SóProvas


ID
3443149
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução de uma alvenaria, depois de verificada a modulação, inicia-se a primeira fiada, devendo o local estar limpo, e os tijolos ou blocos ser umedecidos pouco antes do assentamento. Com o início do serviço pelos cantos, espalha-se uma camada de argamassa no piso com a colher de pedreiro, devendo a espessura dessa argamassa

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento a respeito das juntas de assentamento da primeira fiada de blocos de alvenaria.

    A execução correta das juntas horizontais nas paredes é imprescindível para o bom nivelamento da alvenaria (alinhamento da parede horizontal). A primeira camada de argamassa para assentamento dos blocos é importante para guiar o assentamento dos demais blocos e das próximas juntas. Um erro de execução das juntas na primeira fiada acarreta um erro de nivelamento em toda a parede.

    Ademais, as juntas, horizontais e verticais, não devem ter espessuras excessivas nem corrigir erros de alinhamentos grosseiros.

    A espessura das juntas de assentamento inicial é descrita pelo seguinte trecho da NBR 15812-2/2010 - Alvenaria estrutural — Blocos cerâmicos - Parte 2: Execução e controle de obras:

    "9.2.3 Espessura da junta horizontal da primeira fiada

    O valor mínimo da espessura da junta horizontal de argamassa de assentamento dos blocos da primeira fiada é de 5 mm e o valor máximo não deve ultrapassar 20 mm , admitindo-se espessuras de no máximo 30 mm em trechos de comprimento inferiores a 50 cm."

    A figura a seguir, retirada da NBR 15812, retrata as espessuras das juntas.



    FONTE:
    NBR 15812-2/2010.

    Note que a espessura da junta horizontal da primeira camada pode ser menor do que as demais camadas, contrariando o afirmado pela alternativa C.

    Gabarito do Professor: Alternativa D.

    FONTE:
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15812-2 - Alvenaria estrutural — Blocos cerâmicos - Parte 2: Execução e controle de obras. Rio de Janeiro, 2010.
  • d) ser ajustada, para acerto do nível na primeira fiada.