O Prêmio Nobel da Paz é um dos cinco prêmios Nobel estabelecidos pela vontade do industrial, inventor e fabricante de armamentos sueco Alfred Nobel . Para tal destinou sua fortuna
As outras categorias por ele determinadas foram: Química, Física, Fisiologia ou Medicina e Literatura. Desde março de 1901 é concedido anualmente (com algumas exceções) àqueles que "fizeram o melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução de exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz.
Em 2019 o ex-presidente Lula, Lula, o cacique Raoni e Greta Thunberg estavam entre as personalidades indicadas para a premiação.
O primeiro-ministro Abiy Ahmed Ali, 43, foi o ganhador .
A razão de sua indicação está assinalada em uma das alternativas
A) INCORRETA- Entre os nomes africanos que se destacaram por lutar por questões humanitárias destacaram-se Mandela e o bispo Desmond Tutu. Não é o caso do primeiro-ministro.
B) INCORRETA- A atuação do primeiro ministro da Etiópia não é no sentido de apaziguar judeus e cristãos. A questão do grupo que se autodenomina como “Beta Israel" ( o termo falasha, mais conhecido, é pejorativo e significa “exilado" ou “estranho" ) data de 2009.
C) INCORRETA- O maior problema no que se refere a maus tratos a crianças no continente africano refere-se à mutilação genital feminina, que não é o ponto central da luta do primeiro ministro.
D) CORRETA- O primeiro ministro da Etiópia fez juz ao prêmio Nobel da Paz por conta de seus esforços nas negociações para estabelecimento da paz entre seu país e a Eritréia.
E) INCORRETA-. A luta do primeiro ministro não se relaciona com o Marrocos.
Gabarito do Professor: Letra D.