Cromatografia gasosa (GC) é uma técnica analítica amplamente utilizada. Usada para determinar a composição de uma mistura de produtos químicos (amostra), a cromatografia gasosa utiliza uma variedade de gases para o seu funcionamento, de acordo com o analisador e o tipo de detector específico. O uso de gás especial e equipamentos ideais na realização da cromatografia gasosa melhoram sensivelmente a precisão dos resultados analíticos.
Um gás de arraste é utilizado para transportar a amostra através da coluna da cromatografia gasosa. Impurezas críticas no gás de arraste, como a água e oxigênio, podem interagir com a fase estacionária e causar problemas significativos como alto ruído na linha de base e sangramento de coluna no cromatograma de gás resultante, o que reduz a sensibilidade do analisador e diminui a vida útil da coluna.
Dependendo da técnica, gases adicionais são, às vezes, necessários, tal como um gás auxiliar, que é usado na saída da coluna para aumentar o fluxo de gas para o detector. Misturas de calibração também são usadas para a calibração de muitos analisadores.
FONTE: https://www.airproducts.com.br/Industries/Analytical-Laboratories/analytical-lab-applications/product-list/gas-chromatography-gc-analytical-laboratories.aspx?itemId=E04BB35D53DE44E8B751BA27B577AC43