-
Individualizado
Os medicamentos são colocados em único compartimento, podendo ser um saco plástico, de forma desordenada, e para um período determinado que, geralmente, pode ser 12 horas, 24 horas ou por turno de trabalho. Para priorizar a segurança do paciente, deve conter informações na embalagem (saco), tais como: nome do paciente, número do leito e data de nascimento, garantindo a eficiência desse sistema. b) Nesse sistema, os medicamentos são contidos em embalagens, e identificados para cada paciente. Essa distribuição é realizada em um prazo máximo de 24 horas podendo ser em embalagens plásticas, com 19 separações obtidas por termossolda. Nesse sentido, os horários de administração são identificados de acordo com a prescrição médica, visando, uma distribuição segura.
Dose unitária
"Os elementos principais que distinguem o SDMDU dos sistemas já apresentados estão relacionados aos medicamentos contidos em embalagens unitárias, dispostos conforme horário de administração e prontos para serem administrados, segundo a prescrição médica, individualizados e identificados para cada paciente."
-
Alguns candidatos devem ter ficado na dúvida entre as alternativa B e C. E, ao meu ver, o erro da alternativa B é afirmar "permite total controle".
Bons estudos, Clã!
-
A
No sistema de distribuição coletiva, problemas como desvios, caducidade e más condições de armazenagem dos medicamentos são minimizados.
Falso, a farmácia não vai possuir controle nos medicamentos e produtos dentro da unidades de assistencias
B
O sistema de distribuição de medicamentos por prescrição individualizada diminui consideravelmente os erros de medicação e permite total controle sobre as perdas econômicas.
Falso, não há como garantir o total controle sobre perdas.
C
Uma das desvantagens do sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária é o aumento das necessidades de recursos humanos e infraestrutura da Farmácia Hospitalar.
Verdadeiro.
D
No sistema de distribuição por prescrição individualizada, os medicamentos devem ser obrigatoriamente fornecidos em embalagens, dispostos segundo o horário de administração constante na prescrição médica, individualizados e identificados para cada paciente e para o máximo de 24 horas.
Falso, os medicamentos vão em suas embalagem primária e dificilmente haverá aprazamento.