SóProvas


ID
3442354
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as principais interações medicamentosas de fármacos antihipertensivos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O uso concomitante de Hidroclorotiazida e Ginkgo Biloba pode resultar em crises convulsivas.

( ) O uso de Ginseng associado à Furosemida aumenta o risco de resistência ao diurético.

( ) Ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios não esteroides podem reduzir o efeito da espironolactona.

( ) Erva-de-São-João (Hypericum perforatum) pode diminuir o efeito do betabloqueador Atenolol.

Alternativas
Comentários
  • Quando administramos o Ginkgo biloba associado a diuréticos tiazídicos (hidroclorotiazida) pode provocar, após uma semana, o aumento da pressão sanguínea do paciente, podendo reverter o quadro com a suspensão das duas medicações. Portanto a primeira afirmativa é falsa. 

    O uso de Ginseng associado à Furosemida aumenta o risco de resistência ao diurético. A interação com o anti-hipertensivo furosemida pode causar hipotensão e edema. A segunda afirmativa é verdadeira. 

    Ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios não esteroides podem reduzir o efeito da espironolactona. Portanto deve-se monitorar paciente quanto à redução do efeito do diurético. A terceira afirmativa é verdadeira. 

    Paciente em uso da erva-de-São-João ( Hypericum perforatum) pode diminuir efeito do betabloqueador, portanto deve-se monitorar para sinais e sintomas de hipertensão e angina. A última afirmativa é verdadeira. 

    Gabarito do Professor: letra B. 

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 

    https://oswaldocruz.br/revista_academica/content/pdf/Edicao_10_Carvalho_Jose_Ivam.pdf 
  • Mas baah, pra que essa agressividade?