SóProvas



Questões de Relações Públicas


ID
49069
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação interpessoal é um instrumento de comunicação muito importante na comunicação das organizações. Não é variante da comunicação interpessoal

Alternativas
Comentários
  • A Alternativa correta é a letra C mesmo, conforme divulgação da Esaf:

    "ALTERAR...cargo Analista Administrativo-Área Comunicação Social – Jornalismo, a resposta da questão no 15, da letra D para a letra C"

    Webmaster - favor atualizar!

  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "C", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Bons estudos!
  • A alternativa (C)não é uma variante de comunicação interpessoal. Está errada porque há uma mídia intermediando a disseminação de uma mensagem unilateral, onde alguém fala algo para que outros apenas escutem e não tenham como responder de imediato, não há interação. A nosso ver, esta seria a afirmativa incorreta e, por isso, o gabarito a ser marcado.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br

ID
62884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

O prejuízo acarretado para a credibilidade de uma empresa, decorrente de exposição negativa prolongada ou recorrente denomina-se, na mídia, passivo de imagem.

Alternativas
Comentários
  • Prejuízo acarretado para a credibilidade de uma empresa, decorrente de exposição negativa prolongada ou recorrente, na mídia. O passivo de imagem é tanto maior ou mais prejudicial quanto menor for a habilidade da empresa em lidar com situações de crise, nas quais sua idoneidade – ou de seus executivos – seja questionada pela empresa.

     

     

  • O contrário seria ativo de imagem (imagem forte e bem trabalhada).


ID
72634
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os organizadores de eventos dos Estados Unidos criaram uma recepção que mistura café da manhã com almoço, servido em estilo buffet, com a finalidade de promover uma ideia ou produto a um grupo de pessoas. Em geral essa refeição acontece entre dez e quatorze horas. O nome desse evento é

Alternativas
Comentários
  • Brunch é uma refeição de origem britânica que combina o café-da-manhã (pequeno-almoço; breakfast, em inglês) com o almoço (lunch, em inglês). É normalmente realizada aos domingos, feriados ou datas comemorativas, quando toda a família se reúne entre 10 e as 14 horas (por tempo indeterminado) em torno da mesa. Fonte Wikipedia

  • brunch é uma refeição que mistura desjejum e almoço (breakfast & lunch). Inicia geralmente no meio da manhã até o inicio da tarde.

  • A Happy Hour: período do dia, no fim da tarde e após o encerramento do trabalho, em que os colegas se reúnem em bares, restaurantes etc., para beber, comer e confraternizar.

    B Brunch: Essa é uma refeição que é a perfeita mistura de um café da manhã e almoço, geralmente servido no final da manhã e início da tarde. A ideia do brunch é exatamente substituir essas duas refeições em um dia que você está disposto a acordar mais tarde, mas não a deixar de se alimentar com qualidade.

    C Coffee-break. Coffee break é uma expressão em inglês que significa "pausa para café", que muitas vezes é um intervalo no meio de uma reunião onde as pessoas fazem um lanche e convivem.

    D Breakfast. Café da manhã

    E Coktail.Coquetel


ID
72667
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o Decreto no 70.274, de 09/03/1972, que aprovou as normas de cerimonial público e ordem geral de precedência, se em uma solenidade na Capital estiverem presentes o Prefeito, o Governador do Estado, o Vice-Governador, o Cardeal e o Presidente do Tribunal de Justiça, a ordem de precedência dessas autoridades será:

Alternativas
Comentários
  • Art 14 - Os Cardeais da Igreja Católica, como possíveis sucessores do Papa, tem situação correspondente à dos Príncipes herdeiros.

  • LETRA E

    Governador > Cardeal >Vice-Governador > Presidente do Tribunal de Justiça > Prefeito da Capital. 


  • A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte:

            1 - Presidente da República

            2 - Vice-Presidente da República (*1)

            Governador do Estado da União em que se processa a cerimônia

            Cardeais

            Embaixadores estrangeiros

            3 - Presidente do Congresso Nacional

            Presidente da Câmara dos Deputados

            Presidente do Supremo Tribunal Federal

     

    ...... E POR AÍ VAI. A LISTA É IMENSA, MAS PODE SER CONSULTADA NO DECRETO 70.274


ID
95878
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Campanhas de endomarketing são muito utilizadas no contexto das organizações para estimular os funcionários em seu ambiente de trabalho. O veículo mais indicado, entre os relacionados abaixo, para a divulgação desta ação é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Electronic Data Interchange - EDI significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer. Wikipédia

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
95896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Entre as opções abaixo, qual o tipo de conteúdo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo?

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Quero saber de onde a banca tirou as questões dessa prova? :/


ID
95899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por definição, patrocínio de eventos é uma forma de promoção de marca que associa uma marca a um evento. Considerando as características da prática de patrocínio de eventos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Acho estranho a B também não ser verdadeira. O patrocínio de eventos também pode garantir mídia indireta, na medida em que o evento pode ser noticiado espontaneamente por veículos de comunicação. Alguém tem alguma referência bibliográfica a respeito?
  • Acredito que o erro está na segunda parte da assertiva: "o que diminui a necessidade de comprar espaço comercial em jornais e revistas".
    Não diminui a necessidade nem aumenta. Na verdade, são elementos que se complementam. 


    No capitulo 20 do livro 'Propaganda e Promoção de Terence Shimp' há maiores esclarecimentos.
  • alguém sabe explicar por que não é a letra E? as marcas não devem patrocinar um evento que tenha relação com sua mensagem institucional e produtos? 

    o gabarito a ponta a letra C como resposta, mas em grandes eventos, como Rock in Rio, os estilos de vida não são similares. 


ID
96091
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por

Alternativas
Comentários
  • a) errado - marca, nome, sinal, símbolo e desenho que identificam um produto, logotipo...

    b) errado - recorte de jornal, ou conjunto de recortes recebidos por um interessado, através de serviço de apuração, seleção e coleção de noticiários, artigos, matérias, editoriais, etc

    c) certo - impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento relativo a uma campanha. Destinado normalmente a vendedores ou revendedores

    d) errado - relato de um trabalho de marketing (ou de atividade afim) realizado em uma determinada organização. Pode ser elaborado durante ou após a sua execução. Consiste em uma análise da situação anterior, incluindo pontos positivos e negativos, diagnóstico feito, providências tomadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações. Usa-se com mais freqüência a forma abreviada: case.

    e) errado - peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir determinados produtos e atrair a atenção do comprador. Mostruário. Qualquer tipo de material utilizado em pontos-de-venda para expor um ou mais produtos aos olhos do consumidor. Os displays (geralmente fornecidos pelo fabricante como peças integradas ao conjunto da campanha de propaganda) apresentam-se em diversas formas - gôndolas, cestas, arcas, prateleiras móveis - e são confeccionados em papelão, plástico ou arame. Podem ser colocados sobre balcões, em vitrinas, prateleiras, junto às paredes, sobre o assoalho etc. Classificam-se em duas categorias: displays de venda (o produto exibido pode ser apanhado pelo consumidor) e displays expositivos (apenas mostram ou anunciam o produto)

    Bom estudo ;)
  • Segundo o Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça&Barbosa), o termo broadside (p. 30) significa:

     

    Impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento acerca de uma campanha pública ou promoção de vendas. Destina-se geralmente a vendedores, revendedores ou a públicos especiais (jornalistas, políticos, acionistas) para quem é necessário explicar motivos e intenções de uma campanha. Apresenta formato geralmente maior do que os folhetos comuns.


ID
113515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As relações humanas e o desenvolvimento de equipes de trabalho
são partes fundamentais de um projeto e podem definir o fracasso
ou sucesso de uma empreitada. A respeito desse assunto, julgue
os seguintes itens.

No ambiente de trabalho, predomina um comportamento mais racional do que emocional.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Outra questão da qual discordo do gabarito, pois não se pode extender tal afirmação a todas as relações de trabalho e em todo e qualquer tipo de empresa. Poder-se-ia dizer que na maioria dos ambientes de trabalho predominam comportamentos emocionais, pois não creio que esse seja o caso, por exemplo, em determinados setores de empresas ou repartições públicas, ou mesmo em certos setores de ambientes de trabalho militar. Na administração pública burocrática prega-se o pragmatismo, informalismo e impessoalidade, ainda que hoje em dia esse modelo esteja passando por uma transição, com a tendência de implantação de um modelo gerencial e mais flexível; de fato as relações humanas atualmente têm uma preponderância e importância maior nas interações, ainda que no ambiente de trabalho. Questão na minha opinião passível de anulação dada a subjetividade da assertiva.
  • Acredito que o erro da questão está justamente na generalização.

    "No ambiente de trabalho, predomina um comportamento mais racional do que emocional."

    No ambiente de trabalho o comportamento racional e emocional coexistem.
  • Questão por demais subjetiva. Em cada organização pode prevalecer um dos dois lados (numa empresa tipicamente familiar, o emocional; num órgão público, o racional) ou então uma coexistência simétrica. 
  • "Predominar" não significa  "exclusivamente", mas eu concordo com o colega Klaus. Não podemos afirmar isso de forma categórica ou generalista como propõe a assertiva.


ID
113518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As relações humanas e o desenvolvimento de equipes de trabalho
são partes fundamentais de um projeto e podem definir o fracasso
ou sucesso de uma empreitada. A respeito desse assunto, julgue
os seguintes itens.

Alguns critérios podem ser utilizados para entender a dinâmica de um grupo, entre eles o estilo da liderança e o processo decisório.

Alternativas

ID
113521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As relações humanas e o desenvolvimento de equipes de trabalho
são partes fundamentais de um projeto e podem definir o fracasso
ou sucesso de uma empreitada. A respeito desse assunto, julgue
os seguintes itens.

O exercício da fala é primordial no relacionamento humano, e apenas com ela o indivíduo se faz entender e possibilita uma resposta à altura do que se espera.

Alternativas
Comentários
  • Não é APENAS através da fala que o índividuo se faz entender. A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL  é tão importante e significativa qto a verbal.

  • A fala é primordial para a comunicação, mas não é a única ferramenta para o indivíduo ser compreendido. Há também a linguagem não-verbal.
  • ERRADO


ID
113524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As relações humanas e o desenvolvimento de equipes de trabalho
são partes fundamentais de um projeto e podem definir o fracasso
ou sucesso de uma empreitada. A respeito desse assunto, julgue
os seguintes itens.

Toda manifestação de afetividade deve ser valorizada no ambiente profissional, na medida em que sentimentos fazem parte das relações de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    Mas discordo do gabarito, pois quando a questão afirma que toda manifestação (ainda que de afetividade) deve ser valorizada, cria-se um juízo de valor que não é unânime entre as pessoas. No geral, as relações profissionais possuem variados graus de intimidade, afetividade, porém também há o formalismo, a impessoalidade e até mesmo conflitos em maior ou menor grau. Um colega de trabalho pode tornar-se inconveniente e até mesmo praticar assédio moral ou sexual valendo-se de atributos de "afetividade", o que torna, na minha opinião, o item incorreto.
  • Ao não especificar que "tipo' de demonstração de afetividade faz referência,a questão ficou muito aberta. Algo excessivo poderia soar como assédio moral.

