SóProvas


ID
3446662
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família, o coeficiente de mortalidade infantil se manteve estável nos últimos cinco anos, porém, nos últimos três anos o coeficiente de mortalidade perinatal aumentou em relação aos demais componentes do indicador.


A partir da análise desses indicadores, o planejamento em saúde para os próximos períodos deve dar ênfase

Alternativas
Comentários
  • Coeficiente de mortalidade perinatal: Número de óbitos fetais a partir de 22 semanas completas de gestação (154 dias) acrescido dos óbitos ocorridos até o 7º dia completo de vida, por mil nascimentos totais (óbitos fetais mais nascidos vivos), em determinado período, no espaço geográfico considerado.

    Fonte: DataSUS

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Unidade de Saúde da Família.

    Levando em consideração que o coeficiente de mortalidade perinatal aumentou nos últimos três anos, é importante traçar estratégias no planejamento em saúde para os próximos períodos dando ênfase ao pré-natal, à assistência ao parto e neonatal (letra D), e assim garantir que as mulheres não tenham problemas que poderiam ter sido evitados.



    A) Incorreto. O planejamento com ênfase ao aleitamento materno melhora a saúde dos recém nascidos e reduz a mortalidade infantil. 

    B) Incorreto. O planejamento com ênfase às condições de higiene domiciliares reduz a mortalidade por doenças transmissíveis.

    C) Incorreto. O planejamento com ênfase ao controle de doenças imunopreveníveis garante a redução da mortalidade por essas doenças.

    D) Correto.

    E) Incorreto. O planejamento com ênfase ao programa de saúde integral da criança melhora a saúde dos recém nascidos e reduz a mortalidade infantil. 



    Resposta do Professor:  D.