SóProvas


ID
3449047
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre as características do acervo documental de um arquivo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ACERVO

    Totalidade dos documentos sob custódia de um arquivo. 

    ACERVO. “Totalidade dos documentos conservados num arquivo (2).” (CAMARGO & BELLOTTO, Dicionário... 1996.)

    ACERVO. “Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora.” (ARQUIVO NACIONAL, Dicionário..., 2005.) 

    DTBA.

  • Para entender o erro da alternativa A:

     As relações entre os documentos, e entre eles e as transações das quais são resultantes, estabelecem o axioma de que um único documento não pode se constituir em testemunho suficiente do curso de fatos e atos passados: os documentos são interdependentes no que toca a seu significado e sua capacidade comprobatória. Em outras palavras, os documentos estão ligados entre si por um elo que é criado no momento em que são produzidos ou recebidos, que é determinado pela razão de sua produção e que é necessário à sua própria existência, à sua capacidade de cumprir seu objetivo, ao seu significado, confiabilidade e autenticidade. Na verdade, os registros documentais são um conjunto indivisível de relações intelectuais permanentes tanto quanto de documentos.  

    [Luciana Duranti. Registros documentais contemporâneos como provas de ação]

  • "1.1. O Arquivo

    · possui documentos acumulados organicamente, no decorrer das funções desempenhadas por entidades ou pessoas, independentemente da natureza ou do suporte da informação; portanto, provenientes de uma única fonte geradora (a entidade/ pessoa acumuladora);

    · é um órgão receptor, ou seja, os documentos chegam a ele por passagem natural e obrigatória;

    · é constituído por documentos seriados² e, ao mesmo tempo, únicos³; a totalidade desse conjunto, que espelha a trajetória da entidade ou pessoa que o gerou, é indivisível porque somente dentro desse conjunto cada documento adquire seu pleno significado;

    · tem finalidades administrativas, jurídicas e sociais, podendo ser também científicas e culturais;

    · tem sua organização baseada na trajetória específica de cada entidade ou pessoa, exigindo conhecimento da relação entre os documentos e da estrutura e funções da entidade ou pessoa;

    · referencia conjuntos de documentos.

    ² Para cumprir as mesmas funções são elaborados os mesmos tipos de documentos.

    ³ Você poderá produzir 2000 certificados de conclusão de curso, mas cada um deles, com seus dados específicos, será único."

    TESSITORE, Viviane. Como implantar centros de documentação. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2003, volume 9. (Projeto como fazer).

    Gabarito: Letra B

  • As alternativas trazem diversas características dos arquivos que devem ser analisadas a partir do seu conceito mais amplo. 

    a) Os arquivos são conjuntos indivisíveis e não divisíveis, como afirma a questão. Além disso, seu significado é entendido a partir do conjunto documental, e não do documento de forma individual. Errada.

    b) É um conceito diferente do que as questões costumam abordar, mas está correto. Repare nos seguintes termos: acumulados, receptor, natural, documentos seriados e únicos. Certa.

    c) Os documentos de arquivo não são reunidos artificialmente, e sim naturalmente, no decorrer das atividades orgânicas da instituição. Errada.

    d) Essas são as características dos documentos museológicos. Errada.

    e) Essas são as características dos documentos de biblioteca. Errada.

    Gabarito do Professor: B