ID
114658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mídia bem planejada, verba bem aplicada.

José Carlos Veronezzi. Mídia de A a Z. São
Paulo
: Edicon, 2002 (com adaptações).


Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se
referem ao planejamento de mídia.

Um plano de mídia deve considerar estritamente os dados de programação de mídia baseados em veículos, programas, audiência e preço.

Alternativas
Comentários
  • Independentedo tipo de produto, campanha ou tamanho, qualquer Plano de mídia deve ser constituído
    por três grandes partes, e uma quarta, os anexos, que poderá entrar ou não, de acordo com a necessidade:

    A- Informações básicas
    B- Objetivos
    C- Estratégias
    D- Anexos


    Fonte: www.portaldapropaganda.com/.../midia/.../Roteiro%20Plano%20de%20Midia.doc
  • a palavra-chave da questão é "estritamente"

ID
114661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mídia bem planejada, verba bem aplicada.

José Carlos Veronezzi. Mídia de A a Z. São
Paulo
: Edicon, 2002 (com adaptações).


Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se
referem ao planejamento de mídia.

Um plano de mídia deve, além de inserções, considerar outros fatores, como target e objetivos de marketing.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro item do plano de mídia são as informações básicas, nelas devem constar:
    1. Produto
    2. Mercado
    3. Concorrência
    4. Target (público-alvo)
    5. Objetivos de marketing
    6. Verba e período

ID
130978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

No âmbito institucional, a intranet é um exemplo de portal corporativo exclusivamente referencial, ou seja, oferece informações apenas para consulta, sem possibilidade de interatividade.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado

    Uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.

    Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.

  • Intranet, assim como a internet como um todo, oferece várias possibilidades (graus) de interatividade: a consulta (interatividade fraca), a transação (média), a reação (média), a colaboração (média-forte), a criação/modificação/exclusão (forte) etc.


ID
138751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

É possível caracterizar algumas publicações institucionais como canais de comunicação instrumentais, unilaterais, descendentes e formais.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    Segundo Gaudêncio Torquato:
    Canais de comunicação unilateral - Como não permitem um fluxo recíproco e constante entre a fonte (empresa) e o receptor (públicos), as publicações externas são veículos unilaterais de comunicação.
    Canais de comunicação descendente - As publicações externas são os veículos típicos para projeção de imagem, espelhando apenas as informações mais oficiais da Direção empresarial.
    Canais de comunicação formal - Sua imagem de porta-vozes oficiais da Direção lhes dá um caráter de formalidade. As publicações externas são canais formais de comunicação.
    Canais de comunicação coletiva - Sua unilateralidade e sua direção a uma audiência relativamente grande, heterogênea e anônima, lhes imprimem a característica de veículos de comunicação coletiva, exercendo uma comunicação indireta-unilateral-pública.
    Canais de comunicação estrutural - As publicações internas são, sobretudo, um meio de comunicação destinado a assegurar um fluxo satisfatório entre a Direção e os funcionários, enquadrando-se dentro do nível de comunicação estrutural, cujo objetivo é o de criar e manter um clima coletivo favorável. Elas mostram aos empregados a política empresarial.
    Canais de comunicação operacional e de motivação: objetivo instrumental - De um lado, as publicações internas transmitem informações relativas às atividades da produção, retratando operações que se processam em muitas partes da empresa e dando a todos conhecimentos sobre elas (informações operacionais); de outro lado, fornecem informações que nem sempre se relacionam ao trabalho ou às operações. São informações que objetivam criar um clima harmônico e produtivo (informações de motivação). O objetivo dessa comunicação é instrumental, na medida em que produz atitudes coletivas favoráveis ao bom andamento da empresa.


ID
138754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

O estilo redacional de uma publicação institucional deve sempre variar de edição para edição, mas nunca dentro da mesma edição.

Alternativas
Comentários
  • "Sempre", "nunca" e palavras generalistas, normalmente o gabarito está errado


ID
145627
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o texto abaixo. O último parágrafo apresenta cinco opções, de "a" a "e", de ações implementadas para gerenciar a crise. Assinale a que está errada.

No dia 30 de setembro de 2004, a empresa Alpha tomou uma decisão mundial: retirar voluntariamente o anti-inflamatório XXX - líder em vendas no Brasil. A decisão deu-se em razão dos resultados de um estudo clínico projetado para avaliar a eficácia da medicação que constatou um risco relativamente maior de eventos cardiovasculares confirmados, tais como ataques cardíacos e derrames, a partir de 18 meses após o início do tratamento com XXX.

O objetivo número um da empresa era colocar o paciente em primeiro lugar e foi seguindo esta orientação que a crise foi gerenciada.

O primeiro passo foi comunicar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre a decisão e sobre as medidas que seriam tomadas (reembolso aos pacientes, comunicado às farmácias, médicos, sociedades etc.), bem como aos órgãos de proteção ao consumidor (PROCON/ DPDC), de forma a seguir corretamente todas as determinações legais e de mercado vigentes.

Na sequência, foram mapeados todos os públicos que tinham que ser informados, bem como a maneira mais rápida e adequada de atingir cada audiência.

Alternativas
Comentários
  • Letra B errada!
    Ora, o presskit é um instrumento valiosíssimo para situações comuns e de crise. Traduzir a situação para um vocábulário compreensível a todos também é um procedimento que deve ser tomado. O errado seria não traduzir as informações técnicas, pois poucas pessoas saberiam sobre o que se trata a questão.

    Fonte: http://comuniqueiro.blogspot.com/
  • o que o trecho "Um Comitê de Crise e porta-vozes previamente treinados também são trunfos imprescindíveis para lidar com uma crise." tem a  ver com o enunciado da questão? 

    No meu entender,  fez-se um  comentário sobre uma das formas que poderiam ter sido utilizadas no caso, mas não afirma se foi meio empregado para que "
    a maneira mais rápida e adequada de atingir cada audiência" se efetivasse. 

    Bons estudos! 
  • A alternativa E (Um Comitê de Crise e porta-vozes previamente treinados também são trunfos imprescindíveis para lidar com uma crise) não estabelece relação com o caso e as medidas adotadas. Ela é um termo genérico que serve para qualquer outra situação de crise, não a que está sendo demandada pelo comando.


ID
145642
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere a seguinte situação: você está fazendo parte de um grupo de estudos que pretende lançar as bases para uma política de regionalização e integração da comunicação social do Governo Brasileiro. Em uma reunião do grupo, listam-se as sugestões que estão abaixo. Assinale com V a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com F as falsa(s).

( ) Estudo e compreensão da realidade dos mercados regionais.

( ) Segmentação da linguagem e do conteúdo.

( ) Valorização da diversidade étnica e cultural, fortalecimento da igualdade de gênero, comunicação com o foco no cidadão.

( ) Articulação com grupos da grande mídia impressa como forma de apoio ao Governo.

( ) Linhas de financiamento de infraestrutura tecnológica para as Prefeituras dos Municípios de modo a facilitar a penetração das redes de televisão a cabo.

Alternativas

ID
145645
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Avaliação é uma necessidade e um requisito básico em qualquer política de comunicação.
Considere as afirmativas abaixo sobre avaliação e assinale a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • Letra "D".

    Não há como se medir imagem e reputação através de números (métodos quantitativos). Essa avaliação exige métodos QUALITATIVOS.
  • Poxa, falar que a avaliação gerar riscos é complicado ein...


ID
152260
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação administrativa trata dos fluxos de informações que percorrem a instituição, de modo a facilitar a comunicação entre a instituição e seus funcionários. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO pode ser considerada como uma barreira à comunicação administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Só eu achei essa questão um tanto subjetiva?


ID
152266
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Prática comum nos programas de Relações Públicas, os encontros de convivência são organizados com o objetivo de reunir pessoas para momentos de descontração, integração ou negócios. Qual o formato de evento mais adequado para reuniões empresariais no período matutino?

Alternativas
Comentários
  • Jorge Duarte fala que uma alternativa para as coletivas de impressa formais é o famoso BRUNCH, no qual a reunião do assessorado com os jornalistas se dá de maneira mais informal. Em forma de café da manhã, as perguntas e conversas ocorrerm antes da comida.
    Desta forma, a resposta correta é a A
     


ID
152269
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É de responsabilidade do profissional de Relações Públicas observar certas normas do cerimonial em recepções de autoridades, nacionais ou estrangeiras, evitando assim que aconteçam situações delicadas de quebra de protocolo. Dentre as ações abaixo, qual a que NÃO faz parte da condução de um cerimonial?

Alternativas
Comentários
  • e) Redação do pronunciamento do convidado de honra.
  • O profissional de RP da casa atuará de acordo com todas as normas do cerimonial e protocolo, porém, não tem a obrigação de redigir o texto do convidado de honra, o que pode ser feito por sua assessoria de imprensa. 

ID
152272
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um evento, quando bem planejado e executado, criará um conceito positivo para a organização que o promove. Sobre o planejamento de eventos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) a previsão dos recursos necessários para a realização de um evento inclui não só os recursos financeiros, mas também os recursos materiais e humanos.
  • A) É preciso pensar em todos os recursos necessários, pois nem tudo é dinheiro. Assim como uma empresa tem capital financeiro, capital intelectual, capital humano...

    B) convidar autoridades para um evento interno, por exemplo, não faria nenhum sentido, ou para um evento pequeno, a fim de promover a integração entre a empresa e a sociedade... A presença da autoridade pode até atrapalhar o objetivo do evento.

    C) como se a imprensa fosse uma entidade filantrópica desocupada, heim gente?! Claro que parte da estratégia de divulgação é enviar convites e releases para a imprensa, mas ainda há muita divulgação a ser feita depois disso, e ela é da responsabilidade do próprio produtor de ventos, relações públicas, enfim, quem estiver coordenando o evento.

    D) um release pode até ser enviado posteriormente para a imprensa para falar do sucesso e dos resultados do evento. Mas de forma nenhuma substitui as pesquisa, pois são elas que informarão até que ponto os objetivos foram alcançados, assim pontos positivos e negativos.

    E) cronograma e checkllist de evento são atividades essenciais se você não quiser ficar maluco,para não esquecer de nada e para garantir que o evento ocorra sem maiores imprevistos. Até os imprevistos devem ser pensados com base na experiência (sua e de outros), e caso ocorra algo completamente inesperado, pense rápido!


