SóProvas


ID
3442786
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Jair Bolsonaro assume a Presidência da República hoje (1° ). Já na transição, ele definiu 22 ministérios, número inferior aos 29 do governo anterior. Os novos ministros serão nomeados nesta terça-feira em cerimônia no Palácio do Planalto.


      O economista que ocupará o Ministério da Economia (unindo Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio) será responsável pelas principais medidas do governo, como corte de gastos públicos.

                                          (EBC. https://bit.ly/2DICRSU. Publicado em 01.01.2019)


O nome do ministro a que o texto se refere é 

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda notícia sobre a formação ministerial do então novo governo federal recém eleito e destaca a importância do cargo de ministro da economia. O enunciado busca o nome correto.

    A) Ocupou esse cargo em governo anterior.

    B) É o nome correto anunciado desde o período de campanha com status de "super" ministro dada as suas anunciadas qualificações e liberdade de atuação. Alternativa correta.

    C) Ocupou por cerca de um ano o cargo de ministro da justiça após ser juiz no processo que tornou inelegível o pré-candidato que liderava as pesquisas eleitorais.

    D) Ministro do STF nomeado em 2002.

    E) Ministro da Ciência e Tecnologia. 


    Gabarito do professor: B.
  • O economista Paulo Guedes, que acompanhou Bolsonaro durante a campanha, ocupará o Ministério da Economia (unindo Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio). O superministro será responsável pelas principais medidas do governo, como corte de gastos públicos. Carioca, Guedes tem 69 anos, é formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com mestrado pela Universidade de Chicago. É conhecido no meio acadêmico, tendo lecionado na PUC-Rio e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi um dos fundadores, em 1983, do Banco Pactual.

    Também foi sócio-fundador e diretor executivo da JGP Gestão de Recursos, onde era um dos responsáveis pela supervisão da gestão do Fundo JGP Hedge e pela estratégia das operações. Tornou-se membro do conselho diretor da PDG Realty Empreendimentos e Participações, da Abril Educação e da Localiza Rent a Car. Ajudou a fundar o Instituto Millenium, um centro de pensamento econômico, e também foi sócio-fundador do grupo financeiro BR Investimentos, que se tornaria parte da Bozano Investimento.

    Alternativa B