinérgicos do Cloridrato de Amantadina.

    A coadministração de Cloridrato de Amantadina com tioridazina pode agravar tremores em pacientes idosos, com Doença de Parkinson, mas não se sabe se outras fenotiazinas produzem efeito semelhante.

    A associação com clotrimoxazol e com quinidina pode prejudicar o clearance renal do Cloridrato de Amantadina, resultando em aumento de suas concentrações plasmáticas.

    O Cloridrato de Amantadina reduz a tolerância ao álcool.