SóProvas


ID
3442297
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre a fluorose dentária, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ainda com relação à composição química dos dentes e particularmente do esmalte, deve ser enfatizado que este, embora sendo extremamente duro, é um sólido poroso. Essa porosidade é devida a água e proteínas do esmalte, permitindo que essa estrutura calcificada seja permeável e troque matéria com o meio ambiente. Essa porosidade pode ser aumentada se houver no esmalte uma maior concentração de proteínas. Assim, quando o flúor é ingerido, durante a amelogênese haverá menor reabsorção de proteínas, formando um esmalte mais poroso, refletindo-se em opacidade que caracteriza a fluorose dental. 

  • A ingestão em excesso de fluoreto pode causar um aumento na quantidade de proteínas e um decréscimo na quantidade mineral do esmalte (Sharma et al, 2008)

    Sharma R, Tsuchiya M, Bartlett JD. Fluoride induces endoplasmic reticulum stress and inhibits protein synthesis and secretion. Environ Health Perspect. 2008; 116(9):1142-6.

    Histologicamente, o esmalte fluorótico é mais poroso e hipomineralizado, contendo uma maior quantidade de matriz protética, sendo estas características mais evidenciadas com o aumento da gravidade da fluorose.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000300967

  • Não entendi essa questão.

    O esmalte fluorótico é mais poroso, fato. Mas ele não é mais poroso porque ele tem mais reabsorção de proteínas?

    Eu li no capítulo de flúor do Cury que o esmalte tem mais proteínas e maior porosidade.

    Talvez caberia recurso essa questão?

  • Por que a alternativa A está errada? O dente fluorótico não é mais resistente à cárie do que um dente normal?