ID
152278
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O levantamento de informações e a identificação de opiniões, conduzidos com o público interno, com o objetivo de fazer um diagnóstico do ambiente de trabalho denomina-se

Alternativas
Comentários
  • clima organizacional= quando a pessoa entra por primeira vez a trabalhar encontra um tipo de ambiente de trabalho; também para o tipo de pessoa que já trabalha na empresa, estes tipos de pessoas tem conflito, e pensam , isto tem que melhorar.
    chega ou gerente ou uma indicada para fazer uma pesquisa que tem que melhorar no ambiente de trabalho, este consultor lê todas as pesquisas dos funcionários, depois faz uma reunião com todos para ver a decisão e que tem que mudar para o progreso do bienestar da empresa.
    gabarito= pesquisa de clima organizacional

ID
161968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A discussão a respeito de responsabilidade social não é nova e não é consensual acerca do significado do termo e das obrigações que dela decorrem. Considerando as funções da responsabilidade social nas organizações, do ponto de vista clássico e do contemporâneo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Questão que para ser respondida merece uma leitura atenta do item. Notem que ele fala em visão clássica ou tradicional. Temos de entender, nesse contexto, uma visão arcaica, ultrapassada. Dantes era exatamente assim que as empresas viam suas ações sociais, apenas como reflexos voltados para lucratividade e dividendos para acionistas. Atualmente essa visão está superada, na medida que a responsabilidade social e ambiental das organizações é muito mais ampla, é de interesse da própria empresa, além de lhe gerar uma boa imagem perante a opinião pública, os media e stakeholders. 

    Embora as ações (muitas delas) tragam ativos intangíveis, tais resultados podem ser quantificados, ou por meio de pesquisas ou até por valorização das ações no mercado acionário, no feedback público, na geração de mídia expontânea nas redes sociais e como vantagens competitivas em relação aos concorrentes em maior ou menor grau.

ID
161980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma situação de crise, diante dos diferentes discursos produzidos em uma organização, é importante que a comunicação interna

Alternativas

ID
161983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os gestores da comunicação de uma organização responsável por um desastre ambiental devem, em sua atuação,

Alternativas

ID
165133
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em cerimônias oficiais do governo, são necessárias diversas providências, a exemplo de hasteamento de bandeira, execução do hino nacional e conferência da ordem de precedência. Dentre outras, tais atividades são de responsabilidade do cerimonial, cujas funções são relacionadas nas seguintes sentenças:

I. Organizar solenidades, definindo a ordem de precedência e a formação da mesa, observando as normas protocolares.

II. Observar a legislação, as regras, os costumes e os preceitos, promovendo um comportamento padrão da cerimônia.

III. Definir e assegurar as honrarias, homenagens e privilégios de convidados e autoridades.

IV. Redigir o cerimonial conforme a legislação vigente e as normas de protocolo nacionais e internacionais, quer em empresas públicas ou privadas.

V. Promover festas e eventos, cuidar da publicidade e das promoções, atendendo, principalmente, a imprensa e os convidados importantes.

Alternativas
Comentários
  • I-Organizar solenidades, definindo a ordem de precedência e a formação da mesa, observando as normas protocolares.

    II. Observar a legislação, as regras, os costumes e os preceitos, promovendo um comportamento padrão da cerimônia. 

    III. Definir e assegurar as honrarias, homenagens e privilégios de convidados e autoridades. 

    IV. Redigir o cerimonial conforme a legislação vigente e as normas de protocolo nacionais e internacionais, quer em empresas públicas ou privadas. 


    letra B



ID
165154
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação interna representa um dos maiores desafios para empresas de todos os segmentos. Uma política bem estruturada, voltada para a valorização dos funcionários e para o acesso e qualidade da informação, é crucial inclusive para a comunicação com públicos externos, tais como clientes, fornecedores, órgãos do governo, comunidade e concorrência. Para a organização de tal política (comunicação interna), as empresas contam com diversos instrumentos. A respeito dos instrumentos de comunicação interna é correto afirmar que:

I. Uma política de comunicação interna tem por objetivo promover o equilíbrio do clima interno por meio de análise e monitoração do ambiente.

II. O planejamento de comunicação interna prevê a utilização de técnicas combinadas, dirigidas e estruturadas a partir do planejamento estratégico da empresa e das atividades que se voltam à disseminação de informações da organização (livre fluxo) e à valorização dos indivíduos.

III. O mascote - instrumento bastante utilizado em campanhas internas, pode ser entendido como personagem (objeto ou ser) escolhido para representar visual e positivamente um conceito ou uma idéia e deve fixar positivamente a imagem da empresa, de seus produtos ou serviços, junto aos públicos, visando à formação de uma opinião favorável.

IV. Como técnica, as homenagens são prova de reconhecimento, gratidão, importância, admiração ou outro sentimento intenso e positivo produzidas para determinada pessoa por meio de variadas formas de celebração, eventos ou registros. Têm como objetivo fortalecer o relacionamento da empresa com os públicos por meio de reconhecimento público a determinada pessoa, à qual se confere destaque por razões valorizadas.

V. A técnica de datas comemorativas visa ao registro e à comemoração de datas de grande importância para determinado público da organização, tendo como objetivo utilizar datas comemorativas e de grande significado para o público, objetivando retorno de imagem para a empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A (texto mal escrito pra caramba, meudeus!)


ID
174265
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre HOUSE-ORGAN é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d) é um periódico de comunicação institucional e uma ferramenta de Relações Públicas, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa etc).

    House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina. 

    A maioria dos house organs tem o público interno como prioritário, mas há casos (cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos.

     

  • Pelo que pesquisei, a letra A refere-se à comunicação dirigida e a B, ao atendimento ao cliente.


ID
187717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos papéis atribuídos à gestão da comunicação nas organizações é o da gestão da reputação institucional. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • http://docslide.com.br/education/a-reputacao.html

  • Qual o erro da A?

  • Gestores de comunicação planejam a identidade da instituição. A imagem é como a pessoa vê a empresa (tanto que se pode ter uma imagem da empresa antes mesmo de se acessar sua identidade, só pelo achismo), então cai numa esfera mais pessoal, de modo que não é possível propagar a percepção.


ID
200473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às questões de imagem e identidade corporativa,
julgue o item subsequente.

A imagem de uma organização é influenciada pela experiência que os grupos externos têm com essa organização.

Alternativas
Comentários
  • imagem está relacionada à forma como os públicos veêm a organização; dessa forma, é diretamente influenciada pela experiência que os grupos  - externos ou internos - têm com esta organização.


ID
200506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação integrada, julgue o item a seguir.

A cena organizacional é protagonizada pelo binômio simbiótico informação-comunicação gravitando em um novo espaço universal totalizante de regras próprias, que é o ciberespaço.

Alternativas
Comentários
  •  "Talvez o enunciado seja um pouco exagerado mas enfatizaos aspectos certos: relação de mútua cooperação entre informação e

    comunicação (comunicar para informar melhor) em um novo contexto que passa a predominar, o “ciberespaço”.


    Fonte: Prof Luiz Campos, Ponto dos Concursos

  • A questão é prolixa mas é isso mesmo!
  • Discordo que o ciberespaço seja um espaço universal.


ID
200509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação integrada, julgue o item a seguir.

A chamada rádio-corredor, manifestação de descontentamento dos empregados de uma corporação, precisa ser enfrentada como um momento de crise e combatida como tal.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Trata-se do conceito de Rádio-Peão.
  • Outro erro na questão:

    (...) precisa ser enfrentada como um momento de crise e combatida como tal.

    De forma alguma. Deve-se haver reuniões entre a cúpula da administração e os funcionários insatisfeitos para se chegarem a um consenso em relação ao enfrentamento dos problema.
  • Apenas para complementar o comentario do colega, radio-corredor esta correto. Pode-se usar tambem essa nomenclatura, como sinonimo de radio-peao. O erro esta em considera-la um momento de crise. 

    Bons estudos!
  • A "rádio-corredor" é um processo de comunicação informal, mas não necessariamente terá efeitos maléficos.


ID
200518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a metodologias de pesquisa, julgue o próximo
item.

As metodologias de pesquisa permitem avaliar a reputação de uma instituição em diversas esferas, como ambiente de trabalho, produtos e serviços, cidadania e meio ambiente.

Alternativas

ID
200521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a metodologias de pesquisa, julgue o próximo
item.

Reputação corporativa é o resultado tangível das estratégias de marketing criadas para que se obtenha a aceitação dos públicos mais próximos da corporação.

Alternativas
Comentários
  • Reputação = intangível.
  • Resultado das estratégias de comunicação institucional / RP, não marketing.


ID
200539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de gestão empresarial, julgue o item a seguir.

A gestão empresarial em empresas públicas difere da gestão das empresas privadas, em especial no que diz respeito à produtividade e ao fluxo de informação entre os dirigentes.

Alternativas
Comentários
  • ao objetivo... finalidade...

  • A gestão empresarial em empresas públicas difere da gestão das empresas privadas ( OK) em especial no que diz respeito à produtividade e ao fluxo de informação entre os dirigentes ( erro da questão, o certo seria ao objetivo e finalidade que na iniciativa privada visa ao lucro, em dissonância com o objetivo das empresas pública que é de prestação de serviços públicos e sua continuidade).


ID
200542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de gestão empresarial, julgue o item a seguir.

A espiritualidade nas empresas, tema discutido pela gestão contemporânea, não deve ser confundida com religiosidade.

Alternativas

ID
200566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às áreas que formam o contexto do campo de
atuação do técnico em comunicação social, julgue o item a
seguir.

Um dos princípios adotados pela Organização Mundial do Comércio é o da não discriminação, que consiste em garantir tratamento igual a todos os membros da organização no que se refere às atividades comerciais. Em algumas ocasiões, porém, é permitida a adoção de medidas que privilegiem produtores nacionais em detrimento de produtores estrangeiros.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Dado o princípio da isonomia e dentro do âmbito dos preceitos adotados pela OMC, não se vislumbra medidas que privilegiem produtores nacionais em detrimento de produtores estrangeiros. O que pode existir, em alguns casos, é o tratamento desigual para os desiguais, por exemplo, alguns incentivos e prerrogativas para micro e pequenas empresas que concorram em um certame licitatório ou empresas que investem em ações em prol do meio-ambiente etc.
  • Gabarito questionável.

    A legislação brasileira prevê, sim, vantagens para empresas brasileiras na concorrência com as estrangeiras, com objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico nacional.

    Lei 8666/1993
    Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    § 2o  Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:
    II - produzidos no País;
    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.
    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

ID
213403
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Organizações de natureza pública devem gerenciar sua identidade de modo a preservar e fortalecer sua reputação e seu caráter institucional diante de outros setores da sociedade e da população. Acerca desse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A reputação de uma empresa constrói-se por meio da acões e pela forma que sua marca se expressa.


ID
213415
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere que o Ministério Público de Goiás pretenda comunicar à população do interior do estado o lançamento de um novo serviço à população. Além de empreender ações de assessoria de imprensa e relações públicas, de forma a obter divulgação gratuita, considere, ainda, que o órgão pretenda destinar uma verba reduzida para executar uma campanha. De acordo com os fatores custo e cobertura do público-alvo, assinale a alternativa que apresenta a combinação de meios de veiculação conceitualmente mais adequada para as necessidades comunicacionais do órgão.

Alternativas
Comentários
  • O comando da questão nos dá dicas para responder à pergunta.

    De cara podemos eliminar as alternativas B, C e D, pois tratam de veiculação em TV e a questão nos diz verba reduzida, o que não se coaduna com mídia TV, mesmo que em breves inserções;

    A alternativa E também pode ser eliminada de cara, pois a ação de comunicação dá-se no interior do Estado, restando sem sentido uma veiculação em rádio de alcance nacional.

