SóProvas


ID
3449080
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Controle eficiente e sistemático da produção, recebimento, manutenção, uso e destinação de documentos, incluindo processos para captura, manutenção de provas e informações sobre atividades e transações. Trata-se da definição de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS:

    Área da gestão responsável pelo controle eficiente e sistemático da produção, recebimento, manutenção, uso e destinação de documentos de arquivo, incluindo processos para captura e manutenção de provas e informações sobre atividades e transações de negócio na forma de documentos de arquivo.

    FONTE:  Maria Rosângela da Cunha

  • Definição apresentada pela norma ISO 15.489-1

    Campo da gestão responsável pelo controle eficiente e sistemático da produção, recepção, manutenção, uso e eliminação de documentos, incluindo os processos de captação e manutenção de provas e informações sobre as atividades de negócios e transações em forma de documentos.

    Gabarito: alternativa e (gestão de documentos de arquivo)

  • A questão trabalha com diversos conceitos que não são técnicos, mas que podem sim ser inseridos no processo de gestão de documentos. Entretanto, somente uma alternativa condiz com a definição trazida pelo enunciado. 
    a) Esse não é um termo técnico arquivístico, mas fazendo uma interpretação contextual, podemos tratar esse termo como sendo a estruturação das atividades arquivísticas nas instituições, mas há várias interpretações possíveis. Errada.
    b) É a ação de disponibilizar as informações orgânicas aos interessados. Errada.

    c) Inventário é um instrumento de pesquisa criado no âmbito dos arquivos permanentes. Errada.

    d) Gestão de Documentos Eletrônicos é o gerenciamento de documentos eletrônico por meio de técnicas arquivística. Errada.

    e) Gestão de Documentos de Arquivo é um "conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."

    Esse conceito foi retirado do art. 3º da Lei nº 8.159/91 e é o conceito mais utilizado pela teoria arquivística e que mais cai em prova. A questão trouxe um conceito semanticamente diferente, mas que quer dizer a mesma coisa: gestão de documentos orgânicos a partir de fases específicas. Certa.

    Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. 

    Gabarito do Professor: E