SóProvas


ID
3451918
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tirar marcação de leitura do WhatsApp pode

indicar traços de manipulação

Por Luciano Cazz


    Aquele que responde sua mensagem no aplicativo com um “não posso falar agora”, provavelmente, é mais confiável do que quem finge que não viu.
       Evidentemente, nem toda pessoa que opta por, nas configurações do WhatsApp, não deixar aparecerem os dois pontinhos azuis, indicadores de que a mensagem foi visualizada, é manipuladora, porém, obviamente, nenhuma delas quer que você saiba quando seu texto foi lido e algumas tiram, inclusive, até o horário da última conferida no aplicativo e se isentam completamente da responsabilidade do diálogo. E isso é uma questão de fato.
     Algumas pessoas fazem isso por motivos banais como, por exemplo, preocupação em não deixar você chateado, quando não lhe der uma resposta imediata. Então, disfarça que não leu e mais tarde lhe responde com alegria, sem que você pense que é desatenção ou falta de consideração. Chega a ser até um cuidado com os seus sentimentos. A pessoa ainda pode, simplesmente, estar ocupada, cansada ou até sem vontade de teclar naquele momento. Para evitar o desgaste do assunto, ela simplesmente faz de conta que não viu sua mensagem.
      Por outro lado, existe quem se dá o trabalho de bloquear a indicação de visualização de uma mensagem para realmente se esconder. E se uma pessoa não quer ter os passos vistos por um amigo, alguma razão deve ter. E, independentemente de quais sejam os motivos, a intenção é claramente espiar suas mensagens sem ser detectada, e isso quer dizer muito sobre ela. Claro que isso não define falta de caráter, entretanto, pode ser o traço de uma pessoa extremamente manipuladora, que mente e joga com você o tempo todo. Seja por um prazo, compromisso ou até em relação a um sentimento. Para algumas dessas pessoas é mais esperto ou conveniente dizer “Não vi” do que encarar os fatos.
    Pois é certo que pessoas de personalidade reta não têm problema em mandar um “estou ocupado”. Ou responder mais tarde explicando a situação. Pessoas seguras de si são o que são e não devem nada a ninguém, muito menos explicações sobre o último horário que visualizaram suas próprias mensagens do WhatsApp. Quem é transparente responde na hora que quiser sem precisar se esconder em uma opção de privacidade do aplicativo que vela o que de fato acontece. Mostrar os dois tracinhos azuis é comportamento de quem assume seus atos, suas decisões, seus erros e que, simplesmente, não está a fim de falar, o que é de todo seu direito, uma vez que ninguém é obrigado a nada.


Texto adaptado de: https://www.revistapazes.com/tirar-marcacao-detracos-de-manipulacao/. Acesso em: 01 de out. de 2018.

O texto pode ser considerado um Artigo de opinião por apresentar

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? modalizadores argumentativos, como ?obviamente?, e interlocução com os possíveis leitores (=marcas de um texto dissertativo-argumentativo, trata-se de um artigo de opinião, o autor expõe seu posicionamento e procura defendê-lo ao longo do texto).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

     

  • LETRA C

    O autor do texto é louco.

  • Letra C

    Advérbios como Provavelmente, evidentemente e obviamente, marcam a interlocução com os leitores.

  • Ah, pronto! Problematizaram o zapzap. O autor estava com tempo sobrando.

  • LETRA C

    1. O que é artigo de opinião?

    O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome.

    A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

    Geralmente os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornais ou revistas - e abordam temas da atualidade.

    1. As características do artigo de opinião

    • Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
    • Uso da argumentação e persuasão;
    • Geralmente são assinados pelo autor;
    • Produções veiculadas nos meios de comunicação;
    • Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;
    • Abordam temas da atualidade;
    • Possuem títulos polêmicos e provocativos;
    • Contém verbos no presente e no imperativo.

    1. A estrutura do artigo de opinião

    Geralmente os artigos de opinião seguem o padrão da estrutura dos textos dissertativos-argumentativos:

    Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo;

    Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados;

    Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.

    https://www.todamateria.com.br/artigo-de-opiniao/

  • CORRETO, modalizadores argumentativos, como “obviamente”, e interlocução com os possíveis leitores.

    Modalizadores argumentativos: "provavelmente, é mais confiável"; "porém, obviamente, nenhuma delas quer que você saiba". O autor se posiciona a partir de advérbios e adjetivações, esses são marcas constantes na defesa de um posicionamento.

    Interlocução com os possíveis leitores: "porém, obviamente, nenhuma delas quer que você saiba "; "que mente e joga com você o tempo todo"

    . A partir de pronomes com "você" o autor "chama" o autor para o texto.