     


ID
214609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de TV corporativa, julgue os itens seguintes.

A TV corporativa vem sendo cada vez mais utilizada como recurso no campo da comunicação institucional, tanto para a veiculação de conteúdos midiáticos tradicionais quanto para treinamentos e outros serviços, com a possibilidade de ser transmitida via satélite ou pela Internet e de ser projetada em espaços de convivência.

Alternativas

ID
221122
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O anúncio constitui o canal de publicidade por excelência, estabelecendo uma ligação direta entre a oferta e a procura, tanto em jornais quanto em revistas. Em relação a esses dois veículos, existe uma diferença substancial na publicação de anúncios, que consiste no fato de a(o)

Alternativas
Comentários
  • O público dos jornais é mais generalizado.

    O das revistas normalmente é mais específico. Exemplo:

    Em uma revista de informática, normalmente publicam-se anúncios de produtos da área de tecnologia, ou seja, voltados para o público específico da revista. Em um jornal, devido à sua natureza, normalmente se anuncia qualquer coisa, de forma geral, e não para um público alvo.

    Bons estudos.
  • O marketing de mala direta é o envio de uma oferta, anúncio, lembrete ou outro item a uma pessoa em um determinado endereço. A mala direta é bastante adequada para comunicação direta, um-para-um (one-to-one). Ela permite grande seletividade de público alvo, pode ser personalizada, é flexível e possibilita a fácil mensuração dos resultados. Embora seu custo seja mais alto do que de outras mídias de massa, como televisão e revistas, as pessoas atingidas são clientes potenciais muito melhores.


    Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas.Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No entanto, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios ou desporto, entre outros. A periodicidade mais comum dos jornais é a diária, mas existem também aqueles com periodicidade semanal, quinzenal e mensal. O jornal foi o primeiro - e, por muito tempo, o principal - espaço de atividade profissional do jornalismo.


    Os jornais tipicamente atendem quatro critérios:


    Abrangência: seus conteúdos são razoavelmente acessíveis ao público em geral.Periodicidade: é publicado a intervalos regulares.Atualidade: sua informação é atual.Universalidade: cobrem um amplo número de assuntos.



    Uma revista é uma publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou de entretenimento, geralmente voltada para o público em geral.


ID
222364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

Quando o profissional de comunicação conduz o briefing com o profissional de atendimento da agência de publicidade responsável pela divulgação da sua instituição, cabe a ele explicar exclusivamente as demandas relativas à publicidade, ficando por conta de representante da direção as explicações acerca das políticas, objetivos, produtos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
222367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A pesquisa de mídia tem por finalidade conhecer a linha editorial dos jornais.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa de mídia é ferramenta indispensável para a escolha e definição dos melhores meios, veículos de comunicação e a melhor alternativa para a veiculação de campanhas e maximização da verba do anunciante. 

ID
222370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A escolha do veículo de mídia apropriado leva em consideração fatores como o target, a natureza do assunto e a visibilidade do veículo.

Alternativas
Comentários
  • A escolha do veículo de mídia apropriado leva em consideração fatores como o target, a natureza do assunto e a visibilidade do veículo, além de outros como credibilidade, audiência, cpm...

     

  • - Target: público-alvo (parcela da população à qual é dirigida a mensagem)

     

     

     


ID
222373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

O item custos, por meio do qual é feito o levantamento e o planejamento da utilização da verba disponível para divulgação de determinado produto, deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia.

Alternativas
Comentários
  • O que está errado nessa questão?
  • Ao meu ver, estratégias e objetivos não devem vir no item custos por não serem relevantes e não serem mensuráveis financeiramente falando.
  • Acredito que o plano de mídia contemple apenas os gastos com mídia e não aspectos como criação e produção como diz a questão: "o item custos...deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia".
  • O erro está no próprio texto:

    item custos, por meio do qual é feito o levantamento eo planejamento da utilização da verba(...)
    deve contemplar (...) produção distribuição e veiculação na mídia.

    É um plano, não quer dizer que vai ser executado, que no caso entra a parte de produção, distribuição e veiculação.
  • Erro por extrapolação: o item custos de um plano de MÍDIA deve contemplar apenas a veiculação do anúncio. A definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção são realizadas no planejamento da campanha.


ID
222376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O endomarketing ou marketing interno trata as relações entre a
instituição e o público interno. A informação e a motivação
voltadas a esse público resultam em benefício para a instituição
em relação aos seus públicos externos. Com relação a esse
assunto, julgue os itens subsequentes.

O público interno, ao ter suas expectativas identificadas e atendidas, alcança satisfação e, ao obter satisfação, está mais capacitado a atuar positivamente no relacionamento com os públicos externos.

Alternativas
Comentários
  • Endomarketing é satisfazer os públicos externos em segundo grau, indiretamente, via satisfação do próprio público interno.


ID
222436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o texto, nas modernas organizações as áreas de marketing e comunicação não sobrevivem uma sem a outra.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer por que esta afirmativa está errada?
  • Caro Eraldo,

    de acordo com o comando da questão, você deve buscar a informação dada pelo item NO TEXTO.

    Quando o comando fala "DE ACORDO COM O TEXTO"... se o que vem para ser julgado no item não está escrito no texto, está errado.

    No caso em questão, ...NAS MODERNAS ORGANIZAÇÕES AS ÁREAS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO NÃO SOBREVIVEM UMA SEM A OUTRA.

    Voltando ao texto, temos:
    "Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
    satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
    como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
    institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
    jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
    planejamento das atividades de comunicação das organizações,
    às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
    canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
    e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
    organizações."


    Ou seja, o item extrapolou o entendimento pois nao está escrito no texto que nao sobrevivem uma sem a outra e sim que uma COMPLEMENTA a outra.
  • Complementar é diferente de completar. Questão de interpretação.


ID
222451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo defendido por Gaudêncio Torquato é impossível de ser aplicado às secretarias de comunicação social de instituições governamentais.

Alternativas

ID
222454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Prospecção é pesquisa, sondagem, avaliação que permite a coleta, a classificação e o armazenamento de informações que serão utilizadas pela comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • A imagem não tá carregando. Qual é o conteúdo? :D


ID
222457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Campanhas de informação à população fazem parte da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.


ID
231430
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O profissional de comunicação de uma empresa seja ela pública ou privada, é responsável por todas as ações de comunicação dessa empresa. Essas ações, na grande maioria das vezes, representam investimentos lucrativos para a empresa. Entre as ações que esse profissional pode realizar estão:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre A e C. Na elaborção do Planejamento Estartégico, o profissional de comunicação também elabora matriz SWOT, dentro do plano de comunicação. A assertiva considera errada a letra A. Percebo que é passível de anulação essa questão, pelas dus respostas estarem corretas. 
  • Gabarito: C

    Concordo com o colega, a "A" também está correta. Em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Kunsch sugere a utilização da Análise SWOT para fazer a análise ambiental externa e interna.

  • Como a Análise SWOT é voltada para o Planejamento Estratégico da organização, as alternativas "a" e "c" estão erradas. 

    "Alianças de logística ou logísticas" não é uma atividade do profissional de comunicação; está mais para o de marketing. Assim, itens "b", "d" e "e" estão errados. Logo, o item "c" está correto.
  • Acredito que o que faz a alternativa C ser a correta e não a A, é que Planejamento Estratégico é um plano, projeto a ser executado, uma ferramenta de assessoria e não uma ação em si. As ações fazem parte desse planejamento, como é o caso de organização de eventos, edições de publicações e ações na comunidade. A análise SWOT ou FOFA vai definir, a patir de diferentes fatores, quais melhores ações que devem ser tomadas para posicioar bem a empresa perante a opinião pública, além de potencializar a própria cultura organizacional internamente. 


ID
231439
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para complementar as necessidades básicas para o gerenciamento da Comunicação Organizacional no que diz respeito à gestão de pessoas, na qual os recursos humanos devem ser priorizados, é correto afirmar, dentro desse contexto, que o profissional precisa ser:

Alternativas

ID
265288
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em função do número cada vez maior de meios e veículos de comunicação, o profissional de mídia reconhece que alguns meios proporcionam maior memorização da mensagem publicitária. Entre eles, estão

Alternativas
Comentários
  • Essa  resposta é um absurdo e prova de pegadinhas em concurso, pois o cinema hoje é considerado, sim um meio publicitário, mas não atinge numeros cruciais para ser considerado resposta nesta questão muito menos mobiliário urbano, onde pela pressa do dia-a-dia nem olhamos para as publicidades espalhadas nas ruas. Deixo aqui minha indgnação pela má fé dos professores que formulam essas provas. 
  • Em várias fontes de pesquisa encontrei a televisão como veículo que proporciona maior memoraização publicitária. Não concordo com questão. E conforme dados do IBGE, em 1999 a maior parte dos investimentos publictários destinam-se à televisão aberta (56%), seguida por jornal (24%), revista (10%) e rádio (5%). A propaganda em TV por assinatura, outdoor e outras mídias fica com os 5% restantes. O setor que mais investe em publicidade é o do comércio varejista - 3,6 bilhões de reais em 1999.
  • No cinema, há uma imersão total e não há nenhum outro elemento que roube a atenção de quem assiste às propagandas, ao contrário do rádio,que possibilita o desemepnho de multiplas tarefas e não demanda atenção exclusiva. No livro Propaganda: teoria e prática, de  Armando Santanna, este argumento é apresentado.

    Assim como os colegas citaram, discordo que o mobiliário urbano seja o meio mais adequado à memorização. Como afirma Santanna, o mobiliario urbano tem a vantagem de permitir ampla cobertura, exposição 24h por dia, mas é limitado no quesito retenção da mensagem devido à visualização rápida, da correria do cotidiano,
  • a questão fala em maior memorização. claro que o cinema proporciona isso, uma vez que o espectador está muito envolvido com e atento ao que passa na tela.

  • No meu ponto de vista, o Cinema realmente é uma mídia que geral lembrança, pois além das atenções voltadas praticamente com exclusividade para a mensagem que será transmitida na tela, ainda existe o envolvimento emocional com o momento.

    Com relação ao mobiliário urbano, vejo algumas características que podem contribuir para a memorização da mensagem publicitária, entre eles: o impacto visual da peça publicitária e a frequência (quando passamos inúmeras vezes pelo mesmo local no qual está exposto um Front Light, por exemplo).

  • gente, a pessoa está muito envolvida com o que se passa na tela do cinema antes do filme começar? vcs não vão ao cinema, né?


ID
265333
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao planejamento de comunicação entre uma determinada organização e seus públicos, é correto afirmar que stakeholders são

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder (em português, parte interessada[1] ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.



    Fonte: Wikipedia
  • O termo stakeholders, em inglês, significa “stake”, interesse; e “holder”, aquele que possui. Na prática são todos aqueles que influenciam uma empresa. São os interessados  pelos projetos, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa.

    São os colaboradores, funcionários, clientes, consumidores, planejadores, acionistas, fornecedores, governo e demais instituições que direta ou indiretamente interfira nas atividades gerenciais e de resultado de uma organização.

