-
A estrutura organizacional se refere ao modo como o trabalho é distribuído, agrupado e coordenado. A estrutura dependerá dos objetivos da organização. Entre os elementos que compõem a estrutura organizacional, está a amplitude de controle que se refere ao número de funcionários que um gestor consegue dirigir com eficiência e a cadeia de comando que se refere à linha única de autoridade, que vai do mais alto ao mais baixo escalão na hierarquia de uma empresa.
Gab.: Letra D
-
GABARITO: LETRA D
COMPLEMENTANDO:
Para Robbins (2002, p. 401) existem seis elementos básicos a serem focados pelos administradores quando projetam a estrutura de suas organizações. São eles a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, a centralização e descentralização e a formalização.
-
Aleluia uma questãozinha bacana pra levantar o astral, minha amiga AOCP.
-
São 6 elementos: (estão representados no organograma)
Especialização do trabalho → dividir as atividades em tarefas separadas
Departamentalização → é a base para o agrupamento de tarefas
Cadeia de comando → indica quem os indivíduos devem se reportar***
Amplitude de controle → quantas pessoas cada executivo pode dirigir***
Centralização e Descentralização → onde fica a autoridade no processo decisório
Formalização → que ponto existirá regas e regulamentos
-
li "número de funcionários" já associei a amplitude
-
Gab. D
Fugindo do tema da questão, mas a respeito de um assunto importante que é a reforma administrativa, uma breve análise técnica, sem levar para o lado político. Vejam alguns pontos importantes da PEC 32:
1- Estabilidade somente para as carreiras de Estado, uma lei complementar definirá quais serão as carreiras de Estado.
2- Carreiras com vínculo indeterminado: segundo a PEC 32 os servidores destas careiras não poderão perder o cargo por motivação político-partidária, mas poderá ser declarada a perda do cargo se este for considerado como desnecessário.
3- Haverá um vínculo de experiência (treinee) por no lugar do estágio probatório, após o vínculo de experiência de no mínimo 1 ano ( p/ as carreiras de Estado o mínimo será de 2 anos). No final do vínculo de experiência, apenas os candidatos com os melhores desempenho serão empossados no cargo público, os demais serão dispensados.
4- Está sendo proposta a inclusão do artigo 37-A no texto constitucional. Tal artigo abre margem às terceirizações de diversas atividades. As carreiras de Estado não poderão ser terceirizadas. Consequentemente haverá menos vagas de concursos.
5- Extinção de órgãos por decerto. Segundo a PEC 32, instituições como IBAMA, FUNAI, ICM-BIO, FUNAI, IBGE, INPE e Agências Reguladoras poderão ser extintas por uma "canetada", conforme possíveis alterações no artigo 84 da CF.
Leia a PEC-32 (proposta de reforma) e confirmem.
Mandem mensagens aos parlamentares de seus Estados
Participem da enquete no site da Câmara: forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083/resultado
-
No Gabarito do concurso eles deram a certa como C. Totalmente inaceitável
-
A questão quer que completemos as lacunas com os elementos corretos da estrutura organizacional.
A estrutura organizacional formal conta com pelo menos seis elementos. São eles:
- Formalização: Refere-se ao conjunto de regras e procedimentos da organização.
- Amplitude administrativa: Número de subordinados sob a responsabilidade de um gestor. Também chamado de controle administrativo.
- Centralização ou descentralização: Definição do “lugar” em que a decisão será tomada na empresa. Será somente feita pela alta administração? É centralizada. Será realizada também nos níveis hierárquicos mais baixos? Será descentralizada. Cada uma terá suas vantagens e desvantagens.
- Especialização do trabalho: refere-se à padronização e a divisão das tarefas.
- Cadeia de comando: Tem relação com princípio escalar (especialização vertical). É a linha de autoridade de vai do topo da organização até a sua base.
- Departamentalização: agrupamento de acordo com critérios específicos de homogeneidade das atividades. Especialização horizontal.
A partir disso, vemos que completam corretamente as lacunas os elementos: amplitude de controle e cadeia de comando.
Portanto, a única resposta possível é a letra "d".
Fonte: MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019
GABARITO : LETRA D