SóProvas


ID
3446560
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considere o caso a seguir para responder à questão.


    Lucimara, 5 anos de idade, com diagnóstico de paralisia cerebral espástica diparética, senta-se com retroversão da pelve, flexão da coluna lombar e aumento da cifose torácica, não realiza a postura semiajoelhada para atingir a bipedestação, deambula com dispositivo de apoio na comunidade, apresentando flexão de quadril, joelho, adução de quadril e pé em equino.

De acordo com a descrição do quadro de Lucimara, o GMFCS (Sistema de Classificação da Função Motora Grossa) dela é

Alternativas
Comentários
  • níveis do GMSCS

    1º - conseguem deambular e subir escadas sem apoio, tanto em casa quanto na comunidade. Velocidade, coordenação e equilíbrio comprometidos.

    2º habilidade mínima para corre ou pular. Caminham e sobem escadas. Podem precisar de assistência em ambientes externos ou irregulares.Podem utilizar dispositivos ou cadeira de rodas para grandes distancias.

    3º Andam utilizando dispositivo de mobilidade manual. Precisam de auxilio para subir escadas. Usam cadeiras de rodas para longas distancias.

    4º é necessário assistência física ou motorizada para a locomoção na maioria dos ambientes. em ambientes externos como a escola é preciso cadeira de rodas manual ou motorizada para transporte.

    5º Precisam de cadeira de rodas manual para se locomover em todos os lugares. Dificuldade para manter posturas anti-gravitacionais de cabeça e tronco. Não controla movimentos de braços e pernas.

  • CARACTERÍSTICAS GERAIS PARA CADA NÍVEL

    NÍVEL I – Anda sem limitações

    NÍVEL II – Anda com limitações

    NÍVEL III – Anda utilizando um dispositivo manual de mobilidade

    NÍVEL IV – Auto-mobilidade com limitações; pode utilizar mobilidade motorizada.

    NÍVEL V – Transportado em uma cadeira de rodas manual.