    É qualquer indivíduo ou entidade que afete as atividades de uma empresa. O termo foi inaugurado pelo filósofo Robert Edward Freeman, que defendia a ideia da interferência dos stakeholders como fundamental no planejamento estratégico.

    Um processo empresarial abrange interferências de caráter temporárias ou duradouras. O bom desempenho de um projeto depende da opinião e do trabalho de todos os interessados, desde que compreendidas pelos seus gestores.

    Toda interferência, desde a sugestão de um fornecedor até a reclamação de um consumidor, visa aumentar o nível de satisfação a respeito dos produtos da empresa e aprimorar todos os processos de trabalho. É necessário o envolvimento e capacidade de considerar as opiniões e projetos que  possam cercar e adentrar numa empresa.


ID
270142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação interna deve beneficiar fundamentalmente a organização, haja vista que é por meio dela que se garante a divulgação dos objetivos a serem cumpridos pelos empregados.

Alternativas
Comentários
  • Item errado.

    Comunicação interna e externa tem alvos e técnicas distintas, porém são generalistas e macro deterministas. A questão fala sobre objetivos a serem cumpridos pelos empregados. Tal fato é subjetivo e parte da comunicação formal, pessoal e vertical (no máximo diagonal) da organização.

    Esclarecendo por definição

    "Por comunicação interna entende-se toda a atividade desenvolvida em contexto organizacional que é responsável pela produção e fluxo de informação, entre os atores organizacionais, e que está inerente a toda a atividade desenvolvida pelos mesmos. Neste âmbito destacam-se sobretudo as atividades de seleção e distribuição de notícias, a produção e gestão de conteúdos multimédia, a organização de atividades de formação como seminários e workshops e ainda a concepção e elaboração de propostas relacionadas com o desenvolvimento cultural.
  • Gabarito: ERRADA.

    Citações retiradas do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, de Margarida Kunsch:
    * "Os efeitos da comunicação interna devem beneficiar simetricamente tanto os empregados como a organização, sendo, assim, relevante para ambas as partes"
    * "Do ponto de vista da organização, os investimentos a serem feitos [na comunicação interna] são vantajosos e relevantes. O público interno é um público multiplicador. Na sua família, no seu convívio profissional e social, o empregado será um porta-voz da organização, de forma positiva ou negativa."
    * "A comunicação interna permitirá que os colaboradores sejam bem informados e a organização antecipe as respostas para suas necessidades e expectativas. Isso ajudará a mediar os conflitos e a buscar soluções preventivas".

  • Os efeitos da comunicação interna devem beneficiar simetricamente tanto os empregados como a organização, e não fundamentalmente a organização apenas, como consta no enunciado.

  • Não pode garantir.

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

  • Questão capciosa. Vamos por partes:

    “A comunicação interna deve beneficiar fundamentalmente a organização” = Ok.

    Mas será que é por meio da comunicação interna que são divulgados os objetivos?

    Não. O tipo de comunicação utilizado para realizar as funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) é a comunicação administrativa. Pense os objetivos da organização não interessam apenas aos empregados, mas também a agentes externos (acionistas, potenciais investidores, por exemplo) de modo que a comunicação sobre o planejamento não deve se restringir ao âmbito interno.

    GABARITO: ERRADO


ID
270145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

Os meios utilizados na comunicação interna restringem-se aos tangíveis, como os boletins internos ou jornais murais, que asseguram às empresas resguardo contra eventuais ações trabalhistas.

Alternativas
Comentários
  • As empresas tem investido em outras formas de comunicacao interna, como webradios e intranets corporativas

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

  • Comunicação interna é aquela realizada entre a organização e os empregados. Esse tipo de comunicação não se restringe aos meios tangíveis. Na realidade, o mais comum é que ocorra por meios intangíveis, tais como: reuniões, palestras, treinamentos, etc. Em resumo, nem sempre a comunicação vai ser realizada por um meio físico/tangível.

    Gabarito: ERRADO


ID
274894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a eventos em organizações
públicas ou privadas.

De acordo com o protocolo de disposição de bandeiras nacionais em eventos internacionais, a bandeira do país anfitrião ficará sempre no centro, dispondo-se, em ordem alfabética, independentemente da situação, à esquerda e à direita, sucessivamente, as dos países estrangeiros participantes.

Alternativas
Comentários
  • Item errado e muito sacana. Sabe o erro da questão?

    "à esquerda e à direita, sucessivamente,"

    é à direita e a esquerda, sucessivamente...

    Primeiro. O cara que sabe sobre protocolo de bandeira em um concurso além do conteúdo tradicional é respeitável. Agora ver a ordem no texto, naquele momento de tensão... por favor né. Seleção sim, carnificina mental não!
  • Augusto,
    Sempre leio teus comentários e percebo que vc sabe muito de administração.
    Parabéns pelo conhecimento.
    Vc sabe me indicar alguma bibliografia simples e objetiva sobre administração para concursos?
    Preciso de administração geral, administração financeira e orçamentária e administração de materiais.
    Se puder me ajudar, serei muito grato.
    Caso alguém mais saiba de algumas dicas por favor postem.
    Tenho muito conhecimento nas outras matérias, caso alguém precise de dicas é só falar.
    Obrigado a todos.
  • Caio,

    ADM Geral: 

    -> Adm. Geral e Pública, de Idalberto Chiavenato (é bem abrangente.. não mto aprofundado)

    RH

    -> Gestão de Pessoas, Chiavenato.

    Estratégia (principalmente pra banca FGV):  

    -> Estratégia Competitiva, de Michael E. Porter.

    Planejamento Estratégico:

    -> procure pelo autor Djalma de Oliveira (na prática, seus conceitos são os mais aplicados. nas provas tbm, é claro hehehe senao nao estaria indicando)

    Gestão de Projetos:

    -> tem um manual no site do Conselho Nacional de Justiça, bem bacana, é só baixar.

    Adm. Fin e Orçamentária:

    -> certamente, baixar o MTO 2012 (só por no google, tá "fresquinho"). vai com fé que esse é o material!! Muitos conceitos mudaram nesses anos... ou tenta algum livro que esteja saindo Agora, tipo do Prof. Deusvaldo Carvalho

    Adm de Materiais:

    -> não sei, mas na dúvida, Chiavenato neles!

    Espero ter contribuído, de certa forma.

    Abs,

    Sérgio.

    sergio.harger@gmail.com
  • Valeu Sérgio!
    Foram muito valiosas tuas dicas. Muito obrigado.
    vou providenciar já esses materiais.
  • nossa... daonde eu tirei "Caio"? heheh

    valeu Diego!

    Abs,

    SH.
  • Essa matéria não é administração, e sim comunicação social!
  • Bandeiras

    Colocação de bandeiras:

    • A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular.
    • Nenhuma bandeira de outra nação poderá ser usada sem que a nacional esteja ao seu lado direito e seja de igual tamanho, salvo nas sedes das embaixadas e consulados.
    • Num dispositivo de bandeiras (mastro ou adriças), as estrangeiras deverão ficar distribuídas à direita e à esquerda da nacional, em ordem alfabética.
    Essa foi pegadinha.

    Gabarito: Errado


ID
274903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a eventos em organizações
públicas ou privadas.

As normas de cerimonial e protocolo orientam a forma de organização das atividades oficiais de um município, estado ou país, bem como as relações internacionais. Fazem parte dessas normas orientações acerca da composição oficial de uma mesa de autoridades, do uso adequado de bandeiras e da ordem de fala das pessoas presentes em eventos oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta sobre conceitos de protocolo esperado em atividades oficiaiais. A questão só peca na ordem das falas, que só possui protocolo quando presentes chefes de estado ou o chefe de um dos 3 poderes da república.

ID
289318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O objetivo da comunicação com stakeholders é divulgar a esses grupos a motivação e os propósitos da organização, apresentando os limites estratégicos do relacionamento estipulados pela administração de marketing para minimizar interferências no desempenho institucional.

Alternativas
Comentários
  • O estudo das relações com os stakeholders não visa minimizar interferências no desempenho organizacional, mas sim, ouvir as partes interessadas e lidar com elas estrategicamente. 
  • Não é a administração de marketing quem apresenta os limites estratégicos do relacionamento. Quem trata disso é a comunicação institucional e não a comunicação de marketing ou mercadológica.


ID
289324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A comunicação efetiva com stakeholders permite antecipar e reduzir problemas para a organização, promover o alinhamento de interesses com os objetivos institucionais e conquistar a confiança e a colaboração desses grupos de interesse para a melhoria do desempenho da organização.

Alternativas

ID
289327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

O tipo de canal de comunicação não pessoal inclui a mídia, a identidade visual, a decoração de ambientes promocionais ou da própria empresa, os eventos institucionais e os patrocínios de grandes eventos, todos planejados criteriosamente para transmitir mensagens específicas aos públicos-alvo.

Alternativas
Comentários
  • Canais de comunicação impessoais: mídias, atmosferas e eventos.

    • Canais de Comunicação Impessoalsão canais que conduzem mensagens sem contato ou interação pessoal. Incluem a mídia, atmosferas e eventos.
    • Canais de Comunicação Pessoalenvolvem duas ou mais pessoas comunicando-se diretamente entre si. Elas podem comunicar-se face a face, corpo a corpo com a audiência, por telefone ou pelo correio. Os canais decomunicaçãopessoal são considerados eficazes pelas oportunidades que têm de individualizar a apresentação e o feedback.
    http://mktufop.blogspot.com.br/2009/10/canais-de-comunicacao-impessoal-e.html


ID
289336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

Uma das formas utilizadas para definição da verba de comunicação de uma empresa é a provisão anual com base em percentual do faturamento. No âmbito das instituições públicas, a verba é definida a partir do planejamento estratégico anual de comunicação institucional com provisionamento de recursos no orçamento anual da instituição, que devem ser despendidos ao longo do ano com ações que envolvem propaganda, realização de eventos, assessoria de imprensa, patrocínio, relacionamento institucional, materiais promocionais e comunicação interna.

Alternativas

ID
289342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento estratégico de comunicação integrada é
fundamental para a implantação e o desenvolvimento de ações e
programas no terceiro setor, assim como nas organizações públicas
e privadas. Acerca da comunicação no terceiro setor, julgue os itens
subsequentes.

A mobilização social é reconhecida como um ato de comunicação porque, envolvendo o compartilhamento, exige ações de comunicação em seu sentido mais amplo, o do diálogo. Assim, a prática da comunicação mobilizadora para as organizações do terceiro setor requer o estabelecimento de canais e meios de comunicação que permitam a reflexão e o debate pela busca conjunta de soluções efetivas para os problemas sociais.

Alternativas

ID
289366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a responsabilidade da comunicação institucional
pelo desenvolvimento de ações de aproximação com públicos
de interesse para a ampliação da visibilidade da organização e
promoção de seus propósitos, julgue os itens seguintes.

