Gabarito: A
No primeiro turno, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, ficou em terceiro lugar. Ex-governador do Ceará e ex-ministro da Integração Nacional, ele recebeu 13,3 milhões de votos (12,47%).
Fonte: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/10/pdt-de-ciro-gomes-anuncia-apoio-critico-a-fernando-haddad-no-segundo-turno.ghtml
A eleição presidencial de 2018 no Brasil foi realizada em dois turnos. O primeiro aconteceu em 7 de outubro de 2018, e o segundo em 28 de outubro de 2018. No primeiro turno houve treze candidatos, o que configura a maior variedade já vista em uma disputa presidencial no Brasil. Foram eleitos para o segundo turno Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. O resultado do primeiro turno quebrou a polarização entre PT e PSDB na eleição presidencial.
Nas últimas seis eleições os dois primeiros colocados foram dos dois partidos, havendo duas vitórias do PSDB (1994 e 1998) e quatro do PT (2002, 2006, 2010 e 2014).
Dois fatos marcaram a corrida eleitoral. Uma foi a não aceitação da candidatura de Lula, o que levou ao nome de Haddad como substituto e, o atentando ao candidato Bolsonaro em um ato de campanha em Juiz de Fora , que o deixou internado por 23 dias.
As alternativas apresentam fatos acerca das eleições sendo uma correta.
A) CORRETA- Atrás de Bolsonaro e Haddad, o candidato Ciro Gomes obteve a terceira colocação no primeiro turno.
B) INCORRETA- Marina Silva ficou em 8º lugar na corrida presidencial.
C) INCORRETA -Guilherme Boulos ficou em décimo lugar na corrida para a presidência.
D) INCORRETA- De fato Amoedo concorreu pela primeira vez mas ficou apenas em 5º lugar
E) INCORRETA- Geraldo Alckmin obteve o 4º lugar em quantitativo de votos nas eleições de 2018 e o melhor desempenho nas unidades da federação no NE foi o de Fernando Haddah.
Gabarito do Professor: Letra A.