SóProvas


ID
3443011
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 29 de agosto de 2019 foi noticiado que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 0,4% no segundo trimestre, na comparação com os primeiros três meses do ano. Com o resultado, o país evitou entrar em recessão técnica. No primeiro trimestre, o PIB encolheu 0,1.


(Economia UOL – https://bit.ly/33c4bh6 – Acesso em 07.10.2019 – Adaptado)


O desempenho da economia no segundo trimestre foi puxado, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • gab E

    O desempenho da economia no segundo trimestre foi puxado, principalmente, pelos ganhos da indústria (0,7%) e dos serviços (0,3%)... O crescimento na indústria foi influenciado pela expansão das indústrias de transformação (2%) e construção (1,9%)....

  • A economia brasileira, no segundo trimestre de 2019, dava pequenos sinais de recuperação, embora ainda não notados no dia a dia da população. Os preços de alimentos continuavam altos assim como a taxa de desemprego. No entanto, havia indicativos de que as perspectivas não estavam tão ruins. A questão proposta demanda uma percepção mais aguçada acerca do desenvolvimento da economia brasileira, o que supõe a leitura constante de periódicos específicos como o Valor Econômico. A pergunta é: qual setor que alavancou este pequeno crescimento de 0,4% do PIB?

    A) INCORRETA. A questão da burocracia e a pouca clareza das regras quanto a investimentos e proteção do meio ambiente emperram investimentos estrangeiros no setor, segundo especialistas.

    B) INCORRETA. Houve, sim, uma maior exportação de óleo cru mas não de derivados. Não somos exportadores de derivados. Aliás, por conta de especificidades técnicas, importamos diesel e óleo preparado para refino. Não foi o crescimento deste setor que alavancou significativamente o PIB .

    C) INCORRETA. Apesar de ter acontecido a privatização de alguns aeroportos e rodovias, o montante percebido pela privatização não foi utilizado em sua totalidade para gerar insumos para a economia.

    D) INCORRETA. O estabelecimento do PIB de um país leva em consideração a produção de bens e serviços e, aplicações financeiras não são classificadas nestas categorias.

    E) CORRETA. Foi a pequena recuperação do setor industrial e o aumento do volume do setor de serviços que alavancou a recuperação de 0,4% do PIB brasileiro em 2019.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA E
  • A China e os Estados Unidos é um dos mais compradores de produtos brasileiros, e houve tbm em 2019 elevação de exportações de carne suína para a China porque lá houve uma peste suína. Sabendo disso, dá para deduzir que é a alternativa E, pelos ganhos da indústria e serviços.