A intranet, recurso mais utilizado para a estruturação de sistemas de comunicação interna, utiliza os recursos da Web, desde os protocolos de comunicação até os programas navegadores e servidores de páginas, devendo, para isso, estar conectada à Internet. O termo extranet refere-se à integração via Web das intranets de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Para se conectar à Intranet, não é necessário estar conectado à Internet.
  • Uma extranet é uma rede de computadores que permite acesso externo controlado, para negócios específicos ou propósitos educacionais. Em um contexto de business-to-business, uma extranet pode ser vista como uma extensão de uma intranet da organização que é estendida para usuários externos à organização, geralmente parceiros, vendedores e fornecedores, em isolamento de todos os outros usuários da Internet. Em contraste, os modelos business-to-consumer envolvem servidores conhecidos de uma ou mais empresas, comunicando-se com usuários consumidores previamente desconhecidos. Uma extranet é semelhante a uma DMZ em que ela fornece acesso a serviços requeridos para canais de parceiros, sem acesso concessão de acesso a uma rede inteira da empresa.
  • Extranet é quando você acessa a intranet através da internet. Fato ocorrido quando você efetua um pagamento através do site da sua agência bancária.


ID
289384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

A estimativa denominada custo por mil, ferramenta que auxilia as decisões do plano de mídia, consiste em pesquisa comparativa entre níveis de audiência e preços de tabela dos veículos de comunicação para a apuração do percentual de investimento per capita que o anunciante faz em propaganda, comparando-se o custo de veículos concorrentes com opções semelhantes de mídia.

Alternativas
Comentários
  • Custo Por Mil (ou CPM) é o custo para atingir MIL consumidores através de um veículo, espaço ou programação de mídia.

ID
289393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio da promoção de um produto ou serviço, criam-se
estímulos para a compra e a venda, definindo-se as ferramentas do
mix de comunicação para o estabelecimento das formas de
aproximação entre a oferta e o cliente. Com relação a esse assunto,
julgue os itens seguintes.

Os serviços de relações públicas são vantajosos para a empresa porque podem proporcionar um baixo custo operacional em relação às ações de propaganda e alto retorno no âmbito dos objetivos do negócio.

Alternativas
Comentários
  • RP é mais barato que PP, porém os resultados para os negócios demoraram muito mais, já que formar imagem positiva está longe de ser uma "jogada de marketing". É algo mais natural que depende só da disposição dos públicos.


ID
289405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Toda abordagem voltada para o cliente em potencial deve veicular uma imagem da organização, e a comunicação tem de exercer o controle dessa aproximação para garantir que a imagem projetada pela mensagem seja a que a empresa quer projetar, focando-se três aspectos: estilo, formato e conteúdo; a definição desses aspectos deve demonstrar que a qualidade do cliente-alvo é atendida, respeitada e correspondida.

Alternativas

ID
289411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.

De acordo com a função comunicacional, o vídeo-empresa pode ser classificado em quatro gêneros principais: vídeo institucional, que visa apresentar o produto, o serviço ou uma ação da empresa para públicos externos específicos; vídeo integração, que visa apresentar a empresa para empregados e colaboradores; vídeo promocional, que visa apresentar a empresa a públicos externos e à comunidade e vídeo instrucional, que visa à formação e ao desenvolvimento profissional.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    De acordo com a função comunicacional, o vídeo-empresa pode ser classificado em quatro gêneros principais (ok):
    vídeo institucional, que visa apresentar o produto, o serviço ou uma ação da empresa para públicos externos específicos; (esse é o conceito de vídeo promocional)
    vídeo integração, que visa apresentar a empresa para empregados e colaboradores (ok);
    vídeo promocional, que visa apresentar a empresa a públicos externos e à comunidade; (não, esse é o conceito de institucional) e
    vídeo instrucional, que visa à formação e ao desenvolvimento profissional.

    Notem que ele inverteu os conceitos...

ID
289414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.

No cinema e na TV, é a partir do roteiro que se estabelecem os recursos humanos, financeiros e materiais para a realização do projeto, que normalmente terá investimentos de patrocinadores ou retorno por meio de anunciantes. Tratando-se de vídeo-empresa, os recursos disponíveis é que norteiam as características do roteiro, sobretudo no que diz respeito à relação custo/benefício, visto que o investimento visa atingir lucratividade, produtividade ou ampliação dos negócios.

Alternativas
Comentários
  • Se os recursos disponíveis norteiam as características do roteiro, então como é que o roteiro estabelece os recursos humanos?! Os recursos norteiam aquilo que estabelece os recursos? Não faz sentido!

  • Em resposta à Monica Geller, na verdade a questão está separando duas realidades. Na TV e no cinema o roteiro é livre, pois não vale a pena reduzir o potencial criativo do roteirista limitando sua arte com questões de orçamento. Depois a euqipe técnica que se vire para adequar o produto ao roteiro.

    Já no caso de um vídeo-empresa existe um orçamento pré-definido que não tem muita margem para extrapolação. O roteiro deve ser criado para atingir o orçamento proposto, pois a empresa não poderá arcar com elevações de custo.

    Cinema e TV podem arcar com custos mais elevados porque essa é atividade fim deles, ou seja, eles projetam lucro em cima desse produto.


ID
289417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.

O detalhamento para a produção de um audiovisual é feito com base no roteiro técnico, preparado pelo diretor geral por meio da planificação do roteiro dramático. Com o objetivo de atender às intenções dramáticas, o diretor utiliza a decupagem de cada cena e, para se certificar dos elementos de linguagem escolhidos, ele utiliza o storyboard.

Alternativas
Comentários
  • O roteiro técnico será elaborado pela equipe de produção com a supervisão do diretor, depois de fazer o que chamamos de découpage, um estudo minucioso do roteiro literário. Ele terá todas as informações técnicas necessárias para transformar o roteiro literário num filme.

    Fonte:
    http://roteiroparacinema.blogspot.com.br/2009/09/roteiro-literarioroteiro-tecnico.html
  • Certo

    Só uma curiosidade: Decupagem (do francês découpage, derivado do verbo découper, recortar) significa, originalmente, o ato de recortar, ou cortar dando forma. Em cinema e audiovisual, decupagem é o planejamento da filmagem, a divisão de uma cena em planos e a previsão de como estes planos vão se ligar uns aos outros através de cortes.
  • Decupagem - Processo de elaboração e análise técnica do roteiro de um filme ou programa de TV. Consiste na indicação de todos os detalhes necessários à filmagem ou à gravação de cenas (planos, ângulos, ordem e duração das tomadas, cenário, efeitos, diálogos, movimentos de câmera, lentes, música e ruídos). O roteiro decupado serve de guia para a equipe técnica durante toda a realização.

    Dicionário Essencial de Comunicação (Barbosa & Rabaça), p. 68


ID
289504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

A definição do tipo de campanha a ser realizada, que pode ser de venda, de propaganda, institucional, promocional ou cooperada, constitui uma das etapas do planejamento da campanha.

Alternativas
Comentários

  • Propaganda: "é a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que visa criar imagem e estimular a aquisição do produto. A propaganda integra o composto de comunicação de marketing e objetiva criar no público-alvo a imagem para a marca com base no posicionamento desta." 

    Indo um pouco mais além, os autores ainda apresentam os tipos de propaganda (algo que você dificilmente encontra em outras publicações direcionadas apenas a profissionais de publicidade e propaganda): 

    - Propaganda de marca ou produto; 
    - Propaganda de lançamento de produto; 
    - Propaganda de sustentação de produto; 
    - Propaganda institucional; 
    - Propaganda comparativa; 
    - Propaganda cooperada; 
    - Propaganda promocional; 
    - Propaganda de categoria; 
    - Propaganda de proteção ou defesa; 

    Fonte: http://www.conceitoideal.com.br/Publicidade-e-Propaganda/qual-a-diferenca-entre-propaganda-e-publicidade.html

    ..

    ..

    Tipos de Campanha

    • INSTITUCIONAL • PROMOCIONAL • VAREJO • COOPERADAS OU COOPERATIVAS • TESTEMUNHAL • INTERESSE SOCIAL • COMPARATIVAS • TEASER

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/3409745/apresentacao-de-publicidadepropaganda


ID
289513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de comunicação interna.

Publicações internas, intranet, newsletter, rádio interna, murais e eventos são os canais de comunicação comumente utilizados pelas empresas para alcançar o público interno.

Alternativas
Comentários
  • Newsletter para público interno??  Se uma das principais vantagens dela é a gratuidade da divulgação ...

  • Algumas bancas como a cespe considera newsletter como sinônimo de "jornalzinho". Ainda assim, quando uma empresa faz newsletter em geral disponibiliza exemplares para o público interno sim, pois é importante que este público esteja ciente do que acontece.

  • Questão passível de anulação


    Newsletter: "Publicação sobre tema específico dirigida a um público determinado."  O autor e outros também não específica a mídia a público interno.
    Referência: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2011
  • Muitos sites de marketing,  comunicação,  RH etc. apresentam a newsletter como ferramenta de comunicação interna. Exemplos :

    -----

    Confira algumas das principais ferramentas de comunicação interna:

    – Comunicado: Pode ser impresso ou enviado por e-mail, sendo um recurso essencial para divulgações importantes

    – Jornal mural: Localizado em áreas estratégicas, o mural pode ser muito interessante para funcionários sem acesso a e-mails e que não tiveram tempo de ler os comunicados

    – Revista: De periodicidade a ser definida pela empresa, é um dos meios de comunicação interna mais consagrados. É o espaço de divulgação de notícias da companhia e de valorização dos próprios colaboradores, que muitas vezes são as fontes das matérias

     – Intranet: Sistema online interno da empresa, com conteúdo multimídia e muito importante no engajamento dos colaboradores, que cada vez passam mais tempo trabalhando em computadores. Muitas empresas também contam com redes sociais internas

    – Newsletter: Geralmente enviados por e-mail, os newsletters trazem as últimas novidades e anúncios da empresa aos colaboradores, além de informações externas relevantes.

    .

    Fonte: http://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-comunicacao-interna/

    ----

    Newsletter

    Distribuir uma newsletter pelos colaboradores é uma excelente forma de os manter bem informados. Pode incluir testemunhos e satisfação dos clientes em relação aos seus produtos, histórias de sucesso dos empregados e objectivos alcançados, notícias sobre a empresa, assim como ocorrência de futuros eventos e estratégias planeadas. Tente sempre incutir a colaboração dos seus empregados, para evitar que estes sintam que a newsletter apenas é direcionada para gestores, podendo ser vista como mais uma forma de publicidade. Imprima um conceito de união e igualdade, evitando a todo o custo criar uma barreira clara entre gestores e colaboradores.

    Fonte: http://gestaodeempresas.net/boas-ferramentas-para-uma-comunicacao-interna-eficaz


ID
289930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

Para otimizar os gastos com a comunicação institucional, o gestor pode produzir um mesmo veículo para os públicos interno e externo, tendo, contudo, o cuidado de incluir encartes direcionados a cada um dos públicos na publicação.

