SóProvas


ID
3442840
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere a seguinte hipótese:


A Câmara Municipal resolveu fazer um evento em comemoração ao “Dia do Professor”. A mesa de honra foi constituída pelo Presidente da Câmara (1), pelo Prefeito Municipal (2), pelo Juiz de Direito da Comarca de Mauá (3), pela Secretária de Educação do Município (4) e pela professora mais idosa (5) em atividade representando o conjunto dos docentes.


A mesa obedecerá a seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar?

  • O Decreto nº 70.274/1972 aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência. Existem alguns casos, no entanto, em que os órgãos estaduais e municipais podem estabelecer algumas regras nesse quesito.

    De acordo com o artigo 10 do decreto federal, nos Municípios, o Prefeito presidirá as solenidades municipais. Por ser uma mesa com número ímpar de participantes, ele deve sentar-se na posição central da mesa.

    Como era uma homenagem feita ao Dia do Professor, duas pessoas foram colocadas em posições especiais: a Secretária da Educação, à direita do Prefeito, ocupando o segundo lugar mais importante, e a professora mais idosa em atividade, representando o conjunto dos docentes, à esquerda do Prefeito, ocupando o terceiro lugar mais importante.

    Na continuação, o Presidente da Câmara foi colocado ao lado direito da Secretária, ocupando o quarto lugar de importância, e o Juiz da Comarca, ficou ao lado esquerdo da professora mais idosa, ocupando dessa forma, a quinta posição.

    Essa questão pode levantar alguns questionamentos:

    - em eventos na Câmara dos Vereadores, quem geralmente preside é o Presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores

    - em ocasiões especiais, geralmente há somente um homenageado e este costuma sentar-se ao lado direito do presidente

    - em cerimônias de âmbito municipal, o prefeito é a autoridade mais importante, seguida pelo Presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores e pelo Juiz de Direito da Comarca do Município

    - a Secretária da Educação deve ser encarada como uma homenageada; ela não é a representante do Executivo, visto que o Prefeito está presente na mesa

    De qualquer forma, podemos escolher a alternativa C como a correta. Nesta temos:

    Pres. Câmara (1) – Sec. Educação (4) – Prefeito (2) – Professora (5) – Juiz (3)

    Gabarito do professor: Letra C. 

    Fonte:

    - Escola do Governo do Distrito Federal. Curso Cerimonial e Protocolo de Eventos.

    - Cesca, Cleuza G. G. Cesca. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. Grupo Editorial Summus. 2008.

    - Mortari, Izabela Appel. Ritualidades e saberes: as práticas do cerimonial e os usos do protocolo nas câmaras de vereadores. Monografia. Universidade Federal de Santa Maria. 2015.
  • Questão que pega qualquer um no cansaço. Muito boa!
  • Segundo a Lei 70.274,temos:

    Art . 10.  Nos Municípios, o Prefeito presidirá as solenidades municipais.

    Nesse perspectiva, mesmo o evento sendo da Câmara Municipal, o Prefeito presidirá a mesa e sentará no meio, pois o número é ímpar. Contudo, a segunda pessoa mais importante pela hierarquia não é a Secretária de Educação, mas sim, o Presidente da Câmara de Mauá, ocupando, desta feita, à direita do Prefeito. Assim, acredito que o Gabarito seria Letra A. Vamos debater essa questão?

  • A COMPOSIÇÃO DA MESA DEPENDE TAMBÉM DO TEMA DO EVENTO? NÃO SABIA. APRENDI MAIS UMA.

  • provavelmente isso é uma questão específica das normas de solenidade do município, geralmente cada município tem suas normas próprias, dentro da cada esfera de poder é diferente também.

  • o prefeito presidira as solenidades municipais, porém cabe a banca especificar que se trata de uma homenagem.