- 
                                
GABARITO: LETRA D
 
Arquivos permanentes: São aqueles que guardam os documentos que, já tendo cumprido sua função administrativa, agora são conservados pelo valor histórico para a instituição.
 
 “Arquivo de terceira idade ou permanente, constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução. Estes são os arquivos propriamente ditos, pois ali os documentos são arquivados de forma definitiva”. São classificados como permanentes os documentos : – que revelam a origem e a constituição da instituição; – que mostram como a instituição funcionou ao longo do tempo; – normas e regulamentos; – demais documentos que se caracterizem como históricos para a instituição"
 
APOSTILA GRAN CURSOS.
                             
                        
                            - 
                                
GABARITO: LETRA D
CAPÍTULO II
DOS ARQUIVOS PÚBLICOS
	Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
	§ 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.
	§ 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
	§ 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
FONTE: LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.
                             
                        
                            - 
                                
A questão elenca as características do ciclo vital dos documentos - arquivos correntes, intermediários e permanentes - e pede que se identifique qual alternativa contem características corretas. 
a) Os documentos correntes não possuem valor secundário, e sim primário. A consulta não é periódica, e sim frequente. Errada.
b) O uso nos arquivos intermediários não é frequente, e sim esporádico. Errada.
c) Arquivos de Segurança armazenam documentos originais. Errada.
d) Sim, nos arquivos permanentes, a guarda é definitiva, e os documentos são compostos de características históricas, culturais, probatórias ou informativas, ou seja, de valor secundário. Certa.
e) Os documentos históricos possuem valor secundário, e não primário, conforme afirma a questão. Errada.
Gabarito do Professor: D
                             
                        
                            - 
                                
Gabarito: D
 
§ 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
                             
                        
                            - 
                                
ARQUIVO DE SEGURANÇA:  Conjunto de cópias arquivadas em local diverso daquele dos respectivos originais para garantir a integridade da informação. 
Não vejo erro na alternativa C também. 
Acredito que está errada por não ser a teoria das três idades (corrente, intermediária e permanente), porque o conceito está correto. 
Gabarito ( D )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.