Alternativas

ID
289939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

As pesquisas de clima são valiosos instrumentos para auferir de que maneira o público interno incorpora e reproduz os valores culturais da organização, além de prospectarem informações que poderão ser utilizadas na formatação de canais mais eficientes de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Na realidade, a Cespe considerou a pesquisa de Clima e Cultura organizacionais, pois só o clima não ajuda a descobrir "de que maneira o público interno incorpora e reproduz os valores culturais da organização", isto tem a ver com a cultura. O clima tem a ver com a reação do público interno às rotinas de trabalho, relações interpessoais, etc. Se o clima não é satisfatório não significa exatamente que os funcionários não concordam ou incorporaram a cultura da empresa, mas que outros fatores, como salariais, físicos, gerenciais ou até mesmo um único funcionário podem contribuir para deixar o clima ruim, pesado e insatisfatório. Segundo a Wikipedia: 
    Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.

ID
289942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

O endomarketing envolve ações de marketing voltadas para o público interno de uma organização, como, por exemplo, campanhas de vacinação sazonais e de economia e reciclagem de recursos.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
    Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

    E "vender" um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
    Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.

    Fonte: www.endomarketing.com
  • Isso não seria comunicação interna?

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
290020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição
de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente
em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os
itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta
de gestão.

Os fluxos de comunicação diagonais permitem maior agilidade e menor grau de ruído, uma vez que são menos burocráticos e permitem que subordinados se dirijam diretamente a suas chefias.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação diagonal: Maximiano (2000, p.286) conceitua este tipo de comunicação como “... é a que ocorre entre unidades de trabalho do mesmo nível ou entre unidades de trabalho de níveis diferentes, mas que se situam em diferentes hierarquias”. Para este autor, os canais de comunicação diagonal possibilitam o funcionamento dos processos interdepartamentais e a tomada de decisões. Hampton (1992) faz uma diferenciação entre a comunicação lateral e a comunicação diagonal, dizendo que na primeira, a comunicação se dá com pessoas do mesmo nível hierárquico e na segunda, com pessoas de níveis hierárquicos diferentes. Para este autor, esse tipo de comunicação é o mais utilizado para comunicação gerencial. A comunicação lateral/diagonal geralmente se dá através da comunicação oral em organizações com estrutura horizontal, ou seja, com poucos níveis hierárquicos, por isso tende a ser mais rápida que a comunicação formal. O único inconveniente é que este tipo de comunicação que também é chamada de rede informal é propensa a se transformar no chamado “rádio corredor”.

  • Mesmo com a explicação da Lu, não entendi o erro. Será que está no "menos ruído"?
  • Giordano... acredito que a questão está errada quando ele fala que os SUBORDINADOS SE DIRIJIAM DIRETAMENTE A SUAS CHEFIAS. Acho que esse comportamento se dá em comunicações horizontais (de cima pra baixo) e não diagonais. Acho que é isso...
  • Colegas,
    a questão trata da entropia na comunicação.
    Entropia é o ruído ou a distorção numa relação de comunicação,emissor e receptor,onde a mensagem se perde ou se deteriora.
    O fluxo de comunicação predominantemente oral,como a comunicação diagonal ou lateral,TEM MAIOR GRAU DE RUÍDO-Isto é,tem maior grau de  ENTROPIA,de possibilidade de deterioração ou perda de significado da mensagem.


    Fiquem com Deus!

    obs.Não concordo com críticas a quem apenas corta e cola ,pois estes colegas também estão ajudando a todos na construção,divulgação e troca de conceitos e experiências.
  • Paulo e Giordano, comunicação de cima para baixo (chefia para subordinado) ou de baixo para cima (subordinado para chefia) são verticais e não horizontais. De cima para baixo é descendente e o contrário, ascendente.

ID
290137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao conceito de comunicação interna, julgue os itens a
seguir.

O entretenimento, como palavras cruzadas, quadrinhos, curiosidades e adivinhações, é percebido como desperdício de tempo nas mensagens de uma publicação interna.

Alternativas

ID
290143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao conceito de comunicação interna, julgue os itens a
seguir.

Entre os canais de comunicação interna estão jornais e revistas, os quais têm como uma das suas principais vantagens o fato de trazerem um retrato muito convincente da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Problemas mais comuns dos Jornais e Revistas:
    -Temas muito descendentes.
    -Linguagem imprópria fria.
    -Visual inadequado.
    -Retrato pouco convincente da instituição.

    Fonte: http://mtc-m19.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m19/2011/04.13.13.37/doc/RONALDO%20CORTES%20ALVES.pdf?ibiurl.language=pt-BR

  •  Jornais e Revistas: Retrato pouco convincente da instituição.


ID
295885
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

José Carlos Veronezzi (VERONEZZI, J.C. Mídia de A a Z: São Paulo, Flight Editora, 2002) categoriza os flights em quatro tipos: recency, ondas, concentrado e pulsação. De acordo com o autor, alguns profissionais defendem o uso do recency como o mais adequado para divulgação em TV de produtos com alta freqüência de compra, pois ele é um tipo de flight que

Alternativas

ID
323224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

A comunicação institucional procura, por meio da construção propositiva de uma imagem, consolidar ou melhorar a reputação da organização no mercado.

Alternativas
Comentários
  • Seguindo a perspectiva de Margarida Kunsch, em Planejamento Estratégico de RP na Comunicação integrada, a comunicação institucional é responsável pela construção e fortalecimento da imagem da corporação diante de seus stakeholders.

ID
323227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

A comunicação organizacional concentra-se na busca da sinergia do conjunto das modalidades de comunicação praticadas dentro das organizações.

Alternativas
Comentários
  • No contexto organizacional a comunicação deve buscar sinergia no sentido de ser coerente e estar alinhada para o posicionamento da organização em todas as áreas de comunicação da empresa.

    Em outras palavras, é manter o posicionamento/discurso nos diversos contextos comunicativos.
  • A pegadinha da questão está em ocultar o termo "integrada', pois é a comunicação organizacional integrada a responsavel pela sinergia entre os diversos tipos de comunicacao existentes dentre  uma empresa (interna, mercadologica, administrativa e institucional).

ID
323230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

Na comunicação integrada, o foco está na maximização dos lucros administrativos decorrentes do mix de marketing, ou seja, produto, praça, preço e promoção.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).
    A compreensão da Comunicação Integrada parte das noções de interdisciplinaridade, da "atuação conjugada de todos os profissionais da área" (Aberp apud Kunsch, 1986, p.107) e da interação das atividades de áreas afins da comunicação. Desta forma, "o importante, para uma organização social, é a integração de suas atividades de comunicação, em função do fortalecimento de seu conceito institucional, mercadológico e corporativo junto a todos os seus públicos" (Kunsch, 1986, p. 112).
  • Resposta : Certo

    Para ilustrar o comentário anterior temos que :

    O composto mercadológico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro pês". Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção.

    O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.

    Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.

    Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;

    Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.

    Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc.

  • A questão estaria corrreta se o termo fosse  Comunicação integrada de marketing (CIM), como utilizado por Kotler, em Marketing de A a Z. O conceito de comunicação integrada foi utilizado, portanto, de forma incorreta. 
  • Erro por contradição. Comunicação integrada = com. institucional, mercadológica, interna, administrativa. (Kunsch)

  • (E) Porque, segundo Margarida Kunschm,  "Comunicação integrada = com. institucional + mercadológica + interna + administrativa", e o enunciado se restringe à comunicação mercadológica. Senão, vejamos: "maximização dos lucros administrativos decorrentes do mix de marketing, ou seja, produto, praça, preço e promoção."

  • A comunicação integrada não está focada somente em maximizar os lucros administrativos decorrentes do mix de marketing. Segundo Margarida Maria Krohling Kunsch a comunicação integrada pressupõe uma junção da comunicação institucional (relações públicas, jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, editoração multimídia, imagem corporativa, propaganda institucional, marketing social e cultural), comunicação mercadológica (marketing, propaganda, promoção de vendas, feiras e exposições), comunicação interna (funcionários e colaboradores) e comunicação administrativa (fluxos, redes formal e informal, veículos). 

    Bons estudos!
  • A comunicação integrada de marketing tem como objetivo unificar tudo que sua empresa comunica para garantir que a voz seja sempre a mesma, independente do formato de conteúdo ou canal escolhido.

    Segundo a definição da American Marketing Association, a comunicação integrada de marketing é:

    Um processo de planejamento desenhado para assegurar que todos os contatos feitos por uma marca com seu cliente-alvo para divulgar produtos, serviços ou a empresa em si sejam relevantes para essa pessoa e consistentes ao longo do tempo.

    O conceito é simples, a comunicação integrada de marketing garante que todas as formas de comunicação e suas respectivas mensagens acompanhem um objetivo maior e único.

     

    Fonte: https://viverdeblog.com/comunicacao-integrada-de-marketing/


ID
323239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

A comunicação institucional, além de estar relacionada à busca de prestígio e de reconhecimento social, colabora na construção da imagem corporativa.

Alternativas

ID
323242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

No mix da comunicação nas organizações, a comunicação administrativa é a modalidade que envolve os fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO - Os Fluxos podem ser descendentes ou verticais, ascendentes e horizontais ou laterais, transversal e circular.

    No fluxo descendente, temos a comunicação de cima para baixo, ou seja dos diretores para os funcionários, que pode ser caracterizada como comunicação administrativa (quando é transmitido as normas e diretrizes por exemplo).

    Já na comunicação ascendente, ocorre o contrário, os funcionários por meio de caixa de sugestões, reuniões com representantes dos trabalhadores, pesquisa de opinião, entre outros enviam a cúpula suas informações. Esse processo pode ser mais difícil de acontecer devido à filosofia de cada organização.

    Horizontal ou lateral é quando a comunicação ocorre no mesmo nível, entre dois funcionários do mesmo departamento, essa relação bem realizada cria melhores condições de trabalho e pode otimizar o desempenho da organização.

    O fluxo transversal, acontece em todas as direções, ultrapassa as diversas áreas setoriais rompendo fronteiras, por isso é considerada tendência de organizações mais flexíveis.

    Por ultimo e não menos importante temos o fluxo circular, que segundo Flores Gortari e Orozco Gutiérrez “Abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais”

ID
323245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

Compete às relações públicas tratar do processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas relativas a diversos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, erra a assertivia ao afirmar que as relações públicas tratam do processamento das informações no âmbito das funções administrativas externas relativas a diversos públicos. 

  • Seguno Margarida Kunsch, no livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, as Relações Públicas, como subsistema organizacional, não se restringem apenas à função administrativa, descrita no item, mas também desempenham a função estratégica (ajudar as organizações a se posicionar perante a sociedade), a função mediadora (fazer as mediações entre a organização e seus públicos) e a função política (lidar com as relações de poder e a administração de crises).
  • tou pra ver a descida de uma ordem administrativa da diretoria passar antes pelo RP para averiguação...   mas nem em sonho... 

  • A questão é muuuuito difícil, pois só com uma leitura mais apurada - e algumas pesquisas - é que percebemos o posicionamento (cretino) da banca. 

    Margarida Kunsch, em Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, afirma que as relações públicas possuem, dentre outras, função administrativa, que visa atingir toda a organização com as articulações necessárias para maior interação entre setores, grupos e subgrupos. A autora também defende que cabe às relações públicas gerenciar o processo comunicativo dentro das organizações. 

