SóProvas


ID
3451618
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Rackete está em regime domiciliar e foi acusada formalmente de “violência contra navio oficial” – crime passível de penas de até 10 anos de prisão – por ter espremido um barco da Guarda de Finanças em um cais ao entrar no porto.

                                                     

      (Terra. https://bit.ly/2M2fhkz. Publicado em 29/06/2019)


Sobre a capitã alemã Carola Rackete, que esteve detida na Itália, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gab C

    Carola Rackete, a alemã que comanda a embarcação 'Sea-Watch 3', dedicada a salvar migrantes no Mediterrâneo, foi presa após atracar na ilha de Lampedusa(Itália).

  • Grandes crises por todo o mundo são constantemente abordadas tanto em suas causas, consequências e relações quanto em seus acontecimentos de maior repercussão momentânea. No caso da crise migratória no sul da Europa não foi diferente e o episódio na Itália foi um de vários envolvendo autoridades locais de outras áreas e imigrantes provenientes de norte da África. O enunciado exige conhecer as ações da referida capitã. 

    Análise das alternativas:

    A) Não se envolveu em acidente naval.

    B) Extradição é para crimes cometidos no país natal do criminoso que é localizado em outro país. Não é o caso e nem seria se fosse de fato o ocorrido na alternativa. 

    C) O governo conservador da época posicionou-se formalmente contra a imigração proveniente do mar mediterrâneo e a atividade da capitã que resgatou imigrantes em alto mar os alojou em seu navio e os desembarcou em porto italiano foi considerada a motivação por trás de sua acusação de "violência contra navio oficial" . ALTERNATIVA CORRETA.

    D) Alternativa possível "pegadinha" que induz ao erro já que utiliza fragmentos de noticias reais criando outra narrativa. A capitã da embarcação do texto atracou em Lampedusa com os imigrantes e o protesto com faixa foi a favor de sua libertação por outra embarcação em Nápoles. 

    E) A referida capitã é a favor da imigração e não contrária a ela. 

    Considerações finais:

    Graves crises devem ser acompanhadas desde seu surgimento no noticiário até seu esgotamento por resolução ou por falta repercussão. Nesse caso é importante conhecer o problema em sua estrutura como os fatores que levam a migração e as origens desses migrantes assim como acontecimentos que ilustram a crise como o da capitã ou as terríveis imagens de pessoas afogadas nas costas do mediterrâneo europeu. Atualmente com o cenário da pandemia de COVID 19 diversos países fecharam suas fronteiras o que terá efeitos indeterminados sobre os fluxos migratórios contemporâneos.  

    GABARITO: C.