-
GABARITO: LETRA A
“A teoria das três idades, ou o ciclo de vida dos documentos (administrativos), ou os estágios de evolução dos arquivos” – a nomenclatura muda, mas o tema é um só. São 3 as idades, ou 3 os ciclos, ou 3 os estágios: corrente, intermediário e permanente (assim definidos em 1973, por Jean-Jacques Valette).
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Analisando o que a questão quer, temos:
1. As fases às quais a questão se refere são: arquivo corrente, intermediário e permanente.
2. A movimentação (passagem) são chamados de transferência e recolhimento.
3. O instrumento, por sua vez, chama-se Tabela de Temporalidade.
a) A movimentação (2) que o instrumento (3) define através das fases (1) é chamada de ciclo vital dos documentos de arquivo. Certa.
b) O sistema de registro é uma estruturação esquematizada, que pode ser manual ou informatizada, que busca inserir as informações dos documentos nesse sistema, a fim de que a sua movimentação possa ser controlada. Errada.
c) A Política Nacional de Arquivos envolve ações que definem a gestão de documentos em âmbito nacional. Errada.
d) O valor administrativo é encontrado nos arquivos correntes e faz parte do valor primário. Errada.
d) A digitalização é uma reprodução de uma imagem em formato digital. Errada.
Gabarito do Professor: A
-
Como nosso colega Tony Montana citou “A teoria das três idades, ou o ciclo de vida dos documentos , ou os estágios de evolução dos arquivos” – a nomenclatura muda, mas o tema é um só.....
(outra questão que cobrou essas nomenclaturas)
PREFEITURA DE SOROCABA - Técnico de Controle Administrativo - 2019
Há diversas formas para se classificar um documento. A classificação de documentos em corrente, intermediária e permanente é conhecida como
Gabarito: Estágio de evolução documental.
Gabarito ( A )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
-
Gabarito: A
O ciclo vital dos documentos é definido como uma “[...] sucessão de fases por que passam os documentos (corrente, intermediária, permanente), desde o momento em que são produzidos até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente)”
-
Composto por fases (corrente, intermediário, permanente), tem a passagem dos documentos de uma fase para outra (transferência na 1° e 2° fase, recolhimento na 3° Obs: Não confundir com valor primário e secundário) determinada por instrumento arquivístico que estabelece a permanência em cada fase e a destinação final (tabela de temporalidade). Trata-se do ciclo vital dos documentos.
gabarito A