    Já em tópico especialmente voltado para a comunicação administrativa, Kunsch alega, na mesma obra, que é ela (a comunicação, mais especificamente a administrativa) que permeia todo esse processo, viabilizando as ações pertinentes "por meio de um contínuo processamento de informações". Essa última consideração, ao que parece, é a que mais se aproxima do raciocínio da banca: não seriam as relações públicas, mas sim a comunicação administrativa e todos os seus recursos os responsáveis pelo processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas relativas a diversos públicos.

    Na minha pobre opinião de concurseira mortal esfolada mentalmente pelo Cespe, dá no mesmo, já que a comunicação administrativa é coordenada, planejada e executada por ninguém menos que a área de relações públicas. É difícil crer que o gabarito tenha passado sem recurso...

    Ainda faço uma observação ao comentário de Valéria, do qual discordo, já que a questão não restringiu à função administrativa o papel das relações públicas. Para o Cespe, questão meio certa está correta, especialmente quando não há indicadores de extrapolação, exclusão ou exclusividade, todos inexistentes na questão em análise. Portanto, não creio que a justificativa da colega se enquadra nesse quesito.

    Bons estudos.

    PS: e pra quem não tem o acesso completo, o gabarito oficial é ERRADO.

  • A despeito dos comentários, pra mim essa questão está correta, ainda que seja só na teoria...

  • Discordo desse gabarito. A comunicação administrativa faz parte sim das Relações Públicas e não houve restrição na assertiva.


ID
323248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

A comunicação interna é responsável por atender a objetivos definidos para viabilizar a maior interação possível entre a organização e seus empregados.

Alternativas

ID
323257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

As mídias que compõem o conjunto de instrumentos de comunicação interna incluem os eventos de confraternização, a comunicação face a face, a intranet, o rádio-empresa e o telejornal.

Alternativas
Comentários
  • Como assim eventos de confraternização?
  • Durante um evento você pode passar informações corporativas, fazer um balanço das ações da empresa, etc.
  • E como assim telejornal?
  • Telejornal ?????Nossa essa foi demais.
  • comunicação face a face é mídia? Telejornal sem comentários!!!
  • "A comunicação interna possui o principal objetivo de atingir os funcionários da organização e em alguns casos, seus familiares também, ou seja, é uma estratégia de compatibilização dos interesses dos funcionários e da organização, utilizando-se de bastante diálogo, troca de informações e experiências entre todos os níveis hierárquicos.
    Suas ações vão além do ato de comunicar e sim, informar, convencer sobre algo, motivar e criar espírito de equipe.
    Ela deve ser pensada, planejada e avaliada constantemente para que possa ser renovada sempre, sendo eficaz e eficiente. Para isso, possui vários tipos de instrumentos como quadro de avisos, boletins, murais, manuais, jornais, revistas, eventos de confraternização, vídeos, comunicação face-a-face, rádio-empresa, teatro-empresa, telejornal, vídeo jornal, correio eletrônico, intranet, entre outras mídias digitais."

    http://ideiainfoco.blogspot.com.br/2009/04/comunicacao-organizacional-integrada.html
  • Telejornal pode ser para um público interno também . Lá no Mix de comunicação da Kunsch ela fala sobre isso .. Vou atrás e depois posto aqui

  • Telejornal é só um nome, pessoal.

  • Quando falam em telejornal a gente pensa em Jornal Nacional com direito a bancada, tp e tudo mais.

  • Falar em instrumentos e ações no que se refere a eventos de confraternização até vai, mas mídias?!?

  • As mídias que compõem o conjunto de instrumentos de comunicação interna incluem os eventos de confraternização, a comunicação face a face, a intranet, o rádio-empresa e o telejornal.

    Dois comentários:

    Telejornal pode ser utilizado como ferramenta de comunicação interna

    Comunicação feita face-a-face é reforçada quando há o uso das outras ferramentas.

  • telejornal foi boa huheuehue

  • Telejornal não se limita aos meios televisivos. Grandes empresas produzem seus conteúdos por diversos meios, a depender do poder aquisitivo, incluindo o Telejornal. A Petrobrás, salvo engano, tinha isso.

  • Evento de confraternização seria o amigo secreto de final de ano?


ID
323269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da
emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de
estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens
institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

Identidade e imagem são patrimônios simbólicos, cuja construção e manutenção passaram a depender intensamente das mídias em poder dos próprios consumidores-usuários. Nesse contexto, elas devem ser incluídas na estratégia de compreensão, aceitação e difusão de reputação institucional.

Alternativas

ID
323290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à reputação institucional e à comunicação de crise,
fatores que estão intimamente relacionados aos processos de gestão
da informação nas organizações, julgue os itens a seguir.

Em situações de crise ou emergência, os instrumentos de comunicação organizacional não devem se restringir a notas oficiais, comunicados e matérias pagas.

Alternativas
Comentários
  • Correto. É necessário que as ações de comunicação sejam coordenadas, estratégicas e ágeis. Abordar de forma adequada os diversos públicos através de todos os instrumentos a disposição da organização, tais como, o site oficial, o blog, entrevistas coletivas, reuniões segmentadas, etc. O importante é ter em mente que assim como nem toda crise é igual, suas abordagens também requisitarão planejamento próprio, que dê conta de atingir os públicos da organização, a imprensa e a opinião pública.
    É necessário pensar na melhor maneira de disseminar informações sobre a crise em questão, pensando na escolha dos conteúdos, das formas, da freqüência e do conjunto de meios, e na articulação e mobilização de “atores” necessários.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho www.pontodosconcursos.com.br


ID
323293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à reputação institucional e à comunicação de crise,
fatores que estão intimamente relacionados aos processos de gestão
da informação nas organizações, julgue os itens a seguir.

Não há como estruturar um planejamento de comunicação institucional tendo por objetivo eventualidades de escândalos, acidentes e catástrofes, pois essas fatalidades fazem parte dos fatores imponderáveis na vida de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Com base no texto de Carolina Rodriguez, jornalista, de acordo com Lopes (apud FORNI, 2002, p.363), "qualquer coisa negativa que escape ao controle da empresa e ganhe visibilidade" pode se tornar uma crise.

    Ian Mitroff acrescenta o peso da falha humana em uma crise:

    "Em contraste com os desastres naturais, sobre os quais frequentemente temos pouco controle, falhas humanas provocam crises em função de ações ou de inações impróprias [...]. Em princípio, falhas humanas podem ser previstas e, exatamente por esse motivo, o público se sente escandalizado quando ocorrem [...] (apud ROSA, 2001, p.21).

    Mais sobre o assunto pode ser visto em: http://www.comtexto.com.br/2convicomcomcomunicaCarolRodriguez.htm

    Com isso, acredito que a afirmativa esteja ERRADA porque alguns acontecimentos são mesmo imprevisíveis, porém outros, principalmente aqueles ligados ao comportamento das pessoas, não são. 


ID
329521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à redação e edição de veículos de comunicação,
julgue os itens que se seguem.

Projeto gráfico e projeto editorial são estudos preliminares realizados ao se projetar uma publicação.

Alternativas
Comentários
  •  Projeto gráfico é um conjunto de elementos que formam e dão características a um meio de informação. É o plano inicial que definirá as características visuais de um peça de design gráfico.

    No jornal impresso, o projeto gráfico define principalmente o formato do papel, a famílias tipográficas usadas e a malha tipográfica.

    Um bom projeto gráfico editorial é aquele que conduz os olhos dos leitores sem se tornar o elemento principal daquela página. Sem interferir na qualidade da leitura. As imagens, o tamanho das fontes tipográficas, a posição de títulos, retículas, boxes, fios, enfim, todos os elementos visuais devem ser adequadamente pensados e posicionados com o objetivo de atender a uma necessidade editorial.

    Um projeto gráfico é constituído de uma série de plataformas que formam a sua lógica construtiva. Estas estruturas definem o seu aspecto de visual—layout: cores, tipografia, design, etc.—bem como seu aspecto editorial—textos, linguagem, e conteúdo. Geralmente um projeto gráfico é antecedido de uma série de perguntas junto ao cliente, o que se denomina briefing. O objetivo do briefing é enfatizar questões que servirão de ferramentas relevantes na constituição do projeto. Para desenvolvimento de um projeto gráfico, são necessários aproximadamente de sete a dez dias antes da etapa seguinte, que é chamada "Reunião de pauta", evento em que se reúnem os Designers e as equipes de Marketing, Publicidade e Editoração. wikipedia

     

    O projeto editorial de uma publicação é um documento que descreve detalhadamente as características, o conteúdo e o seu plano geral de funcionamento. O Projeto Editorial (de um periódico, de um livro, de um site) é um patrimônio institucional da instituição que o publica. Serve para planejar detalhadamente os rumos desse canal de comunicação com o público do ponto de vista editorial e, por isso mesmo, ajuda a manter a sua qualidade ao longo do tempo. Funciona mais ou menos como a planta de uma casa a ser construída, planejada de acordo com as características da família que nela vai morar.

    https://www.palavraimpressa.com.br/2014/09/17/por-que-escrever-um-projeto-editorial/


ID
329536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à história do jornalismo empresarial e ao
funcionamento de uma assessoria de imprensa, julgue os próximos
itens.

O porta-voz, para ser considerado eficiente, deve ter credibilidade, capacidade de improviso, argumentação e precisão.

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • Get in!

  • Acho incompleto, pois o conhecimento da missão, visão e identidade entram onde? Só se for na precisão...


ID
374218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

Uma das funções do assessor de comunicação é buscar, armazenar, tratar e disseminar informações relevantes aos processos decisórios para os públicos da organização. Para realizar essa tarefa com eficiência, o profissional deve conhecer a instituição e os seus públicos-alvo, o que pode ser conseguido por meio da coleta de informações, uma das etapas do planejamento de comunicação da organização.

Alternativas

ID
396541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de atendimento e mídia, julgue os itens subsequentes.

Em mídia, na utilização dos veículos, deve haver sempre perfeita integração do binômio frequência-intensidade, que é obtida por meio da relação entre o espaço ocupado pelo anúncio — frequência — e o número de inserções programadas — intensidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Ele apenas trocou os conceitos, pois frequência está relacionado com o número de inserções na grade de programação estabelecido no plano de mídia.

ID
396544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de atendimento e mídia, julgue os itens subsequentes.

A construção do briefing é de responsabilidade exclusiva do atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Normalmente, o briefing é escrito pelo atendimento juntamente com o cliente.
    Já que o objetivo é fazer um documento que especifique o que o cliente deseja na campanha, período, verba, etc.
  • Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:

     

    Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.

     

    Mais questões sobre briefing:

     

    Q16468
    Q543678
    Q788298
    Q197786
    Q306510
    Q592646
    Q132179
    Q507716
    Q96444


ID
396547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de atendimento e mídia, julgue os itens subsequentes.

Entre as atividades que o profissional de mídia deve gerenciar, inclui-se a seleção de meios e veículos.

Alternativas

ID
396619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue
os itens que se seguem.

O tipo de estrutura organizacional, o tipo de liderança e o ambiente físico de trabalho influenciam diretamente o fluxo de comunicação existente em uma dada organização.

Alternativas