SóProvas


ID
3444493
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As nomenclaturas utilizadas no contexto das síndromes são importantes na prática, pois informam sobre o prognóstico, a possível repetição e os métodos diagnósticos. Desvios morfológicos isolados podem ser divididos em malformações, disrupções, deformidades e displasias. Relacione as duas colunas em relação às definições utilizadas nas síndromes e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Malformações.
2. Disrupções.
3. Deformidades.
4. Displasias.

( ) Defeitos morfológicos que resultam da influência de fatores exógenos sobre um órgão geneticamente normal e que apresentou desenvolvimento até então normal.
( ) Anomalias dos tecidos, locais ou generalizadas, tendo como resultantes desvios morfológicos.
( ) Anomalias morfológicas de órgãos, parte de órgãos ou parte do corpo que se baseiam em erros genéticos.
( ) Anomalias de forma e posição das partes do corpo que resultam da ação de fatores mecânicos, podendo ter origem na vida pós-natal.

Alternativas
Comentários
  • Disrupção: lembrar de interrupção; o órgão vinha se desenvolvendo normal, mas algo externo interferiu e aí ele se desenvolveu de forma diferente. Ex: uso de talidomida pela mãe, mãe contraiu rubéola durante a gestação, etc.

    Displasia: alteração tecidual na forma de organização das células, resultando num desvio morfológico. Ex: osteogênese imperfeita (osso de menor qualidade, menos resistente a fraturas)

    Malformação: causada por um erro genético. Ex: síndrome de Down, que é a trissomia do 21

    Deformidade: o órgão vinha se desenvolvendo normalmente, até que uma força mecânica causou uma deformação. EX: Pé torto congênito